OFICINA “A POESIA DO SAMBA NAS CAIXINHAS DE FÓSFORO” COM COLETIVO CAFUZAS

 

No dia 14 de dezembro de 2024, o Coletivo Cafuzas convida as crianças para uma animada oficina chamada A Poesia do Samba nas Caixinhas de Fósforo! Será uma verdadeira viagem rítmica, cheia de alegria e história, onde a diversão encontra o aprendizado. Tudo começa com uma história inspiradora sobre a lendária Dona Ivone Lara, uma enfermeira que virou a ‘Rainha do Samba’, e as crianças serão recebidas com muita animação para descobrir como uma simples caixinha de fósforo se tornou um instrumento icônico nas rodas de samba!

Vamos voltar no tempo e explorar como, em uma época em que o samba chegou a ser proibido, as mulheres negras mantinham o ritmo vivo e pulsando nos quintais de suas casas. Com muito carinho e determinação, elas protegeram e transmitiram essa tradição até hoje!

Depois da contação, as crianças são convidadas a criar suas próprias caixinhas de ritmo, usando feijões, tecidos e papéis coloridos. A oficina termina em uma roda de samba animada, em que as crianças poderão experimentar o som que ajudaram a criar! Será uma hora repleta de ritmo, criação e alegria para toda a família. Tragam a energia e o sorriso, que o samba está garantido!

                                                                                        

Classificação indicativa: Livre (crianças acompanhadas dos pais)

Gratuito

Vagas limitadas

 

O Coletivo Cafuzas é formado por:

Rosana Borges Silva é psicóloga formada em 2021 pela Universidade Unipaulistana. Contadora de histórias formada pelo Curso Básico de Formação para Contadores de Histórias da Biblioteca Hans Christian Andersen e mediadora de leitura formada pela empresa A Cor da Letra, ambos em 2009. Atriz formada pelo Teatro Escola Macunaíma em 2008. Integra o Coletivo Cafuzas, que desde 2014 idealizou e desenvolveu seis projetos contemplados em editais públicos dentro da área de literatura, com foco em temáticas dos povos indígenas, afro-brasileiros e africanos.

Aline Oliveira é professora (graduada em Letras e pós-graduada em Educação), escritora, contadora de histórias e percussionista no Bloco Afro Ilú Obá de Min. Atua na Educação Básica formal desde 2015. É uma das 20 escritoras negras integrantes da Coletânea Raízes – resistência histórica, com textos publicados em mais duas coletâneas: Sarau das Minas – faço da minha voz a minha arma e Nosso afeto é potência – mulheres do agogô tecendo histórias.

 

 

O pilar Educativo e Transversalidades foi criado para oferecer oportunidades de aprendizado que promovam o respeito e a valorização da diversidade cultural, e estimulem a curiosidade e o pensamento crítico sobre as coisas e o mundo.

 

 

Programação

14/12/2024
das 14:30
às 15:30

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
EXPOSIÇÕES, ESPETÁCULOS E PEÇAS...
TUDO PENSANDO EM VOCÊ!
PROGRAMAÇÃO EM BREVE
ESPERAMOS VOCÊ EM 2025!