AULA-SHOW AMAZÔNIA: DO CARIMBÓ À CÚMBIA COLOMBIANA

 

No dia 21 de julho de 2024, acontece a aula-show Amazônia – do Carimbó à Cúmbia Colombiana, conduzida por Kelly Santos e os bailarinos Alexandre Filho Dinho, Daniela Santos e Thiago Ferreira. Juntos, eles farão um breve mergulho no rico universo, ainda pouco explorado, de ritmos e danças que carregam em seu DNA influências indígenas e africanas, de uma África que primeiro se reinventou no Caribe e depois aportou na Amazônia.

A atividade tem como inspiração a visão de Lélia Gonzalez (1935-1994), uma das precursoras do feminismo negro no Brasil, sobre a América Negra, e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho. A data foi instituída em 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana.

Dividido em duas partes, primeiro acontece o show das bailarinas e bailarinos, ao som do Carimbó e Siriá, do Pará, e da Cúmbia Campesina, da Colômbia. Na sequência, o público será convidado a juntar-se aos professores para vivenciar danças afrodiaspóricas que têm a saia como extensão do corpo. E quanto mais rodada melhor!

Direção artística: Kelly Santos

Classificação indicativa: Livre

Gratuito

 

Artistas:

Kelly Santos é artista da dança e do audiovisual, e coordenadora do Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras. É integrante do grupo de cultura tradicional Tambô de Criôla de São Benedito Juçaral dos Pretos. Compôs o elenco dos grupos artísticos Batakerê, Cangarussu, Cia Lelê de Oyá e Cia Brasílica. Atua também nas áreas de direção artística, direção coreográfica e dramaturgia. Lecionou em várias instituições, entre elas, na FMU, na São Paulo Escola de Dança e nas Oficinas Culturais do Governo do Estado de SP, na rede SESC-SP e no Piá – Programa de Iniciação Artística da Prefeitura de SP, onde foi coordenadora. Apresentou-se em vários lugares, entre eles, o Theatro Municipal de SP e o XXXVIII Festival de Tambores e Expressões Culturais de Palenque, na Colômbia, em 2023.

 

Alexandre Filho Dinho tem uma extensa experiência com danças e performances advindas dos saberes afrodiaspóricos. Já compôs a Comissão de Frente de várias Escolas de Samba, sendo o destaque do carnaval de São Paulo, em 2022, personificando EXU no desfile da Águia de Ouro. Integra a Cia de Arte e Dança Negra, Oju Orun e já participou do Bloco Afro Ilu Inã, da Cia Lelê de Oyá, do Grupo Cangarussu e da Cia Jamburana. Fez parte do elenco de vários musicais, entre eles, Odara – Tradição, Cultura e Costumes de um Povo e Máfrika, o musical – a criação humana, que se apresentou no teatro da Unibes Cultural, em 2019.

 

Daniela Santos é mulher preta, integrante do Coletivo Amazonizando e do Grupo Cangarussu. Está cursando Dança na Etec de Artes e há 7 anos se dedica aos estudos das danças oriundas da cultura popular e às Danças dos Orixás. Foi integrante do Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras, em que participou da videodança Encruzidança, em 2018.

 

Thiago Ferreira é bailarino, integrante do Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras, onde participou da videodança Encruzidança, em 2018. Foi dançarino do Balé Afro Órun Àiyé e da Cia Lelê de Oyá. É produtor executivo, pesquisador cultural, dançarino e cantor do Núcleo Filhos da Terra, desde 2018, com o qual excursionou com o espetáculo Jurema – Uma lenda, Um musical”, de Cleiton Costa; foi produtor executivo da videodança A-MAR, e atualmente está circulando com o espetáculo Re-Existência: uma performance de música, dança e poesia, sob sua direção. Por fim, foi condecorado com a medalha do Zumbi dos Palmares, em cerimônia solene na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em reconhecimento ao trabalho artístico-cultural que realiza dentro e fora da cidade de Mogi das Cruzes.

 

 

Para aproveitar e aprender

O pilar Expressões Culturais foi criado para fomentar e divulgar artistas de todos os segmentos, apoiando a economia criativa e promovendo a pluralidade de linguagens, de culturas e o intercâmbio de ideias.

Programação

  • 21 de julho de 2024
    15h00 às 17h00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO RETRATOS REVELADOS

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

em 05 de junho, 12 de junho, 26 de junho

confira as sessões

DANÇA CIRCULAR: MOVIMENTO E CONEXÃO COM MARIA ANGELA FERNANDEZ

de 21 de junho à 22 de junho

confira as sessões

OFICINA VÍDEOS POÉTICOS COM JAMIL KUBRUK

21 de junho às 16h00

CONCERTO MUSICAL CORAL JOVEM DO ESTADO DE SÃO PAULO

26 de junho às 19h00

“710 Sur: Rojo” sobre os ataques do Hamas em Israel

26 de junho às 19h30

PALESTRA QUEM ESCREVEU A BÍBLIA COM FLAVIA VIRGINIA

28 de junho às 20h00

ENSAIO SOBRE A TRAPAÇA

29 de junho às 15h00

FOTROCA COM KLAUS MITTELDORF

03 de julho às 19h30

PALESTRA “O QUE AS MULHERES DA BÍBLIA NOS ENSINAM” COM FLAVIA VIRGINIA

04 de julho às 20h00

SARAU LÁ DE CASA

10 de julho às 19h30

PALESTRA “A BÍBLIA QUE JESUS LIA” COM FLAVIA VIRGINIA

12 de julho às 11h00

OFICINA - MINICHEFS DE CUPCAKE

13 de julho às 10h30

OFICINA EMPREENDEDORISMO CRIATIVO: ESCRITA DE PROJETOS CULTURAIS COM AMANDA ALVES PRADO

03 de agosto às 15h00

BATE-PAPO SOBRE O LIVRO TINHA UM TSUNAMI NO CAMINHO