SHOW PRETAMARELO: MÚSICA AFRONIPPO COM MAI SATO E DI GANZÁ

 

No dia 4 de abril de 2025, às 20h, o público terá a oportunidade de mergulhar na fusão única de culturas japonesa e brasileira no show de lançamento do álbum Pretamarelo, com Mai Sato e Di Ganzá. Lançado em dezembro de 2024, o álbum celebra a mestiçagem cultural, étnica e musical, revisitando a memória mítica dos ancestrais através da música.

Disco e show são resultado da colaboração entre a renomada cantora e compositora japonesa Mai Sato e o músico multi-instrumentista paulistano Giovani Di Ganzá. Juntos, eles exploram suas identidades musicais em um encontro que promove uma conexão profunda entre Brasil e Japão.

Durante a apresentação, o público apreciará uma rica diversidade de instrumentos, incluindo hane kin (harpa japonesa), viola caipira, shamisen, rabeca, flauta e baixo, além de percussões como taiko, congas e atabaques.

Participação especial de Isis Akagi (voz e percussões), Japonego (taiko), Luis Haruna (baixo) e Tânia Murakami (flauta e rabeca), cada um trazendo seu talento para enriquecer ainda mais a experiência musical.

 

Classificação indicativa: Livre

Ingresso: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia-entrada)

Realização do Ministério da Cultura e Unibes Cultural por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Sobre os(as) artistas:

Mai Sato
Mai Sato é cantora, compositora e musicista japonesa, residente no Brasil desde 2015. Toca hane kin (harpa japonesa), rabeca, violão, piano, berimbau e percussão. Desde criança, desenvolveu uma paixão pela música e participou de corais, óperas e musicais em diferentes países. Dedica-se à pesquisa de canções tradicionais de várias culturas, além de integrar o grupo de cantoras de músicas do mundo Vozes de Raiz.

Giovani Di Ganzá
Giovani Di Ganzá é um músico paulistano com uma carreira voltada para a composição de trilhas sonoras e a exploração das diversas formas de musicalidade afro-brasileira. Suas produções têm foco em temas de resistência cultural e quebra de fronteiras, com um trabalho que resgata e reinventa a música tradicional afro-brasileira para o cenário contemporâneo.

André Imamura (Japonego)

Natural de Itapecerica da Serra e iniciou sua prática no taiko aos 11 anos, influenciado por sua família japonesa. Ao longo de sua carreira, vem combinando a tradição do taiko com elementos da cultura afro-brasileira, influenciado pela obra de Solano Trindade e Raquel Trindade. É também membro do Grupo Min e do Fankama Obi, ambos com foco em pesquisas sobre música tradicional japonesa e africana.

Isis Akagi
Cantora e artista do corpo, com uma sólida formação acadêmica, é mestra em Artes pela ECA-USP e doutoranda em Mudança Social e Participação Política pela USP Leste. Sua pesquisa se foca nas questões do corpo amarelo dentro da sociedade brasileira. É vocalista e compositora da banda Rima Livre e atua no projeto Arvorar, dueto de voz e violão com Giovani Di Ganzá, no qual exploram sonoridades afro-nipo-brasileiras.

Luis Haruna

Músico, compositor e produtor, com uma carreira voltada para a exploração de ritmos étnicos. Atuou como produtor e músico na Magnífica Orchestra de Músicas do Mundo, no projeto Raízes do Japão e com o cantor JOVA. Além de seu trabalho artístico, Haruna está em pós-graduação em “Práticas Coletivas de Música Popular: Tradição e Contemporaneidade” pela Faculdade Santa Marcelina, onde continua a explorar novas possibilidades de arranjos e fusões de ritmos.

Tânia Murakami
É musicista graduada em Bacharelado em Música pela Faculdade Santa Marcelina. Participou de projetos de artistas como Tonho Penhasco, Mintcho Garrammone e Meramolim. Além disso, integrou a trilha sonora de Zeca Baleiro no espetáculo CUBO. Atualmente, toca na Magnífica Orquestra de Músicas do Mundo e em outros projetos de fusão de música tradicional japonesa e brasileira, como o Raízes do Japão.

 

Conhecer para incluir, conviver para transformar.

O pilar Cultura e Diversidade promove uma programação que difunde, reflete e valoriza os direitos humanos e culturais. Por meio de atividades culturais, abordamos desafios e conquistas das pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, questões de gênero, etnicidade, longevidade e também os direitos dos animais.

Programação

  • 04 de abril
    20h00 às 21h00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO RETRATOS REVELADOS

de 07 de maio à 10 de maio

confira as sessões

FEIRA NA ROSENBAUM - FEIRA DE TODAS AS MÃES

de 08 de maio das 19h00 até 29 de maio às 20h30

JORNADA “JUDEUS NO BRASIL: IMIGRAÇÃO, MEMÓRIA E CULTURA”

10 de maio às 10h30

OFICINA COMECE A PLANEJAR O MARKETING DA SUA EMPRESA

10 de maio às 20h00

CONCERTO "LAS FLORES DE CERCA" COM VICENTE NAVARRO

em 15 de maio, 22 de maio, 29 de maio

confira as sessões

DANÇA CIRCULAR: MOVIMENTO E CONEXÃO

15 de maio às 19h30

BATE-PAPO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

de 17 de maio à 18 de maio

confira as sessões

2º FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO

17 de maio às 13h00

OFICINA DE PRÁTICAS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM GRUPO ERA UMA VEZ

17 de maio às 16h00

ESPETÁCULO CÍRCULO DAS BALEIAS COM CIA PIA FRAUS

18 de maio às 15h00

OFICINA DE BORDADO EM FOTOGRAFIA COM SARAH LEAL

18 de maio às 18h30

CONCERTO DAS TREVAS À LIBERDADE COM ORQUESTRA DE CORDAS LAETARE

24 de maio às 15h00

FOTROCA COM THOMAS DEGEN

25 de maio às 10h30

OFICINA CADERNOS SUSTENTÁVEIS COM RAIZ OLIVEIRA