Seminário Cartografias da Dignidade: Direitos Humanos, Memória e Justiça Social Com ABRESC

 

No dia 4 de dezembro de 2025, a Academia Brasileira de Escritores (ABRESC), em parceria com a Unibes Cultural, realiza o seminário Cartografias da Dignidade: Direitos Humanos, Memória e Justiça Social, dedicado ao diálogo entre literatura, direitos humanos e memória social. Ao longo do dia, a programação propõe reflexões sobre o papel da palavra escrita como instrumento de análise crítica, preservação histórica e construção de horizontes democráticos.

As atividades têm início às 14h30 com um debate entre pesquisadoras, pesquisadores, autoras, autores e profissionais da cultura sobre as contribuições da literatura para a defesa dos direitos humanos e a consolidação de uma cultura de justiça social.

À noite, a ABRESC promove a Outorga dos Títulos de Imortais e Chanceleres, cerimônia solene que marca a entrada da nova turma de membros da Academia. Em formato black-tie, o encontro reafirma o compromisso institucional com a ética, a criatividade e a difusão da escrita brasileira. A combinação entre reflexão crítica e rito simbólico ressalta a literatura como espaço de encontro, responsabilidade pública e valorização da dignidade humana.

 

Programa do evento:

14:30 – 15:15 – Conferência de Abertura: “Territórios da Palavra: Literatura Hebraica, Deslocamento e Ética da Dignidade” – Profa. Dra. Nancy Rozenchan

 

15:15 – 16:15 – Mesa-redonda: “Memória como Justiça Social”

Profa. Dra. Marina Costin Fuser

Prof. Dr. Vladimir Miguel Rodrigues

 

16:15 – 17:30 – Mesa-redonda: “Relatos da existência: a convergência entre memória, história e literatura”

Profa. Dra. Lyslei Nascimento

Prof. Dr. João Paulo Vani

 

Classificação indicativa: 14 anos

Gratuito

 

Participantes:

João Paulo Vani é escritor, editor e pesquisador, é presidente e fundador da Academia Brasileira de Escritores (ABRESC). Com mais de duas décadas de atuação no mercado editorial, dirige o Grupo HN e coordena selos de educação, saúde, literatura e humanidades. Doutor em Teoria Literária com pós-doutorado em linguística aplicada, com foco na formação do professor de língua estrangeira (UNESP) e em português como língua estrangeira (Universidade do Minho, Portugal), é pós-doutorando em História Social pela FFLCH/USP, desenvolvendo pesquisas em linguística aplicada, história intelectual e políticas da memória. É autor e organizador de livros, criador de projetos institucionais e curador de eventos culturais. Participa de iniciativas de internacionalização com instituições no Brasil, Europa e Estados Unidos.

 

Lyslei Nascimento é doutora em Literatura Comparada pela UFMG e tem pós-doutorado pela Universidade de Buenos Aires e USP. Professora Associada da Faculdade de Letras da UFMG, atua em Teoria da Literatura, Literatura Comparada e Estudos Judaicos. Coordena o Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG e foi editora da revista Arquivo Maaravi. Integra o GT de Literaturas Estrangeiras da ANPOLL e é pesquisadora de grupos na USP e UFMG. Recebeu o Travel Award for Latin American Jewish Research (University of Texas, Austin).

 

Marina Costin Fuser é pós-doutoranda em tecnologias da inteligência, pesquisando a semiótica de robôs feministas. Cientista social, é doutora em cinema e estudos de gênero pela Universidade de Sussex (CAPES), com período sanduíche em Berkeley. Suas pesquisas incluem Simone de Beauvoir, Hilda Hilst e o cinema de Trinh T. Minh-ha. Lecionou na área de estudos culturais em Sussex. Publicou Palavras que Dançam à Beira de um Abismo (EDUC) e coeditou Mulheres Atrás das Câmeras (Estação Liberdade).

 

Nancy Rozenchan é graduada em Línguas Orientais (Hebraico) pela USP, é mestre, doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela mesma instituição, pela qual também desenvolveu estágio de pós-doutoramento; possui, ainda, estágio de pós-doutorado na University of California. Professora aposentada da USP, integra os conselhos editoriais da Revista OrientEs e do Arquivo Maaravi. Suas pesquisas abordam literatura hebraica, literatura feminina, literatura israelense e autoras como Yehudit Hendel.

 

Vladimir Miguel Rodrigues é bacharel em Letras (Tradução) e licenciado em Filosofia, é mestre e doutor em Letras pela UNESP. Autor de O X de Malcolm e a questão racial norte-americana (Unesp, 2013) e Filosofia em tempos inquietos (Chiado, 2017). Realizou estágio na UCLA sob supervisão de Robin Kelley. Pesquisa literatura de resistência, marginalidade e questões raciais. Professor de Filosofia e História, também atua como cronista. Sua tese recebeu o Prêmio Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos (Unicamp/Instituto Herzog) e o Grande Prêmio Unesp de Teses (2021). É pós-doutorando colaborador na Unicamp.

 

Sobre a ABRESC: 

A Academia Brasileira de Escritores foi idealizada e fundada com o propósito de reunir escritores de diferentes áreas do conhecimento e da criação literária, estabelecendo-se como um espaço de valorização da palavra, da memória e da identidade cultural brasileira. Sua criação dialoga com a tradição das academias de letras e cultura do país, mas traz uma proposta renovada: ser mais aberta, conectada e atuante em rede, colocando-se como um polo de integração entre autores, leitores e instituições culturais.

 

 

*Empresas e pessoas físicas podem apoiar a arte, a cultura e a inclusão. Entre em contato conosco e doe para a Unibes Cultural – (11) 97614-9193. Você também pode contribuir com o Unibes Bazar doando roupas, utensílios e outros itens.

 

Esta programação faz parte do pilar Raízes Judaicas e conta com apoio master de Norfil e Banco Safra, apoio de Autopel, Grupo GR e Grupo Haganá, patrocínio do Banco Daycoval e realização do Ministério da Cultura e Unibes Cultural por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Raízes que nos conectam, culturas que nos transformam.

O pilar Raízes Judaicas celebra, reflete e compartilha a riqueza cultural e a atualidade da comunidade judaica, dialogando com todos que se interessam por artes, empreendedorismo, tecnologia e desenvolvimento humano.

Programação

  • 04 de dezembro
    14h30 às 21h00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 26 de agosto das 12h00 até 14 de dezembro às 19h00

Exteriores - Fotografias de Bob Wolfenson

de 26 de agosto das 12h00 até 14 de dezembro às 19h00

Unibes. Um Legado de Autonomia, Transformando Gerações

de 05 de novembro das 12h00 até 14 de dezembro às 19h00

Exposição Mooca Judaica: Histórias e Memórias de uma Comunidade

de 13 de novembro das 12h00 até 14 de dezembro às 19h00

Exposição "Onde As Borboletas Não Habitam"

29 de novembro às 15h00

Oficina de Fotografia Baseada na Obra de Dois Grandes Mestres Com Ricardo Biserra

30 de novembro às 15h00

Oficina RisoSapiens - Desvele Com Vanessa Castilho

30 de novembro às 15h30

Viva o Verde! - Contação de História com Argene Ivasco e Thatiana Furtado

30 de novembro às 17h30

Cine Debate Esses São os Nomes - Em busca de um judaísmo perdido

03 de dezembro às 19h30

Exposição Exteriores – Visita Guiada Por Bob Wolfenson

04 de dezembro às 14h30

Seminário Cartografias da Dignidade: Direitos Humanos, Memória e Justiça Social Com ABRESC

04 de dezembro às 20h00

Palestra Israel, Macabeus do Passado e de Hoje Com Marcel Berditchevsky

06 de dezembro às 10h30

Visita Guiada Com Magnólia Costa – MAC USP

06 de dezembro às 12h00

20ª Feira Mente Empreenda + Bazar das Luzes Pop Up

06 de dezembro às 15h00

Workshop Sabedoria em Estampa Africana: Tecido e Amarração de Turbante com Priscila Vieira

06 de dezembro às 17h00

Cordas Dedilhadas com Alexandre Ribeiro e Alunos