SOBRE NÓS

Ao convergir, conectar e fomentar a cultura e diferentes conhecimentos, a Unibes Cultural se tornou um hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo. Assim, a Instituição assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A estratégia não é criar uma nova agenda para São Paulo, mas potencializar o que já é feito por meio de eventos, encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.

 

A Unibes Cultural iniciou as atividades em agosto de 2015, com a ampliação
vocacional da Unibes, com a proposta para a cidade de São Paulo em pensar a
cultura como vetor de desenvolvimento social, assim como a educação, a saúde, a
geração de renda e as outras atividades exercidas pela Instituição há mais de 105
anos.

Ela atua como um dos três pilares da Unibes (Unibes Social, Unibes Bazar e Unibes
Cultural), em uma cooperação fundamental para o fortalecimento das ações que
movem a Instituição em seu trabalho de promoção do bem-estar social e,
principalmente, no desenvolvimento da autonomia de milhares de pessoas em
todas as fases da vida.

2023

A Unibes Cultural tem o prazer de te convidar para conhecer nosso plano de trabalho para 2023. Enquanto hub de economia criativa e de empreendedorismo social, esse ano nossa atuação terá como foco a promoção de programação cultural plural e acessível nas áreas de artes visuais, literatura, audiovisual, música, artes cênicas, design e arquitetura.

Ofertadas gratuitamente ao público, a programação visa aprimorar conhecimentos para profissionais, bem como promover formas inovadoras de atuar e pensar para o público em geral. Além disso, a programação objetiva colaborar para o desenvolvimento da autonomia dos participantes, seja do ponto de vista econômico, seja enquanto indivíduos capazes de compreender de maneira crítica a sociedade e qual seu papel dentro dela.
No ano de 2023, pensando no tema Acesso à Cultura, a Unibes Cultural busca estar em consonância com uma programação cultural inclusiva, produzindo e difundindo ações com diferentes públicos, além do público geral, destacando a diversidade étnico-racial, gênero, acessibilidade PCD´s, longevos, entre outros. Tudo isso com foco nos debates das atividades e estabelecendo um diálogo inovador para todos.

Finalizamos lembrando que a programação intensifica sua proposta de refletir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e os setores da economia criativa, que têm o empreendedorismo e a inovação como eixos transversais e estimulam projetos que resultam na sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Siga conosco, conheça mais sobre nossa história, nosso propósito e como você pode fazer parte de tudo isso.