Raízes do Japão: Show Genbaku

 

No dia 31 de outubro de 2025, às 20h, a Unibes Cultural apresenta Raízes do Japão: show “Genbaku”, um espetáculo que retrata o momento e as consequências das duas bombas atômicas que foram lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki em 1945 que mataram mais de 150 mil pessoas em poucos segundos.

Por meio de músicas tradicionais japonesas, poesias, efeitos sonoros e dança butoh, o grupo formado por Ísis Akagi (voz, percussões e dança), Japonego (taiko e percussões), Luis Haruna (trompete e violão) e Tânia Murakami (flauta e piano) revisita o horror e a dor deixados pela tragédia, estabelecendo pontes simbólicas entre passado e presente. O resultado é uma experiência sensorial e artística que combina ancestralidade, memória e resistência. 

Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada)

 

Sobre os artistas:
André Imamura (Japonego) nasceu em Itapecerica da Serra e cresceu em Embu das Artes. Iniciou-se no taiko aos 11 anos, influenciado pela família japonesa, e mantém essa prática até hoje. Pela linhagem afro-brasileira, é herdeiro da trajetória de Solano e Raquel Trindade. Atuou em grupos como o Grupo Min — voltado à música tradicional japonesa — e o Fankama Obi, que pesquisa sonoridades do Oeste africano.

Ísis Akagi é cantora, artista do corpo e pesquisadora. Mestra em Artes pela ECA-USP e doutoranda em Mudança Social e Participação Política pela USP Leste, investiga a representação do corpo amarelo na sociedade brasileira. É vocalista da banda Rima Livre e integra o projeto Arvorar, dueto de voz e violão que explora sonoridades afro-nipo-brasileiras.

Luis Haruna é músico, compositor e produtor, com foco em projetos que exploram ritmos étnicos. Atua como produtor e instrumentista em A Magnífica Orchestra de Músicas do Mundo, na banda Versa Libertália e em trabalhos com o cantor JOVA. Pesquisador do projeto Raízes do Japão, dedica-se ao estudo das intersecções entre as músicas japonesa e cubana, tema de sua pós-graduação na Faculdade Santa Marcelina.

Tânia Murakami é pianista, flautista, rabequeira e cantora. Graduada pela Faculdade Santa Marcelina, integrou discos de artistas como Tonho Penhasco, Mintcho Garrammone e Maurício Pereira. Participou de espetáculos com Zeca Baleiro e Athalyba e a Firma, e criou a performance TaiChi JarDim. Atualmente, atua na Magnífica Orquestra de Músicas do Mundo e no projeto Raízes do Japão.

 

Esta programação faz parte do pilar Expressões Culturais, com apoio master do Itaú, Laranjinha Itaú e Grupo CSN, apoio da Autopel, patrocínio do Banco Daycoval e realização do Ministério da Cultura e Unibes Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Criatividade que inspira, cultura que transforma.

O pilar Expressões Culturais incentiva e divulga artistas de diversos segmentos, fortalecendo a economia criativa e promovendo a pluralidade de culturas, linguagens e o intercâmbio de ideias.

Programação

  • 31 de outubro
    20h00 às 21h00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 26 de agosto das 12h00 até 14 de dezembro às 19h00

Exteriores - Fotografias de Bob Wolfenson

de 26 de agosto das 12h00 até 21 de dezembro às 19h00

Unibes. Um Legado de Autonomia, Transformando Gerações

de 09 de outubro das 19h00 até 13 de novembro às 20h30

Israel: de 1948 até o Presente - O Olhar do Cinema com Bruno Szlak

31 de outubro às 20h00

Raízes do Japão: Show Genbaku

01 de novembro às 14h30

2ª Mostra Circense - Oficina Infantil de Iniciação a Palhaçaria

01 de novembro às 15h00

Oficina de Fotografia Com Celular Com Ricardo Biserra

01 de novembro às 16h00

2ª Mostra Circense - Oficina Infantil de Iniciação a Palhaçaria

02 de novembro às 18h30

Encontro de Corais

de 05 de novembro das 12h00 até 14 de dezembro às 19h00

Exposição Mooca Judaica: Histórias e Memórias de uma Comunidade

05 de novembro às 18h30

Lançamento de Livro e Painéis de Debate - Conexões do Olhar: A fotografia como ferramenta de transformação social de Paula Poleto

05 de novembro às 20h00

Exposição Mooca Judaica: Bate-Papo com as pesquisadoras Adriana Abuhab Bialski e Myriam Rosenblit Szwarcbart

06 de novembro às 19h30

Entre Palavra, Silêncio e Delírio – Lançamento de Livro e Roda de Conversa com Natalie Salazar e Patricia Wagner

07 de novembro às 16h00

2ª Mostra Circense - Oficina Infantil de Iniciação a Palhaçaria

07 de novembro às 20h00

CONCERTANTE – ECOS DO BARROCO COM SONARE ANTICO

08 de novembro às 16h30

2ª Mostra Circense - Oficina Infantil de Iniciação a Palhaçaria