História da Arte e Suas Relações com a Moda é um curso teórico intensivo de 10 horas, dividido em cinco aulas, que será ministrado na Unibes Cultural pelo estilista paulistano Lorenzo Merlino. A primeira aula acontece no dia 23 de outubro de 2025, das 19h às 21h, seguindo até 27 de novembro, sempre às quintas-feiras.
O curso propõe uma abordagem relacional e cronológica entre a história da arte e a história da moda, evidenciando influências mútuas, contextos culturais e transformações estéticas ao longo do tempo.
Cada aula cobre um período histórico específico, da pré-história ao século XXI, destacando como os movimentos artísticos influenciaram a moda e vice-versa, analisando silhuetas, cores, materiais, simbologias e códigos culturais. A metodologia apoia-se em recursos visuais, com mais de 250 imagens por módulo e uma apostila-guia para os alunos acompanharem o conteúdo. As aulas são expositivas e reservam espaço para perguntas e discussões críticas.
O curso é um convite ao pensamento crítico e interdisciplinar, aplicável a diversas áreas, como design, comunicação, moda, história, arte e cultura. O público-alvo são estudantes e profissionais das áreas de moda, artes visuais, design, comunicação, arquitetura, história, museologia, estética, sociologia, além de interessados em cultura visual, crítica e interdisciplinaridade.
Professor:
Lorenzo Merlino é pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestre e doutor em História da Arte pela UNICAMP, com ambas dissertação e tese recomendadas para publicação pelas respectivas bancas, cumpriu, no primeiro semestre de 2021, uma bolsa CAPES de doutorado-sanduíche, convidado pela University of Brighton, Inglaterra.
Formado inicialmente bacharel em Moda pela Faculdade Santa Marcelina, concluiu seus estudos no renomado Studio Berçot, em Paris. Com mais de 25 anos de experiência no universo têxtil, ajudou a fundar a Casa de Criadores e, posteriormente, integrou o SPFW por seis anos.
Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes, em 2011, por melhor figurino, e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil em 2015. Professor na FAAP, também ministra ou já ministrou cursos e disciplinas no MAM, no MASP, na Faculdade Belas-Artes, no Arte que Acontece, na Superbacana+, na Unibes Cultural, no SENAC e no SESC, entre outras instituições. Desde 2016, é embaixador de Flandres para as Artes e a Moda no Brasil.
Datas: 23 e 30/10, 6, 13 e 27/11 (quintas-feiras)
Horário: 19h às 21h
Classificação indicativa: 16 anos
Investimento: R$ 500,00
PLANO DE AULAS:
Aula 1
Apresentação do curso e dos participantes (professor e alunos);
Metodologia e definição de recorte histórico-geográfico;
A Moda através da História da Arte;
Silhueta e sua definição;
Tipos de costume;
Pré-História – símbolo e representação;
Antiguidade – Egito, Mesopotâmia, Creta, Grécia, Roma;
Era Medieval – Antiguidade Tardia, Bizâncio, Carolíngio, Românico e Gótico.
Aula 2
Fim da Era Medieval – A primeira Mudança Vestimental e o nascimento do Homem;
Renascimento e a diferenciação dos sexos;
Maneirismo – o início do conflito;
Barroco – o Feminino no Masculino – decoração e construção;
Atributos sexuais, virilidade e submissão;
A posição da mulher na sociedade, evolução e retração.
Aula 3
Rococó;
Aristocracia e Burguesia, ousadia e conservadorismo;
A Academia e o Moderno;
Deformação do corpo e construção de silhueta;
De fornecedores a artífices, e a disseminação da roupa;
Artistas e individualizações, germes de uma Revolução.
Aula 4
O longo Século XIX;
Neoclassicismo, Romantismo, Realismo – o começo dos ismos;
Impressionismo e início das vanguardas artísticas;
Pós-Impressionismo e Neo-Impressionismo;
O Simbolismo e os Pré-Rafaelitas – o início da concomitância de movimentos;
A aceleração do tempo e a aceleração da Moda.
Aula 5
Século XX e o surgimento dos sistemas de Moda;
As Vanguardas artísticas;
A Alta-Costura e o prêt-à-porter;
A Moda e seus sistemas. As primeiras relações diretas com a Arte;
Globalização, internet, fast fashion;
Arte Contemporânea e as influências e relações da Moda na Arte – Koons, Murakami, Hirst, Beecroft e outros;
O futuro da Moda e o futuro da Arte.
BIBLIOGRAFIA
BAUDOT, François. Moda do Século. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
BOUCHER, François. Histoire du Costume en Occident. Paris: Flammarion, 2001.
DEMPSEY, Amy. Estilos, Escolas e Movimentos. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
GOMBRICH, Ernst. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GOMPERTZ, Will. Isto é Arte?. São Paulo: Zahar, 2012.
GRUMBACH, Didier. Histórias da Moda. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.
GROSENICK, Uta (Ed.). Art Now. Colônia: Taschen, 2005.
POLI, Francesco. Postmodern Art, 1945-Now. Nova Iorque: Collins Design, 2008.
ROSENBLUM, Robert; STEVENS, Maryanne; DUMAS, Ann. 1900 – Art at the Crossroads. Nova Iorque: Harry N. Abrams, 2000.
The Collection of the Kyoto Costume Institute: Fashion: A History from the 18th to the 20th Centuries. Colônia: Taschen, 2002.
*Empresas e pessoas físicas podem apoiar a arte, a cultura e a inclusão. Entre em contato conosco e doe para a Unibes Cultural – (11) 97614-9193. Você também pode contribuir com o Unibes Bazar doando roupas, utensílios e outros itens.
Criatividade que inspira, cultura que transforma.
O pilar Expressões Culturais incentiva e divulga artistas de diversos segmentos, fortalecendo a economia criativa e promovendo a pluralidade de culturas, linguagens e o intercâmbio de ideias.
Programação
Local
Telefone
de 16 de julho das 12h00 até 19 de outubro às 19h00
de 26 de agosto das 12h00 até 21 de dezembro às 19h00
de 09 de outubro das 19h00 até 27 de novembro às 20h30
de 23 de outubro das 19h00 até 27 de novembro às 21h00
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML, adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
If you’ve found a malfunction or have ideas for improvement, we’ll be happy to hear from you. You can reach out to the website’s operators by using the following email
Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements, alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website. In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels; descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups), and others. Additionally, the background process scans all of the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology. To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside of it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers), both for Windows and for MAC users.
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs, there may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to