OFICINA “BALAIO DE PALAVRAS BANTO” COM COLETIVO CAFUZAS

 

No dia 23 de novembro de 2024, o Coletivo Cafuzas convida crianças para uma viagem de descoberta e redescoberta na oficina Balaio de Palavras Banto. Imagine um grande balaio cheio de palavras misteriosas, palavras que falamos todos os dias, mas raramente pensamos de onde vêm. Será que você já parou para sentir o peso, a história e a música que cada uma delas carrega?

Rosana Borges Silva e Aline Oliveira vão ajudar a desvendar o significado e a origem de palavras como dengo, samba, bagunça, moleque e fubá — e tantas outras que dançam na língua portuguesa, mas vêm de longe, das raízes banto. O que cada palavra revela? Como ela ecoa em nossa cultura, em nossos diálogos, em nossos sonhos?

Neste encontro, as crianças vão explorar o poder das palavras de forma lúdica e brincante. E, para finalizar, em um grande movimento coletivo, vamos transformar essas palavras em um poema vivo, pulsante, cheio de sons e ritmos, como um batuque que ressoa e fica.

Que palavras vão nascer deste balaio?

 

Classificação indicativa: Livre (crianças acompanhadas dos pais)

Gratuito

Vagas limitadas

Próxima oficina: 14/12

 

O Coletivo Cafuzas é formado por:

Rosana Borges Silva é atriz formada pelo Teatro Escola Macunaíma (2008) e narradora de histórias formada no Curso Básico de formação para contadores de histórias na biblioteca Hans Christian Andersen, ministrado por Ana Luísa Lacombe, Kelly Orasi e Simone Grande (2009). Atualmente, cursa Psicologia na Universidade Unipaulistana. Como atriz-criadora, participou do núcleo de pesquisa teatral dirigido por Juliana Sanches, do grupo XIX de Teatro, que resultou no espetáculo “América Vizinha”, contemplado pelo Proac. Foi contemplada na segunda edição do Programa Agente Comunitário de Cultura com o projeto “Histórias mediando encontros em Itaquera”.

 

Aline Oliveira é professora (graduada em Letras e pós-graduada em Educação), escritora, contadora de histórias e percussionista no Bloco Afro Ilú Obá de Min. Atua na Educação Básica formal desde 2015. É uma das 20 escritoras negras integrantes da Coletânea Raízes – resistência histórica, com textos publicados em mais duas coletâneas: Sarau das Minas – faço da minha voz a minha arma e Nosso afeto é potência – mulheres do agogô tecendo histórias.

 

 

O pilar Educativo e Transversalidades foi criado para oferecer oportunidades de aprendizado que promovam o respeito e a valorização da diversidade cultural, e estimulem a curiosidade e o pensamento crítico sobre as coisas e o mundo.

 

 

Programação

23/11/2024
das 14:30
às 15:30

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
EXPOSIÇÕES, ESPETÁCULOS E PEÇAS...
TUDO PENSANDO EM VOCÊ!
PROGRAMAÇÃO EM BREVE
ESPERAMOS VOCÊ EM 2025!