LANÇAMENTO DO LIVRO “DISCURSOS DE ÓDIO: O RACISMO RECICLADO NOS SÉCULO XX E XXI” – COLEÇÃO DEBATES

 

No dia 7 de dezembro de 2024, será lançada a coletânea Discursos de Ódio: O Racismo Reciclado nos Séculos XX e XXI, organizada pela historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro. Parte da Coleção Debates da Editora Perspectiva, o livro reúne 14 ensaios que analisam como recursos retóricos e mídias aparentemente inofensivas, como jogos de tabuleiro, videogames e charges, têm sido historicamente usados para difundir visões reacionárias e intolerantes, especialmente entre jovens.

Os ensaios abordam a propagação dos discursos de ódio por grupos de extrema direita e esquerda radical no mundo globalizado, inclusive no Brasil, explorando temas como a negação do Holocausto, a manipulação do conceito de genocídio e o ataque a judeus, negros, ciganos, mulheres, LGBTQIA+, povos originários, ecologia e direitos humanos.

O livro destaca ainda os impactos da ausência de legislação específica para redes sociais, o anonimato em fóruns online e a desinformação sobre “crimes da palavra”, mostrando como falas racistas, xenofóbicas, homofóbicas e transfóbicas são frequentemente mascaradas como liberdade de expressão.

O evento contará com sessão de autógrafos e falas dos autores sobre a relevância dos temas abordados.

 

Classificação indicativa: Livre

Gratuito

 

ORGANIZADORA:

Maria Luiza Tucci Carneiro

Romancista e Historiadora do Departamento de História da Universidade de São Paulo, coordenadora o LEER (Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação, do Departamento de História, FFLCH-USP.  Autora dos livros: Os Diabos de Ourém (2023); Impressos Subversivos: Arte e Cultura Política. Brasil, 1924-1964; Dez Mitos Sobre os Judeus; Cidadão do Mundo: O Brasil diante do Holocausto e dos Refugiados do Nazifascismo, 1933-1948 (2011); Preconceito Racial em Portugal e Brasil Colônia (3ed. 2005); O Antissemitismo na Era Vargas (3ed. 2001), dentre outros.

 

AUTORES:

Carolina Sieja Bertin

Graduada em Letras, mestre e doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo, com parte dos estudos realizados na Universidade de Harvard. É pedagoga pelo Centro Universitário Senac e especialista em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos. Publicou Sob a Sombra de um Xale: Um Estudo Sobre a Estética de The Shawl (Novas Edições Acadêmicas, 2013) e diversos artigos em periódicos especializados. Atualmente, é professora da Beit Yaacov Escola, em São Paulo.

 

Elias Thomé Saliba

Graduado, mestre e doutor em História pela USP, onde obteve a Livre Docência em Teoria da História. É Professor Titular do Departamento de História da USP desde 1990, pesquisador 1A do CNPq e membro da Associação Internacional de Historiadores do Humor. Especialista em História Cultural, com ênfase no Brasil republicano, desenvolve pesquisas sobre a história cultural do humor. Entre suas publicações destacam-se Raízes do Riso (Companhia das Letras) e Crocodilos, Satíricos e Humoristas Involuntários: Ensaios de História Cultural do Humor (Intermeios/USP, 2018).

 

Emerson César de Campos

Professor Titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e do Mestrado Profissional em Ensino de História. Atua nos temas história do tempo presente, culturas políticas, cidades, migrações, história dos Estados Unidos, histórias em quadrinhos, humor, literatura e ensino de história.

 

Jaqueline Martinho dos Santos

Bacharel, mestre e doutoranda no Programa de História Social da FFLCH-USP. Seus estudos concentram-se em história e literatura, escravidão e abolição no Brasil, racismo e relações raciais na sociedade brasileira.

 

Leslie Marko

Doutora pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2016), mestre em Teoria e Prática do Teatro, diretora e teatro-educadora formada pela ECA e pela Faculdade de Educação da USP. Integra o ARQSHOAH/LEER (Laboratório de Estudos de Etnicidade, Racismo e Discriminação) e atua como docente na ESPM. Dirigiu o espetáculo Mergulho, voltado para professores e estudantes de escolas municipais nos CEUs de São Paulo, em parceria com a B’nai B’rith e a Secretaria Municipal de Educação.

 

Juliana Lavezo

Graduada em História (2008) e Pedagogia pela UNESP (2013), mestre (2015) e doutora em História pela USP (2018). Possui especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP (2014). É professora da rede pública de ensino e tem experiência nas áreas de história e educação, com foco em biografia, testemunho e Segunda Guerra Mundial.

 

Marina de Mello e Souza

Professora do Departamento de História da USP. Autora dos livros Além do Visível: Poder, Catolicismo e Comércio no Congo e em Angola (Séculos XVI e XVII); África e Brasil Africano; Reis Negros no Brasil Escravista: História da Festa de Coroação de Rei Congo; e Paraty: A Cidade e as Festas.

 

Paulo Daniel Farah

Professor da FFLCH/USP e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (PPGHDL/FFLCH/USP). Lidera o NAP Brasil África/USP e o Grupo de Pesquisa “Temáticas, Narrativas e Representações Árabes, Africanas, Asiáticas e Sul-Americanas e de Comunidades Diaspóricas” (CNPq). Também coordena projetos no Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) e em parceria com a ONU.

 

Robson Scarassati Bello

Graduado em História, mestre e doutor em História Social pela USP. Suas pesquisas focam em videogames como representação histórica, com destaque para Assassin’s Creed, e na relação entre lúdico e memória em filmes e jogos sobre o Oeste Americano.

 

O LEER – Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação dedica-se às pesquisas sobre identidades étnicas e as suas interfaces no âmbito das políticas culturais e dos direitos humanos. Criado em 2005, seu objetivo é ser um centro de referências sobre a história e a memória desses grupos, presentes na sociedade brasileira, com ênfase no direito que todo ser humano tem de ser diferente.

 

Coleção Debates

Dedicada à publicação da ensaística de ponta nos diferentes ramos das Artes e Ciências Humanas, a coleção Debates, traz contribuições significativas e, às vezes fundamentais, de autores como Umberto Eco, Roman Jakobson, Max Bense, Martin Buber, Tzvetan Todorov, Fernand Braudel, Gershom Scholem, Antonio José Saraiva, José Augusto Seabra, Anatol Rosenfeld, Benedito Nunes, Affonso Ávila, Augusto de Campos, Haroldo de Campos, Décio de Almeida Prado, Sábato Magaldi, para citar apenas alguns dos autores que compartilharam com o leitor seus questionamentos e suas experiências nos mais de trezentos títulos já publicados.

 

Nós nos conectamos com a nossa cultura, e você?

Esta atividade integra o pilar Raízes Judaicas, criado para prestigiar, refletir e compartilhar as raízes da comunidade e sua cultura, com todos que se interessam por artes, empreendedorismo, tecnologia e desenvolvimento humano.

 

Programação

07/12/2024
das 15:00
às 18:00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
EXPOSIÇÕES, ESPETÁCULOS E PEÇAS...
TUDO PENSANDO EM VOCÊ!
PROGRAMAÇÃO EM BREVE
ESPERAMOS VOCÊ EM 2025!