Seminário Melanie Klein – Lançamento das Obras Completas

 

No dia 9 de outubro de 2025, a editora Ubu, em coedição com a Imago, lança mais dois volumes das obras reunidas da psicanalista Melanie Klein, completando a publicação integral de sua produção no Brasil. Com coordenação editorial de Elias da Rocha Barros, notas explicativas e revisão técnica de acordo com os critérios do conselho editorial da Ubu, e projeto gráfico da designer Elaine Ramos, o lançamento inclui a realização do seminário Melanie Klein com a participação dos psicanalistas Elias Mallet da Rocha Barros, Elisa Maria de Ulhôa Cintra e Marina F. R. Ribeiro.

 

Sobre os livros:

A psicanálise de crianças, publicado originalmente em 1932, é a obra que sistematiza a técnica da análise do brincar, marco fundamental para a psicanálise infantil. Ao introduzir brinquedos como instrumentos analíticos, Klein demonstrou que o brincar pode funcionar como a associação livre da criança, oferecendo acesso direto ao inconsciente. Fruto de anos de observação e prática clínica, o livro consolidou a possibilidade de conduzir análises respeitando a linguagem infantil e lançou as bases da escola kleiniana, influenciando profundamente os rumos da psicanálise no século XX.

Narrativa da análise de uma criança apresenta o relato clínico completo da análise de Richard, um menino britânico de dez anos atendido por Melanie Klein entre 1941 e 1942, em plena Segunda Guerra Mundial. Publicado em 1961, no ano seguinte à morte da autora, o livro reúne as 93 sessões que revelam os bastidores da técnica kleiniana para o trabalho com crianças. 

Sobre a autora:

Melanie Klein (1882-1960) nasceu em Viena, Áustria, em uma família judia de classe média. Seu interesse pela psicanálise surgiu a partir da leitura de Sigmund Freud. Em 1914, em meio a uma grave depressão, iniciou análise com Sándor Ferenczi, que a incentivou a trabalhar com crianças. Pioneira da psicanálise infantil, Klein desenvolveu métodos e formulou teorias originais e, muitas vezes, controversas, sobre o atendimento clínico de crianças. Em 1926, após a morte de seu analista Karl Abraham, mudou-se para Londres e passou a integrar a Sociedade Britânica de Psicanálise. Suas contribuições, especialmente a introdução da técnica do brincar, permanecem como marcos incontornáveis na história da psicanálise.

 

Classificação indicativa: Livre

Gratuito

 

Sobre os convidados:


Elias Mallet da Rocha Barros
Psicanalista, Membro Emérito da Sociedade Britânica de Psicanálise e do Instituto Britânico de Psicanálise, distinguido com o Sigourney Award (EUA). É analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), ex-editor para a América Latina do International Journal of Psychoanalysis e ex-chair do CAPS (IPA). Atuou como Chair para a América Latina do Dicionário Enciclopédico de Psicanálise e integra conselhos editoriais de revistas na América Latina, Estados Unidos e Europa.

Elisa Maria de Ulhôa Cintra
Psicanalista, professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP e coordenadora do Laboratório Interinstitucional de Psicanálise Contemporânea (LIPSIC – IPUSP/PUC-SP). É autora dos livros Melanie Klein: estilo e pensamento, Por que Klein? Por que Bollas? e Why Read Klein? The Importance for Melanie Klein’s Work for Contemporary Psychoanalysis.

Marina F. R. Ribeiro
Psicanalista, professora livre-docente do Instituto de Psicologia da USP e coordenadora do LiPSic. É autora de diversos livros e artigos no Brasil e no exterior, entre eles Por que Klein? (2018), Melanie Klein na Psicanálise Contemporânea (2019), Por que Ogden? (2023), Why Read Ogden? (2024), Why Read Klein? (2025) e Conversa sonhante: a função psicanalítica da personalidade (2025). Coordena também a série Academia de Psicanálise da editora Blucher.

 

Ubu Editora foi fundada em 2016 e publica reflexões para o debate contemporâneo em edições caprichadas. Mais informações: https://lp.ubueditora.com.br/melanie-klein

 

 

Esta programação faz parte do pilar Expressões Culturais e conta com patrocínio do Banco Daycoval e realização do Ministério da Cultura e Unibes Cultural por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Criatividade que inspira, cultura que transforma.

O pilar Expressões Culturais incentiva e divulga artistas de diversos segmentos, fortalecendo a economia criativa e promovendo a pluralidade de culturas, linguagens e o intercâmbio de ideias.

Programação

  • 09 de outubro
    19h00 às 21h30

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 16 de julho das 12h00 até 19 de outubro às 19h00

Exposição In.Visível - O Que Não Se Vê, Se Sente: Paralimpíadas por João Maia

de 26 de agosto das 12h00 até 26 de outubro às 19h00

de 26 de agosto das 12h00 até 21 de dezembro às 19h00

Unibes. Um Legado de Autonomia, Transformando Gerações

09 de outubro às 19h00

Seminário Melanie Klein - Lançamento das Obras Completas

de 09 de outubro das 19h00 até 27 de novembro às 20h30

Israel: de 1948 até o Presente - O Olhar do Cinema com Bruno Szlak

10 de outubro às 14h30

2ª Mostra Circense - Oficina de Iniciação a Palhaçaria

10 de outubro às 16h00

2ª Mostra Circense - Oficina de Iniciação a Palhaçaria

10 de outubro às 19h30

Sarau Lá De Casa Com Rafael Ávila, Mayra Anttunes e Silas Duarte

11 de outubro às 10h30

Saída Cultural Com Magnólia Costa – Bienal

11 de outubro às 11h00

2ª Mostra Circense - No Olho da Rua

11 de outubro às 12h00

18ª Feira Mente Empreenda

11 de outubro às 15h30

2ª Mostra Circense - O Show de Mostacho e Peperina

de 11 de outubro à 12 de outubro

confira as sessões

Ciclo de Cine Argentino

11 de outubro às 17h00

2ª Mostra Circense - Espetáculo The Lixous

12 de outubro às 11h00

2ª Mostra Circense - Arriscando Tudo