Siga-nos nas redes sociais

Semana do Meio Ambiente tem live sobre a regeneração de ecossistemas

 

A live Mão na terra, caminhos para a regeneração tem curadoria da jornalista Ana Carolina Amaral

 

“Mão na Terra – Caminhos para a regeneração” convida dois engenheiros que estão literalmente com a mão na terra, restaurando florestas e nascentes de água. No dia 3 de junho, sábado, das 15h às 16h30, eles vão compartilhar soluções e técnicas revolucionárias, como a muvuca de sementes, e estratégias salvadoras, que garantem abastecimento hídrico aqui nas cidades. Que diferença a regeneração dos ecossistemas faz na nossa vida urbana? Por onde se estende a degradação? Qual o tamanho do desafio? E nós, urbanos, como tocamos a terra? Como podemos dar uma mão?

Neste encontro on-line, o engenheiro florestal Paollo Sartorelli e a engenheira agrônoma Aline Gomes conversam com a jornalista ambiental Ana Carolina Amaral, do jornal Folha de S. Paulo. O evento ao vivo acontece nas nossas redes sociais (Youtube e Facebook), sem a necessidade de inscrição.

Participe! Envie suas perguntas e descubra meios de colocar a mão na terra e colaborar com a regeneração do planeta.

 

Convidados:

Paolo Sartorelli é engenheiro florestal pela FAEF – Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal de Garça/SP (2006), especialista em restauração ecológica pela UFSCar, campus Sorocaba/SP (2018). Proprietário da Baobá Florestal, executou diversos projetos de restauração no Cerrado no oeste da Bahia, na Mata Atlântica em São Paulo, e na Amazônia no Pará, bem como realizou inúmeros inventários florestais em diversos biomas brasileiros, como Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia. É autor dos livros Guia de árvores com valor econômico (2015); Guia de identificação de espécies-chave para a restauração florestal na região de Alto Teles Pires – Mato Grosso (2015); Guia de plantas da regeneração natural do cerrado e da mata atlântica (2017); Guia de plantas não desejáveis na restauração florestal (2018); Plantas dos povos da Volta Grande do Xingu (2018) e Guia de arborização urbana de São Luís do Maranhão (2022). Suas paixões profissionais são a restauração ecológica, a identificação de árvores e os baobás.

 

Aline Gomes é engenheira agrônoma formada na Universidade Estadual Paulista (Unesp) com MBA em Restauração, Licenciamento e Adequação Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Atua na OSCIP Iniciativa Verde (The Green Initiative) desde 2017, onde pode expandir seus conhecimentos em frentes de trabalho com comunidade tradicionais, ribeirinhas e quilombolas. Acompanha projetos socioambientais de adequação e restauração ambiental, aplicando conhecimentos da agricultura sustentável, com a implantação de Sistemas Agroflorestais, assistência técnica e extensão rural (ATER), entre outros. Também atua na gestão administrativa dos projetos, e junto ao setor comercial, com atendimento, e projetos de compensação.

 

Mediação: Ana Carolina Amaral é jornalista, colunista do blog Ambiência da Folha de S. Paulo e secretária-executiva da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.

 

Confira nossa programação!

Acesse nosso site e redes sociais e descubra shows, palestras, exposições, cursos e demais eventos, on-line e presenciais, nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade, inovação, entre outros.

 

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
9 de dezembro às 12:00
Exposição Do Samba ao Funk em 100 Anos
9 de março às 15:00
4ª Edição do Clube de Leitura Racial tem início com o livro "Cartas para Minha Avó", de Djamila Ribeiro
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design