Idealizada pelo violonista Rafael Altro, a Mostra de Cordas Dedilhadas foi criada para celebrar e divulgar a diversidade de instrumentos de cordas dedilhadas, como violão, cavaquinho, bandolim, harpa, alaúde, entre outros, assim como seus intérpretes, luthiers e estudiosos.
A Mostra acontece em duas datas, 18 e 24 de agosto de 2024, e reúne quatros concertos e um workshop de instrumentos japoneses.
Programação:
Dia 18/08 (Domingo)
16h30 – Workshop dos instrumentos japoneses Koto e Shamisen com Tamie Kitahara
18h30 – Concerto com o violonista mexicano Daniel Salceda
19h30 – Concerto com a harpista Soledad Yaya e a soprano Juliana Starling
Dia 24/08 (Sábado)
18h30 – Concerto com o violonista Paulo Martelli
19h30 – Concerto com o violonista Rafael Altro
Classificação indicativa: Livre
Gratuito
ARTISTAS:
Tamie Kitahara nasceu na província de Yamaguchi, Japão, e emigrou para o Brasil em 1955. Durante sua infância, estudou koto no estilo Ikuta-Ryu. Desde 1982, dedica-se ao estilo Ikuta-Seiha, viajando diversas vezes ao Japão para aprimorar suas técnicas nos instrumentos koto e shamisen. Em 1996, foi aprovada em exame de aperfeiçoamento, tornando-se mestra e recebendo o nome artístico Utahito, da escola Ikuta Seiha do Japão. Entre 1995 e 2011, esteve no Chile, Venezuela, Paraguai e Bolívia, a convite das respectivas embaixadas, para apresentar músicas tradicionais japonesas. Em 2003 e 2013, participou das apresentações no Japão em comemoração aos 90 e 100 anos de fundação da escola Seiha. No Brasil, Tamie tem se apresentado com renomados músicos e artistas brasileiros, como Camilo Carrara, Shen Ribeiro, Gabriel Levy, Ângela Nagai, Valéria Zaidan, Paulo Tatit e com o grupo Mawaca. Ela é representante do grupo Seiha Brasil de Koto.
Daniel Salceda possui uma formação musical extensa e destacada. Foi bolsista do Mestrado em Performance de Música Clássica e Contemporânea no Conservatorio Liceu de Barcelona, sob a orientação de Guillem Pérez-Quer. Recebeu distinções acadêmicas, como a menção Summa Cum Laude no Mestrado em Guitarra Clássica pela Universidade de Alicante e Menção Honrosa no Bacharelado em Música do Conservatório Las Rosas, sob a tutela de Rodrigo Nefthalí. Sua carreira inclui concertos e reconhecimento nacional e internacional. Na Espanha, apresentou-se em diversos locais e eventos, como o Festival de Guitarra Mediterrânica, a Cimeira Ibero-Americana de Guitarra, o Palau del Portalet, o Auditório do Conselho Provincial de Alicante, o Museu de Arte Contemporânea de Alicante e festivais internacionais de guitarra, incluindo “Estanislao Marco” no Vall d’Uixó e “José Tomás, Villa de Petrer”. Além disso, Daniel já viajou pelo mundo participando de recitais e festivais no Chile, Uruguai, Espanha, Áustria, Estados Unidos e Japão.
Juliana Starling é mestre e doutora em Música/Canto pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e bacharel em Música/Canto pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Recebeu orientação vocal de renomadas professoras, incluindo Hermínia Russo, Martha Herr, Vânia Pajares, Elvira B. Crimi (Academia de Santa Cecília – Roma, Itália), Rita Patané e Maria Luisa Cioni, em Milão, Itália. Juliana já se apresentou em diversos teatros e espaços prestigiados, como a Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Teatro Colón de Buenos Aires, Kurhaus de Wiesbaden, Bad Schwalbach e Limburg (Alemanha), São Goar (Alemanha) e no Palácio Foz (Lisboa, Portugal). Desde 2017, é professora substituta de Canto no Bacharelado em Música da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Desde 2008, integra o Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo.
Soledad Yaya, nascida na Argentina, iniciou a fase brasileira de sua carreira ao ser convidada pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo para participar de turnês na Europa, Estados Unidos e América do Sul. Apaixonada pela harpa desde os oito anos de idade, formou-se no Conservatório de Música de Córdoba e na Orquestra Acadêmica do Teatro Colón. Foi reconhecida no I Concurso Nacional de Jovens Harpistas, conquistando o Primeiro Prêmio: uma Harpa Lyon & Healy. Soledad continuou seus estudos com Oscar do Campo em Buenos Aires e Marielle Nordmann em Paris. Formada pela Faculdade Santa Marcelina, é harpista da Orquestra Experimental de Repertório do Teatro Municipal de São Paulo, professora de harpa no Instituto Baccarelli e diretora artística do São Paulo Harp Day, um projeto pedagógico internacional para difundir o ensino de harpa no Brasil.
Paulo Martelli é doutor em Música pela UNESP e mestre em Música pela Juilliard School, com especialização na Manhattan School of Music, ambas em Nova Iorque. Iniciou seus estudos de violão aos 10 anos de idade, tendo aulas com Francisco Brasilino e Henrique Pinto. O violonista, luthier e produtor carioca Sérgio Abreu é considerado por Martelli seu principal mentor musical. Martelli é vencedor de diversos concursos, incluindo o IV Concurso Nacional Villa-Lobos em Vitória/ES, o I Concurso da Faculdade Mozarteum e o IX Concurso Jovens Concertistas Brasileiros, com este último prêmio lhe rendendo uma bolsa de estudos que o levou a Nova York em 1993. Em 1995, lançou seu CD de estreia, “Paulo Martelli Plays Diabelli, Paganini, Harris, Castelnuovo-Tedesco”, pelo selo canadense GRA, com produção de Sérgio Abreu. Nos Estados Unidos, cursou Mestrado e Professional Studies na Juilliard School e na Manhattan School of Music, com bolsa de estudos Virtuosi do Ministério da Cultura, onde desenvolveu um trabalho sobre sistemas de tablaturas para alaúde. Entre seus álbuns destacam-se “Miosótis” (2006), “A Bach Recital” (2017) e “Geraldo Vespar, 20 Estudos Populares Brasileiros para Violão” (2019).
Rafael Altro é músico, professor e fundador da produtora Rafael Altro Ferreira Produções, com nome fantasia RafaMusic, atuante desde 2004 na área cultural. Formado pelo Conservatório Musical Anchieta e pelo Centro Universitário Claretiano. Participou do “II Encontro Nacional de Violonistas”, realizado pelo Instituto de Artes da UNESP. Apresentou-se como concertista em diversos teatros e auditórios nacionais e internacionais. Participou como músico e compositor na gravação do CD “Ritmos do Brasil – Música do Norte”, lançado pelo selo Paulus em 2007. Pela mesma gravadora realizou direção musical e atuou como violonista no CD “Momentos de Reflexão, vol. 2”, lançado em 2008. Em 2012 lançou o CD “Conquistas” instrumental solo com composições próprias. Foi o primeiro brasileiro a apresentar-se no Festival Internacional de Guitarra José Tomás, em Villa de Petrer (Espanha) no ano de 2013. Atualmente realiza concertos com o Trio Cordas ao Vento ao lado de Natasha Matsuura (violino) e Richard Hartstein (flauta), com o Duo ViP, formado em 1998 ao lado do pianista William Labecca e com o Duo Hartstein-Altro, ao lado do flautista Richard Hartstein.
Siga-nos
Rua Oscar Freire, 2500
São Paulo - SP | CEP: 05409-012
Ao lado da Estação Sumaré do metrô (Linha 2 – Verde)
Quarta a sábado - 12h às 20h
Domingo - 12h às 19h
11 3065-4333
De acordo com o decreto Nº 61.149, de 17 de março de 2022, o uso de máscaras ou cobertura facial deixa de ser obrigatório em ambientes abertos e fechados. A medida não descarta a apresentação do comprovante de vacinação com no mínimo duas doses, que segue indispensável para a retirada de ingressos e acesso as salas de espetáculos.
UNIBES Cultural – Todos os direitos reservados.
Casa de Cultura de Israel CNPJ: 51.582.658/0001-90
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML, adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
If you’ve found a malfunction or have ideas for improvement, we’ll be happy to hear from you. You can reach out to the website’s operators by using the following email
Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements, alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website. In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels; descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups), and others. Additionally, the background process scans all of the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology. To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside of it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers), both for Windows and for MAC users.
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs, there may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to