ANTISSEMITISMO E DESINFORMAÇÃO: PALESTRA COM URIYA SHAVIT

 

No dia 13 de março de 2025, às 19h, acontece a palestra Antissemitismo e Desinformação: Combatendo o Ódio na Era Digital, proferida pelo professor Uriya Shavit, diretor do Instituto Irwin Cotler da Universidade de Tel Aviv, com mediação da Doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP, Andréa Kogan.

A palestra abordará a definição de antissemitismo da IHRA (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto) adotada a partir de 2016, sua relevância e impactos no Brasil e no mundo, com foco nos aspectos legais, educacionais e sociais de sua adoção. Serão apresentados estudos de caso sobre a aplicação dessa definição no contexto educacional e institucional, além de tendências e estratégias para combater o discurso de ódio e todas as formas de racismo no ambiente digital, um problema global que transcende fronteiras e afeta diversas comunidades.

Classificação indicativa: 16 anos

Gratuito

*Haverá tradução simultânea e entrega de certificados para os participantes.

 

Palestrante:

Uriya Shavit (1975) é um autor israelense e professor titular na Universidade de Tel Aviv, especializado em estudos sobre a lei islâmica, teologia, política no Islã moderno e minorias muçulmanas no Ocidente. Ele também investiga processos de liberalização e democratização, além de estudar a sociedade haredi em Israel. Entre 2016 e 2021, foi chefe do Departamento de Estudos Árabes e Islâmicos e do programa de Estudos Religiosos na Universidade de Tel Aviv. Desde 2021, lidera o Instituto Conjunto de Estudos Judaicos e Israelenses SDU-TAU, além do Centro para o Estudo do Judaísmo Europeu Contemporâneo e o Instituto Irwin Cotler para Democracia, Justiça e Direitos Humanos. Shavit é editor-chefe do relatório anual sobre o estado do antissemitismo global e autor de vários livros, incluindo infantis, e artigos acadêmicos sobre o Islã, política e antissemitismo.

 

Mediadora:

Andréa Kogan é formada em Letras, doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP, autora do livro Espiritismo Judaico em São Paulo, assistente acadêmica do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ, onde também é coordenadora do grupo de pesquisa sobre Morte e Pós-Morte e pesquisadora do grupo Diálogos da Diáspora: antissemitismo e racismo.

*Esta programação conta com o apoio de Autopel, Grupo GR e Grupo Haganá, patrocínio de Banco Daycoval e realização do Ministério da Cultura, Stand With Us Brasil e Unibes Cultural por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

 

Raízes que nos conectam, culturas que nos transformam.

O pilar Raízes Judaicas celebra, reflete e compartilha a riqueza cultural e a atualidade da comunidade judaica, dialogando com todos que se interessam por artes, empreendedorismo, tecnologia e desenvolvimento humano.

Programação

  • 13 de março
    19h00 às 21h00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO RETRATOS REVELADOS - SOBREVIVENTES DO HOLOCAUSTO

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

de 02 de maio à 04 de maio

confira as sessões

5º FESTIVAL DE ARTE ANALÓGICA SÃO PAULO - POR QUE ANALÓGICA?

05 de maio às 09h00

SEMINÁRIO UNIBES CULTURAL: LEI DE INCENTIVO À RECICLAGEM

de 08 de maio das 19h00 até 29 de maio às 20h30

JORNADA “JUDEUS NO BRASIL: IMIGRAÇÃO, MEMÓRIA E CULTURA”

10 de maio às 10h30

OFICINA COMECE A PLANEJAR O MARKETING DA SUA EMPRESA

17 de maio às 13h00

OFICINA DE PRÁTICAS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM GRUPO ERA UMA VEZ

24 de maio às 15h00

FOTROCA COM THOMAS DEGEN

25 de maio às 10h30

OFICINA CADERNOS SUSTENTÁVEIS COM RAIZ OLIVEIRA

06 de junho às 19h45

TEAGO OLIVEIRA APRESENTA O SHOW "BOA SORTE AO VIVO"