Siga-nos nas redes sociais

PALESTRA “QUATRO MULHERES, QUATRO PENSADORAS DA IMAGEM” COM SIMONETTA PERSICHETTI

 

No dia 17 de outubro de 2024, acontece a palestra Quatro Mulheres, Quatro Pensadoras da Imagem, destacando as contribuições culturais de Susan Sontag, Rosalind Krauss, Susie Linfield e Ariella Azoulay, quatro das maiores pensadoras da fotografia contemporânea.

Conduzida pela renomada Simonetta Persichetti, doutora em Psicologia Social pela PUC-SP e pós-doutora pela ECA-USP, o encontro pretende explorar os textos, obras e visões dessas notáveis pensadoras. Simonetta, com sua vasta experiência como professora de Fotojornalismo e curadora de fotografia, traz uma abordagem única e profunda sobre o impacto dessas mulheres no cenário fotográfico global.

Desde o seu surgimento no século XIX, a fotografia não apenas mudou a forma como vemos o mundo, mas também provocou profundas reflexões sobre a relação entre imagem, verdade e poder. Inicialmente vista apenas como um meio de registro visual, a fotografia evoluiu para se tornar uma ferramenta de questionamento social, político e estético. Essas quatro pensadoras foram pioneiras em explorar e expandir o entendimento do papel da fotografia na sociedade contemporânea.

Susan Sontag (1933-2004, Estados Unidos)
Escritora, ensaísta e filósofa norte-americana, Sontag é mundialmente conhecida por seu livro Sobre a Fotografia (1977), no qual analisa o impacto das imagens fotográficas na cultura. Sua obra reflete sobre como a fotografia molda a percepção da realidade e as implicações éticas das imagens, especialmente em tempos de guerra e sofrimento. Sontag argumenta que as imagens podem tanto conscientizar quanto dessensibilizar o público diante dor alheia.

Rosalind Krauss (1941-, Estados Unidos)                
Crítica de arte e teórica norte-americana, Krauss é uma das mais influentes pensadoras da arte contemporânea. Fundadora da revista October, suas obras, como A Originalidade da Vanguarda e Outros Mitos Modernos (1985), exploram como a fotografia desafia conceitos tradicionais de arte, como originalidade e autoria. Krauss vê a fotografia como uma ferramenta vital para compreender as transformações da arte moderna e pós-moderna.

Susie Linfield (1955-, Estados Unidos)
Jornalista e professora norte-americana, Linfield se destaca por suas análises sobre a interseção entre fotografia, política e direitos humanos. Em seu livro The Cruel Radiance: Photography and Political Violence (2010), Linfield discute como as imagens de violência e sofrimento podem influenciar nossa consciência política e moral, despertar empatia e humanizar os espectadores, ao invés de apenas explorar a dor.

Ariella Azoulay (1962-, Israel)
Historiadora e teórica israelense, Azoulay é conhecida por suas investigações sobre o impacto social e político da fotografia. Em sua obra The Civil Contract of Photography (2008), Azoulay propõe que a fotografia cria uma relação ética entre o fotógrafo, o fotografado e o espectador, podendo tanto reforçar estruturas de poder quanto atuar como um meio de resistência e transformação social, especialmente em contextos coloniais e pós-coloniais.

 

Condução:

Simonetta Persichetti possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1979), mestrado em Comunicação e Artes pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É Pós-Doutora pela Escola de Comunicação e Artes, USP (2017). Foi professora de Fotojornalismo no programa de graduação (2009-2021) e pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero na linha de pesquisa Jornalismo, Imagem e Entretenimento (2011-2021). Publicou os livros Imagens da Fotografia Brasileira I (1997) Imagens da Fotografia Brasileira II (2000). Foi também autora de entrevistas e textos para o livro Encontros com a Fotografia (2009). Organizou a coleção Senac de Fotografia, como editora de texto e imagem (2003-2009). Ministra palestras e cursos sobre fotografia pelo Brasil. É colunista e membro do Conselho Editorial da revista ArteBrasileiros e crítica de fotografia do jornal Estado de S. Paulo. De 2009 a 2015, atuou como curadora de fotografia da Galeria Arte Plural, em Recife. Ganhadora do Prêmio Jabuti de Reportagem 1999. E o 1º Lugar na categoria de jornalista 2008/2009 do Melhor da Fotografia Clix.

 

Classificação indicativa: 16 anos

Gratuito

 

Para aproveitar e aprender

O pilar Expressões Culturais foi criado para fomentar e divulgar artistas de todos os segmentos, apoiando a economia criativa e promovendo a pluralidade de linguagens, de culturas e o intercâmbio de ideias.

 

Programação

17/10/2024
das 19:00
às 20:00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

De 3 de agosto às 13:30

Até 22 de dezembro às 19:00

EXPOSIÇÃO ANNE FRANK: DEIXEM-NOS SER

De 26 de outubro às 12:00

Até 24 de novembro às 20:00

EXPOSIÇÃO "DESTERRADOS" DE EVA CASTIEL, FULVIA MOLINA E BRUNO FERREIRA

De 30 de outubro às 12:00

Até 22 de dezembro às 19:00

EXPOSIÇÃO “TERRA INCÓGNITA” DE ADRIANO GAMBARINI

22 de novembro às 18:00

LANÇAMENTO DA PLATAFORMA TEATRIX - ARGENTINA FOR EXPORT

23 de novembro às 14:30

OFICINA “BALAIO DE PALAVRAS BANTO” COM COLETIVO CAFUZAS

23 de novembro às 16:00

WORKSHOP “VERSOS DA ALMA” COM VANESSA CASTILHO

27 de novembro às 09:00

2º FESTIVAL DE CULTURA, ESG E SUSTENTABILIDADE - DE BAKU A BELÉM: DO FINANCIAMENTO CLIMÁTICO ATÉ A PRIMEIRA COP NA FLORESTA AMAZÔNICA

28 de novembro às 20:00

CONCERTO "SINFONIA DE BOLEROS" COM BANDA CCC CUBA - PEPE CISNEROS, JORGE CERUTO E CARLOS CEIRO

1 de dezembro às 16:00

CINE DEBATE COM O FILME ACORDO COM LAMPIÃO? SÓ NA BOCA DO FUZIL! DE MARCELO FELIPE SAMPAIO E MOACIR ASSUNÇÃO
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design