Siga-nos nas redes sociais

Festival de Cultura, ESG e Sustentabilidade

 

A cultura é a condutora de valores de uma sociedade e constrói sua identidade. Sem a cultura, a transformação social para o caminho do desenvolvimento sustentável fica mais longo, mais árduo e provavelmente impossível de ser trilhado. O Festival de Cultura, ESG e Sustentabilidade, que acontece dia 11 de novembro (sábado), apresentará 3 (três) painéis sobre as conexões entre Cultura, ESG e Sustentabilidade, com profissionais de diferentes áreas, mas com algo em comum.

O festival foi pensado para mostrar os diferentes impactos que a cultura produz sobre os negócios, sobre as pessoas e sobre toda a sociedade, misturando atividades do moderno mundo digital, com oficinas de ativismo para promover influências positivas nas redes sociais, do tradicional palco das artes, com uma oficina de teatro em que a sustentabilidade entrará em cena para ser aplaudida, do universo lúdico e criativo do artesanato, com oficinas que usarão a imaginação para criar brinquedos com materiais reciclados e com um espaço destinado ao aperfeiçoamento profissional e pessoal, com um seminário reunindo líderes de empresas para debater cultura, ESG e sustentabilidade. A programação inclui, ainda, uma Feira de Economia Criativa e Sustentável – Para empreendedores e negócios com soluções relacionadas à cultura, tecnologia, criatividade e sustentabilidade.

Há atividades para todas as idades, para pessoas que desejam ser agentes de transformação cultural e de promoção do empreendedorismo criativo e de causas sociais.

 

SEMINÁRIO

Painel 1 – 11h às 12h45

Cultura para ESG – como engajar empresas e a sociedade para a sustentabilidade? 

Convidados:

Elizabeth Shie – Gerente Sênior de Sustentabilidade na Novelis

Roberto Véras – Diretor de Sustentabilidade na ComBio Energia

Dudu Catador – Membro Fundador da Coopamare

Marcus Nakagawa – Presidente da ABRAPS

Moderador: Ricardo Oiliani

Como as empresas podem colaborar para engajar pessoas, sejam colaboradores, consumidores e os mais diferentes stakeholders, no desenvolvimento de um modelo de vida mais sustentável?

 

Painel 2 – 14h às 16h

Cultura e ESG circulante e residente – como impactar positivamente pessoas que visitam ou ocupam nossos espaços?

Convidados:

Caio Guerreiro Granja – Coord. de Qualidade e Sustentabilidade na Even

Marcella Arruda – Presidente do Instituto A cidade precisa de você

Elaine Imperatriz Vieira – Superintendente Executiva da Unibes Cultural

João Dias – Gerente de Sustentabilidade da Accor

Moderador: Márcio Mendes

Como organizações podem colaborar para transferir conhecimento e engajar pessoas que visitam ou moram em espaços que gerenciam.

 

Painel 3 – 16h às 18h

Cultura e ESG na era digital – como engajar nossas redes para transformar o mundo para melhor

Convidados:

Gregório de Andrade Ramon – Ideologia Coletiva

Viviane Noda – Especialista em Comunicação Ambiental e Negócios Sociais

Gabriel Ferri Marques – CEO do Planeta Pós-Pandemia

Mediador: Marcus Nakagawa

Fatos e fakes de usar redes sociais para criar engajamento para o desenvolvimento sustentável.

 

11h às 18h

Oficina de Teatro, com Marta Moreno

Baseada no livro “101 Dias com Ações mais Sustentáveis para Mudar o Mundo”, de Marcus Nakagawa.

Prepare-se para uma jornada teatral envolvente, em que a criatividade encontra a sustentabilidade para criar cenas que inspiram um futuro mais sustentável e consciente. Os participantes serão convidados a mergulhar no mundo do teatro enquanto exploram questões cruciais de sustentabilidade e ESG (Ambiental, Social e de Governança).

Baseada em jogos teatrais, a Oficina buscará desenvolver a expressividade inata dos participantes, mesclando autoconhecimento da própria voz, corpo e incentivando a confiança. A partir dos temas propostos no livro “101 Dias com Ações mais Sustentáveis para Mudar o Mundo”, serão criadas cenas, improvisos, músicas, e o que mais a imaginação permitir. Um dia dedicado à criatividade, expressão e reflexão sobre o nosso papel na construção de um futuro mais sustentável.

Marta Moreno é atriz, diretora e arte-educadora. Formou-se em Direção Teatral (SP Escola de Teatro) e possui mais de 20 anos de experiência no teatro. Dirigiu 17 projetos cênicos e atuou em 14 peças teatrais, com destaque para “A Guerra de Stephen”, com direção de Ronaldo Ventura. Recebeu o Prêmio de Melhor Atriz pela Mostra de Artes de Diadema, e criou o curso “Teatro do Autoconhecimento”, que já formou turmas no Brasil e na Holanda. É arte-educadora desde 2010, ministrando aulas de teatro para todas as idades em projetos da rede Sesc, em instituições culturais e escolas.

*40 vagas abertas ao público adulto.

**Haverá 1 hora de pausa para o almoço e apresentação final aberta ao público às 17h30.

 

10h30 às 12h30 e 15h às 17h

Oficina de Reutilização de Sucatas, com Thiago Paiva

Construindo brinquedos, marionetes ou instrumentos com reutilização de sucatas

A arte da reutilização é uma arte ecológica, que recicla e transforma “sucatas” em utensílios domésticos, objetos decorativos, brinquedos, instrumentos musicais, bonecos e cenários para espetáculos de teatro. Usando a criatividade, abre-se uma nova e ótima oportunidade para criar, coordenar, aprender e relaxar. A oficina contará com facilitadores capacitados para orientar os participantes em suas criações.

Thiago Paiva é bonequeiro, cenógrafo e ator. Desde 1998 trabalha transformando sucatas em cenários, bonecos e objetos de arte, utilizando a criatividade para transformar o “lixo” em arte. Utiliza a arte teatral e as oficinas para fomentar a importância da conscientização da sociedade sobre este tema tão urgente e importante, contribuindo para um comportamento Sustentável Consciente.

*A partir de 10 anos

**20 vagas por horário

 

12h às 18h

Feira de Economia Criativa e Sustentável – Para empreendedores e negócios com soluções relacionadas à cultura, tecnologia, criatividade e sustentabilidade

 

PARCEIRO: MKT Sustentável

 

 

Este evento foi finalizado!

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - EXPOSIÇÕES
24 de maio às 19:45
SHOW “PRIMEIRO CÉU” POR YAMAN TRIO
26 de maio às 11:00
LANÇAMENTO DO LIVRO “INGRID, A FLHA DO COMANDANTE”
6 de junho às 20:00
LANÇAMENTO “OS DIÁRIOS DE VIAGEM DE ALBERT EINSTEIN: AMÉRICA DO SUL, 1925
8 de junho às 10:00
OFICINA DE VOGUE
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design