O SABOR DAS PALAVRAS: UMA VIVÊNCIA COM GABRIEL ZITUNE, ADRIANA ABUHAB BIALSKI E MYRIAM ROSENBLIT SZWARCBART

 

No dia 24 de agosto de 2025, às 17h, a Unibes Cultural será palco de uma experiência culinária para aquecer o corpo e a alma nesses dias frios de inverno paulistano. O chef Gabriel Zitune ensinará a preparar uma sopa acolhedora enquanto compartilha técnicas, histórias e sabores.

A oficina O Sabor das Palavras tem início com um bate-papo entre as convidadas Adriana Abuhab Bialski e Myriam Rosenblit Szwarcbart, que farão perguntas para Gabriel, enquanto imagens são exibidas em um telão. Durante o bate-papo, quatro pessoas da plateia serão sorteadas para ajudar Gabriel a preparar a base da sopa de massinha, que será compartilhada entre todos os participantes. Para encerrar, haverá uma degustação do doce Assobié.

A oficina faz parte da programação especial que a Unibes Cultural está oferecendo durante o mês de agosto para comemorar seus 10 anos de existência. Em uma década de atividades, a instituição se consolidou como um espaço de transformação, conectando pessoas por meio da arte, da cultura e da gastronomia. Para esse marco, a programação reflete a diversidade de saberes e práticas que sempre foram um dos pilares da Unibes Cultural.

Durante o evento, haverá venda do livro Beirute, Mooca, Panelas e Amor, em que o autor Gabriel Zitune relata o percurso de seus avós desde a saída do Líbano até a chegada ao bairro da Mooca, em São Paulo, nos anos de 1920. O livro traz receitas tradicionais da culinária sefaradi e invenções gastronômicas contemporâneas.

 

Classificação indicativa: 16 anos

Gratuito

 

Participantes:

Gabriel Zitune é advogado, chefe de cozinha, professor de gastronomia, ativista social (Fundo Comunitário da FISESP). Na Unibes Cultural, atua como diretor do Serviço Social, vice-presidente da Área da Criança e do Adolescente e gestor do Fundo de Bolsas do Programa Unibes Universitário. Foi o idealizador do Programa Unibes Universitários, criado em 2004. Como autor, publicou Óleos Essenciais na Culinária (2005), Pitanga Mágica (2011) e Beirute, Mooca, Panelas e Amor (2017).

Adriana Abuhab Bialski é economista e pesquisadora associada do Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo (CEJ/USP), vice-presidente da Associação dos Amigos do Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo (AACEJ/USP) e diretora de pesquisa do Centro de Estudos Judaicos da Amazônia (CEJA).

Myriam Rosenblit Szwarcbart é arquiteta e especialista em gestão cultural. Pós-graduada em Gestão Cultural pelo Senac. Atua em projetos de resgate de memória e história das imigrações judaicas. Integra o Centro de Estudos Judaicos da Amazônia (CEJA) como pesquisadora associada.

 

Receita: Sopa de Massinha

  • 150 g de farinha de trigo
  • 1 gema de ovo
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 pitada de sal
  • Água
  • 3 dentes de alho amassados
  • 20 g de hortelã picada
  • 1 ½ litro de água

 

Modo de preparo:

Para fazer a massa, misture os ingredientes e faça pequenas bolinhas. Em seguida, faça as conchinhas apertando com a ponta do dedo. Em uma panela, coloque duas colheres de sopa de óleo, frite o alho, adicione a água e o sal.

Quando ferver, jogue o macarrão e, quando ele estiver al dente, jogue a hortelã picada. Dissolva duas colheres de sopa de farinha de trigo em meio copo de água fria e adicione na fervura para engrossar o caldo.

Caso queira comprar a massa pronta, opte por orecchiette fresco.

 

*Empresas e pessoas físicas podem apoiar a arte, a cultura e a inclusão. Entre em contato conosco e doe para a Unibes Cultural – (11) 97614-9193. Você também pode contribuir com o Unibes Bazar doando roupas, utensílios e outros itens.

 

Esta programação faz parte do pilar Raízes Judaicas e conta com apoio de Autopel, Grupo GR e Grupo Haganá, patrocínio do Banco Daycoval e realização do Ministério da Cultura e Unibes Cultural por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Raízes que nos conectam, culturas que nos transformam.

O pilar Raízes Judaicas celebra, reflete e compartilha a riqueza cultural e a atualidade da comunidade judaica, dialogando com todos que se interessam por artes, empreendedorismo, tecnologia e desenvolvimento humano.

 

Programação

  • 24 de agosto
    17h00 às 19h00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 16 de julho das 12h00 até 21 de setembro às 19h00

EXPOSIÇÃO IN.VISÍVEL – O QUE NÃO SE VÊ, SE SENTE: PARALIMPÍADAS POR JOÃO MAIA

24 de agosto às 11h00

WORKSHOP DE KRAV MAGÁ COM MESTRE AVIGDOR

24 de agosto às 12h00

16ª FEIRA MENTE EMPREENDA

24 de agosto às 14h30

OFICINA DE SHABAT - RELÓGIO SHABAT SHALOM COM FLÁVIA ACHERBOIM

em 24 de agosto, 31 de agosto

confira as sessões

WORKSHOP SAMBA ROCK - DAS GIRAS AOS GIROS COM JANAINA GISELE

24 de agosto às 16h00

MOVIMENTO VIOLÃO NOVOS RUMOS COM PAULO MARTELLI, JESSICA MESSIAS E PEDRO OERS

24 de agosto às 17h00

O SABOR DAS PALAVRAS: UMA VIVÊNCIA COM GABRIEL ZITUNE, ADRIANA ABUHAB BIALSKI E MYRIAM ROSENBLIT SZWARCBART

de 26 de agosto das 12h00 até 21 de setembro às 19h00

UNIBES. UM LEGADO DE AUTONOMIA, TRANSFORMANDO GERAÇÕES

de 26 de agosto das 12h00 até 26 de outubro às 19h00

28 de agosto às 20h00

HISTÓRIA CONTADA COM MONA DORF - EDIÇÃO ESPECIAL DE 10 ANOS

30 de agosto às 10h30

PERCA O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO COM CELSO CARDOSO

30 de agosto às 15h00

VIVÊNCIA DE AUTOCONHECIMENTO E ARTE COM LÉA TANDE

30 de agosto às 17h00

CANDLELIGHT: TRIBUTO A THE WEEKND

30 de agosto às 19h00

CANDLELIGHT: TRIBUTO A TAYLOR SWIFT

31 de agosto às 14h00

COLAGEM ANALÓGICA: UM MERGULHO NA SUBJETIVIDADE POÉTICA