Siga-nos nas redes sociais

Estreia da Série Master Class Poéticas da Atuação

O Núcleo de Artes Cênicas (NAC) exibe a série original “Master Class – Poéticas da Atuação”, dirigida por Lee Taylor, em homenagem ao ofício e aos profissionais que se dedicaram e dedicam a estudar, ensinar, experimentar e transformar as artes cênicas no Brasil. A série tem um prólogo com José Celso Martinez Corrêa, e cinco episódios com pensadores teatrais: Maria Thais, Cacá Carvalho, Alexandre Mate, Marcio Abreu e Antônio Januzelli. Com direção de Lee Taylor, cada episódio apresenta uma visão singular e aprofundada do ofício teatral de seus convidados.

Na noite de abertura do Festival NAC 10 anos, serão exibidos o Prólogo e o Episódio 1. No prólogo, Zé Celso, encenador teatral, mestre do Teatro Oficina, compartilha com paixão sua profunda relação com o teatro e o fazer atoral. Zé instiga com sensibilidade e visceralidade os jovens atores e atrizes a olharem com coragem os desafios da trajetória artística. Evoé!

A série tem como público-alvo atrizes, atores, performers, diretores(as) e estudantes de Artes Cênicas, sem distinção de faixa etária, gênero ou formação.

 

Programação:

09/07

Prólogo – Zé Celso (8 min)

Episódio 1 – Maria Thais (1h)

10/07

Episódio 2 – Cacá Carvalho (1h 40min)

11/07

Episódio 3 – Alexandre Mate (1h)

12/07

Episódio 4 – Marcio Abreu (45min)

13/07

Episódio 5 – Janô (1h 20min)

 

Master Class – Prólogo

José Celso Martinez Correa foi um diretor, ator, dramaturgo e encenador brasileiro. Fundador do Teatro Oficina (SP), desenvolveu uma linguagem ousada e fomentou uma revolução nas artes cênicas do Brasil. Sua consagração ocorreu com a encenação da peça O Rei da Vela, ainda nos anos 1960.

Master Class – Episódio 1

Maria Thais é fundadora da Cia Teatro Balagan (SP) e professora do Departamento de Artes Cênicas e seu Programa de Pós-graduação da ECA/USP. Dirigiu os espetáculos Pentesiléia, treinamento para a batalha final, Cabras, cabeças que voam, cabeças que rolam e Recusa. Foi Coordenadora do Núcleo Experimental de Teatro do Sesi- SP; Consultora Pedagógica da SP Escola de Teatro e responsável pela concepção, implantação e coordenação do projeto Escola Livre de Teatro de Santo André. É autora do livro Na cena do dr. Dapertutto (Perspectiva).

 

Direção:

Lee Taylor – Ator, diretor, pesquisador teatral, idealizador e coordenador artístico-pedagógico do Núcleo de Artes Cênicas (NAC). De 2004 a 2013, integrou como ator e professor de atuação o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc (CPT), coordenado por Antunes Filho, protagonizando diversos espetáculos. Em 2016, estreou como protagonista do espetáculo “Na Selva das Cidades”, dirigido por Cibele Forjaz, com a Mundana Companhia. No cinema, participou do elenco de “Salve Geral” (2009), “Estamos Juntos” (2011), do curta-documentário “O Ser Transparente” (2012), “Riocorrente” (2013), “Entre Nós” (2013), “Unicórnio” (2016), “Paraíso Perdido” (2017). Dirigiu o espetáculo “Holoch” (2013) e a obra audiovisual “Aka” (2021), ambos com a dançarina de butô e performer Emilie Sugai. Concebeu o projeto Antologia Documental e dirigiu “DOC. (des)prezados” (2015), “DOC. educação” (2015), “DOC. eremitas” (2017), “DOC. A.A.A.” (2017) e “DOC. malcriadas” (2020), experimentos teatrais resultantes do curso de atuação do NAC. Participou das séries “Psi” (2015), “O Hipnotizador” (2015), “O Mecanismo” (2018), “Onde Nascem os Fortes” (2018), “Irmandade” (2019) e “Negociador” (2023).

 

Confira nossa programação!

Acesse nosso site e redes sociais e descubra shows, palestras, exposições, cursos e demais eventos, presenciais e on-line, nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade, inovação, entre outros.

Programação

9 de dezembro às 12:00
Exposição Do Samba ao Funk em 100 Anos
9 de março às 15:00
4ª Edição do Clube de Leitura Racial tem início com o livro "Cartas para Minha Avó", de Djamila Ribeiro
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design