O 2º Festival de Cultura, ESG e Sustentabilidade continua no dia 24 de outubro de 2024, desta vez com uma atividade especialmente pensada para o público B2B. Em setembro, aconteceram conversas importantes sobre a importância da mobilidade urbana em São Paulo, tão necessária para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e acessíveis. Este encontro pretende aprofundar as possibilidades e os limites de um tema crucial: o consumo consciente.
Todos somos consumidores, independentemente de nossa origem ou condição econômica. O impacto disso é tão grande que, em 1º de agosto de 2024, atingimos o “Dia da Sobrecarga da Terra”, quando esgotamos os recursos que deveriam ser utilizados até o fim do ano. Isso significa que, para atender as necessidades humanas até dezembro, serão consumidos os recursos de futuras gerações, o que já traz consequências visíveis para o planeta.
O destaque da programação é a apresentação dos resultados de uma pesquisa inédita, realizada pelo Instituto Akatu com a colaboração da Globescan, uma consultoria global de insights e estratégias que auxilia empresas, ONGs e organizações governamentais a entenderem melhor o mundo e a formularem estratégias sustentáveis. Será uma tarde dedicada a refletir sobre formas de consumir de maneira mais consciente e sustentável, em busca de uma mudança definitiva nos hábitos de consumo.
PROGRAMAÇÃO:
13h – Recepção
14h – Painel 1: De grão em grão, o Consumo Consciente enche o papo
Apresentação de pesquisa sobre consumo consciente realizada pela Akatu e GlobeScan, e debate sobre a evolução desta prática, tanto no presente quanto no futuro, e como ela impacta positivamente a sociedade e o meio ambiente.
Eunice Lima – Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis
Idit Jankelovicius – Gerente Senior na GlobeScan
Luiz Grilo – Diretor Institucional e de Novos Negócios na Yattó
Mariana Malufe Spignardi – Diretora de Sustentabilidade da Nude – Plant Based Foods
Mediação: Marcus Nakagawa – ABRAPS
15h45 – Painel 2: Comer e conscientizar é só começar
Ter fome em um país conhecido como o “celeiro do mundo” é uma tremenda falta de consciência. E a situação se agrava quando recursos que poderiam alimentar pessoas são transformados em comida e, depois, desperdiçados. Empresas do setor de restaurantes vão compartilhar como enfrentam o problema do desperdício de alimentos em nossa sociedade.
Raphael Bottura – Diretor administrativo do Restaurante Badebec
Vinícius Rojo – Go Mama ESG Catering
Roberta Rapuano – CEO da duLocal
Mônica Buava – Presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)
Mediação: Ana Rita Barros Cohen – CEO da Sustainable Kitchens
17h30 – Painel 3: A gente não quer só comida, quer inovação em toda parte
Consciência para o consumo não é suficiente; é necessária muita criatividade para inovar, desenvolver novas tecnologias e formas de utilizar os recursos do planeta de maneira mais equilibrada. Neste painel, startups compartilharão suas soluções inovadoras para acessar recursos de forma mais consciente e sustentável.
Zé Gustavo Fávaro Barbosa Silva – Líder de Regulação, Políticas Públicas, Comunicações e Relações Institucionais da Lemon Energia
Jamile Balaguer – Fundadora da Biocicla
Lígia Sato – Consultora de Sustentabilidade da PWTech
Mediação: Marcio Mendes - Marketing Sustentável
19h15h – Encerramento
Classificação indicativa: 18 anos
Entrada Gratuita
Participantes:
Ana Rita Barros Cohen – CEO e fundadora da metodologia SK (Sustainable Kitchens), uma iniciativa focada em promover uma alimentação consciente e a gastronomia responsável, com o objetivo de contribuir para um mundo mais justo, saudável e sustentável. Com grande paixão por esses temas, Ana Rita desenvolveu o Selo Cozinha Saudável e Responsável, que visa ajudar restaurantes a reduzir o desperdício de alimentos e aumentar sua eficiência operacional.
Eunice Lima – Formada e Pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, é responsável pelas áreas de Comunicação Interna, Assessoria de Imprensa e Redes Sociais, Branding, Comunicação de Marketing, Responsabilidade Social e Relacionamento com Stakeholders Estratégicos e Entidades de Classe. Anteriormente, assumiu posições de liderança em empresas de serviço, consultoria e negócios B2B.
Idit Jankelovicius – Formada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Pesquisa de Mercado, juntou-se ao escritório da GlobeScan em São Paulo em 2020. Tem 15 anos de experiência em pesquisa, estratégia e inovação em cargos de liderança em empresas internacionais B2C e B2B. Hábil em metodologias quantitativas e qualitativas, seu trabalho abrange uma ampla gama de setores, incluindo alimentos e bebidas, serviços financeiros, celulose e papel, cuidados pessoais e beleza.
Jamile Balaguer – Graduada e pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV, MBA na HEC-França, ESG na NYU, é pioneira no desenvolvimento de soluções de Estratégia ESG e Economia Circular que geram Impactos Positivos em clientes no 1º, 2º e 3º setores. É Diretora de Economia Circular na consultoria Grant Thornton, tendo atuado como consultora em empresas como Arthur Andersen, PricewaterhouseCoopers, Symnetics e Deloitte. Professora responsável por Economia Circular no MBA ESG do Ibmec e cursos no IBGC. Membro do Conselho Deliberativo da Abraps – Associação dos Profissionais para o Desenvolvimento Sustentável, da qual é uma das fundadoras. É coautora dos livros Mulheres ESG e Mulheres ESG – Casos Práticos (Ed. Leader), e Guia para cuidar bem do planeta (Ed. Melhoramentos).
Lígia Sato – Graduada em Publicidade pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero e MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Atua como Consultora de Sustentabilidade na PWTech, uma startup que oferece um sistema compacto e portátil de purificação de água, permitindo a chegada de água tratada a regiões remotas no Brasil e no mundo. Integra o Conselho Consultivo da Unesco SOST – Transcriativa, atuando como mentora na área de Turismo de Capital Intelectual, além de ser Conselheira Voluntária do Instituto Cuidare.
Luiz Grilo – Formado em Processos Gerenciais pela FGV, iniciou sua trajetória empreendedora aos 19 anos durante a graduação em Engenharia de Controle e Automação na UFMG. Atualmente, é diretor institucional e de novos negócios na Yattó, empresa referência em economia circular de resíduos de baixa reciclabilidade.
Mariana Malufe Spignardi – Formada em Liderança para a Sustentabilidade, na Harvard University, e Gestão Responsável para a Sustentabilidade, na Fundação Dom Cabral, especializou-se em Conforto Ambiental e Conservação de Energia na USP. É mestre pela Architectural Association School of Architecture, mestre pela USP e Urbanista pela PUC Campinas. É Membro da Comissão Estadual de São Paulo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e parte do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (2018-2022), é curadora e professora em diversas instituições de ensino, em cursos e disciplinas ligadas à Agenda ESG, e coordenadora do Comitê ABERJE de comunicação e Engajamento em ESG (2022). Foi reconhecida como uma das 30 mulheres com relevante atuação na Agenda ESG no Brasil (Ed. Líder, 2023). É Diretora de Sustentabilidade da Nude – Plant Based Foods.
Mônica Buava – Cofundadora do Pop Vegan Food, o maior restaurante vegano do Brasil, e atual presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Suplente de deputada federal, Mônica tem uma longa trajetória de ativismo em prol do vegetarianismo e do veganismo no Brasil. Desde 2010, coordena a campanha “Segunda Sem Carne”, que já resultou na substituição de proteínas animais em mais de 500 milhões de refeições em refeitórios corporativos, escolas e hospitais, promovendo uma alimentação mais saudável e sustentável.
Raphael Bottura – Empresário, economista e advogado, é sócio e diretor administrativo do renomado restaurante Badebec. Engajado com questões de sustentabilidade, é fundador do movimento RAMA (Restaurante Amigo do Meio Ambiente), que promove práticas sustentáveis no setor de gastronomia, incentivando restaurantes a adotarem medidas que minimizem o impacto ambiental.
Roberta Rapuano – Engenheira Agrônoma com MBA em Inteligência de Mercado e especialista em gestão de pessoas, projetos e produtos digitais, possui uma carreira diversificada, com experiência no setor agrícola tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Desde 2018, atua como CEO da duLocal, onde liderou a transformação da empresa em uma referência em alimentação sustentável, que conecta agricultores familiares com práticas de trabalho justo, promovendo eventos corporativos que geram impacto positivo tanto social quanto ambiental.
Vinícius Rojo – Com mais de 20 anos de experiência no setor gastronômico, Vinícius Rojo é conhecido por liderar serviços de catering em megaeventos de prestígio, incluindo a Copa do Mundo, Fórmula 1, Fórmula E e Tomorrowland. Em 2021, ele fundou a Go Mama ESG Catering, uma empresa dedicada a oferecer soluções personalizadas de catering para empresas que buscam integrar práticas sustentáveis em seus eventos e operações, promovendo um futuro mais responsável e ecológico.
Zé Gustavo Fávaro Barbosa Silva – Formado em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), foi bolsista na Universidade de New Brunswick, no Canadá. Entre 2016 e 2018, atuou como porta-voz nacional da REDE Sustentabilidade, tornando-se o mais jovem presidente nacional de partido político na história do Brasil. Engajado em movimentos cívicos que promovem a gestão pública municipal e a participação política, Zé Gustavo atualmente lidera as áreas de Regulação, Políticas Públicas, Comunicações e Relações Institucionais na Lemon Energia.
Rua Oscar Freire, 2500
São Paulo - SP | CEP: 05409-012
A 80m da Estação Sumaré do metrô (Linha 2 – Verde)
Quarta a sábado - 12h às 20h
Domingo - 12h às 19h
11 3065-4333
De acordo com o decreto Nº 61.149, de 17 de março de 2022, o uso de máscaras ou cobertura facial deixa de ser obrigatório em ambientes abertos e fechados. A medida não descarta a apresentação do comprovante de vacinação com no mínimo duas doses, que segue indispensável para a retirada de ingressos e acesso as salas de espetáculos.
UNIBES Cultural – Todos os direitos reservados.
Casa de Cultura de Israel CNPJ: 51.582.658/0001-90
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML, adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
If you’ve found a malfunction or have ideas for improvement, we’ll be happy to hear from you. You can reach out to the website’s operators by using the following email
Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements, alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website. In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels; descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups), and others. Additionally, the background process scans all of the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology. To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside of it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers), both for Windows and for MAC users.
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs, there may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to