SESSÃO DO DOCUMENTÁRIO “TAIBALE” E BATE-PAPO COM O DIRETOR GIANNI TORRES E ANTONIETA FELMANAS, MEDIADO POR SARITA MUCINIC SARUE

 

No dia 21 de agosto de 2025, Unibes Cultural e Memorial do Holocausto exibem sessão do documentário TAIBALE, História de uma Criança Resgatada, do cineasta italiano Gianni Torres, sobre a história não contada de Antonieta Felmanas, também conhecida como Idische Taibale Reichel, que veio para o Brasil ainda garota após fugir do nazismo. Narrado em primeira pessoa por Antonieta, o documentário utiliza um rico acervo de arquivos, incluindo fotos e gravações de áudio. Além disso, um experimento inovador complementa a memória com imagens geradas por inteligência artificial, criando um novo gênero no documentário: o DocumentAI.

O filme é uma coprodução Itália/Brasil entre a Altre Produzioni e CasadeForça Produções, com a participação de César Meneghetti, e conta com a música de Vincenzo Abbracciante. Após a exibição do documentário, o diretor Gianni Torres e Antonieta Felmanas participarão de um bate-papo sobre o processo de realização do filme e a importância de documentar histórias como a de Antonieta. A conversa será mediada por Sarita Mucinic Sarue, que conduzirá o público em uma reflexão sobre as temáticas abordadas no filme.

 

Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Apoio Cultural: Istituto Italiano di Cultura de São Paulo

 

Sobre o Cineasta Gianni Torres

Nascido em Polignano a Mare, na Itália, sua trajetória é marcada por ironia, emoção, poesia e originalidade. Começou sua carreira no rádio aos 16 anos e, mais tarde, fundou a revista Dilectus, além de atuar como diretor de arte, redator e produtor de grandes eventos culturais. Também se destacou na televisão, colaborando com a Rai e a Mediaset. Torres é reconhecido por seus documentários autorais, que foram transmitidos internacionalmente e exibidos em diversos festivais. Seu trabalho é caracterizado por uma abordagem única e sensível, explorando temas que emocionam e surpreendem o público.

 

Sobre Antonieta Felmanas

Sobrevivente do Holocausto, Antonieta tem uma vida dedicada às causas sociais. Foi a primeira presidente da UNIBES (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social), criada a partir da fusão de três instituições da comunidade judaica. Implantou a Aldeia da Esperança no CIAM e, há 32 anos, cofundou o Instituto Anchieta Grajaú, onde ainda atua como conselheira. O projeto, que atende diariamente centenas de crianças e famílias, se inspira na filosofia de Janusz Korczak e se tornou referência em educação, alimentação e saúde na periferia de São Paulo. Com vasta experiência na produção cultural internacional, Antonieta é símbolo de resistência, diálogo e compromisso com a justiça social.

 

Mediação:

Sarita Mucinic Sarue é professora e pedagoga pela Universidade Mackenzie, mestre em Estudos Judaicos pela USP e especialista em educação há mais de 30 anos. Coordena a área de Educação e Cultura do Memorial do Holocausto de São Paulo, é voluntária em oficinas de Cultura e Música Judaica e integra o Conselho do Grupo Chaverim. Especializou-se em Estudos do Holocausto no Yad Vashem (Jerusalém) e é referência em Janusz Korczak, médico e educador que defendeu os direitos da criança no período anterior à Segunda Guerra Mundial. É autora de Vozes de paz em tempos de guerra (2015), Janusz Korczak – Uma vida em defesa da infância (2022), finalista do Prêmio Jabuti, e Tijolos do Bem (2024). Publicou diversos artigos e ministra palestras sobre educação judaica, Holocausto e direitos da criança.

 

*Esta programação faz parte do pilar Raízes Judaicas e conta com apoio de Autopel, Grupo GR e Grupo Haganá, patrocínio do Banco Daycoval e realização do Ministério da Cultura e Unibes Cultural por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

 

Raízes que nos conectam, culturas que nos transformam.

O pilar Raízes Judaicas celebra, reflete e compartilha a riqueza cultural e a atualidade da comunidade judaica, dialogando com todos que se interessam por artes, empreendedorismo, tecnologia e desenvolvimento humano.

Programação

  • 21 de agosto
    18h30 às 21h30

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 26 de agosto das 12h00 até 14 de dezembro às 19h00

Exteriores - Fotografias de Bob Wolfenson

de 26 de agosto das 12h00 até 21 de dezembro às 19h00

Unibes. Um Legado de Autonomia, Transformando Gerações

de 09 de outubro das 19h00 até 13 de novembro às 20h30

Israel: de 1948 até o Presente - O Olhar do Cinema com Bruno Szlak

de 05 de novembro das 12h00 até 14 de dezembro às 19h00

Exposição Mooca Judaica: Histórias e Memórias de uma Comunidade

06 de novembro às 19h30

Entre Palavra, Silêncio e Delírio – Lançamento de Livro e Roda de Conversa com Natalie Salazar e Patricia Wagner

07 de novembro às 16h00

2ª Mostra Circense - Oficina Infantil de Iniciação a Palhaçaria

07 de novembro às 20h00

Concertante – Ecos do Barroco Com Sonare Antico

08 de novembro às 11h00

2ª Mostra Circense - Espetáculo Canto de Fraldas

08 de novembro às 15h00

Espetáculo Miquelina: O Brilho Decadente de Uma Estrela

08 de novembro às 16h30

2ª Mostra Circense - Oficina Infantil de Iniciação a Palhaçaria

09 de novembro às 11h00

2ª Mostra Circense - Espetáculo Casasa

09 de novembro às 15h00

2ª Mostra Circense - Espetáculo Carteiro e a Bicicleta Acrobática

09 de novembro às 15h00

Oficina RisoSapiens - Desperte Com Vanessa Castilho

09 de novembro às 16h30

2ª Mostra Circense - Oficina Infantil de Iniciação a Palhaçaria

de 12 de novembro das 12h00 até 14 de dezembro às 19h00

Exposição Onde As Borboletas Não Habitam