MOSTRA XV: BRAZILIAN FILM FESTIVAL

 

No dia 6 de dezembro de 2024, acontece mais uma edição da MOSTRA XV: Brazilian Film Festival com a exibição gratuita de dois filmes da nova safra do cinema brasileiro. O festival acontece há 15 anos em Chicago (EUA) e há 10 anos em São Paulo, e destaca-se por trazer filmes de ‘consciência social’, um gênero que utiliza o cinema como ferramenta de reflexão e transformação, abordando temas relevantes para a sociedade brasileira e mundial. Este gênero procura retratar, com profundidade e autenticidade, questões sociais, culturais e políticas que muitas vezes permanecem invisíveis ou pouco discutidas.

Em Eu Sou Maria, de Clara Linhart, o drama ficcional revela os desafios de uma jovem que lida com o choque de realidades sociais e a luta por seu espaço em um ambiente elitizado. Já o documentário Servidão, de Renato Barbieri e Neto Borges, proporciona uma visão incisiva sobre a exploração e as condições análogas ao trabalho escravo no Brasil, especialmente na Amazônia, abordando a resistência e as histórias de quem vive essa realidade. Ambos os filmes exemplificam como o cinema brasileiro contemporâneo se compromete com uma narrativa crítica e informativa, que busca dar voz a pautas essenciais.

 

PROGRAMAÇÃO:

15h – EU SOU MARIA

Ficção | 90 min | 2023 |Direção: Clara Linhart

Sinopse: Drama que acompanha a protagonista Maria (Núbia Maurício), de 15 anos, moradora de uma comunidade do Rio de Janeiro com a mãe, Célia, e o irmão mais novo. Por se destacar em uma prova de redação, Maria consegue uma bolsa de estudo em um dos melhores colégios particulares da zona Sul. Porém, agora, ela deve lidar com uma realidade muito diferente daquela com a qual estava acostumada, encarando o desafio de manter suas notas altas e provar que merece estar ali.

Classificação Indicativa: 14 anos.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=5DA2O8qc-DI&t=14s

 

17h – SERVIDÃO

Documentário | 72 min | 2024 | Direção: Renato Barbieri e Neto Borges

Sinopse: Documentário sobre o trabalho escravo contemporâneo com foco na Amazônia brasileira. Foram ouvidos trabalhadores rurais escravizados em frentes de desmatamento no Norte do Brasil e abolicionistas de diferentes vertentes. Embora as condições de trabalho análogas à de escravo sejam consideradas crime previsto pelo Código Penal Brasileiro, o regime da servidão é praticado no Brasil desde sempre, há cinco séculos.

Classificação indicativa: 12 anos.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=WJoHtuEIFYk

 

Para aproveitar e aprender

O pilar Expressões Culturais foi criado para fomentar e divulgar artistas de todos os segmentos, apoiando a economia criativa e promovendo a pluralidade de linguagens, de culturas e o intercâmbio de ideias.

Programação

  • 06 de dezembro de 2024
    15h00 às 19h00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO RETRATOS REVELADOS

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

de 02 de maio à 04 de maio

confira as sessões

5º FESTIVAL DE ARTE ANALÓGICA SÃO PAULO - POR QUE ANALÓGICA?

05 de maio às 09h00

SEMINÁRIO UNIBES CULTURAL: LEI DE INCENTIVO À RECICLAGEM

de 08 de maio das 19h00 até 29 de maio às 20h30

JORNADA “JUDEUS NO BRASIL: IMIGRAÇÃO, MEMÓRIA E CULTURA”

10 de maio às 10h30

OFICINA COMECE A PLANEJAR O MARKETING DA SUA EMPRESA

17 de maio às 13h00

OFICINA DE PRÁTICAS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM GRUPO ERA UMA VEZ

24 de maio às 15h00

FOTROCA COM THOMAS DEGEN

25 de maio às 10h30

OFICINA CADERNOS SUSTENTÁVEIS COM RAIZ OLIVEIRA

06 de junho às 19h45

TEAGO OLIVEIRA APRESENTA O SHOW "BOA SORTE AO VIVO"