Siga-nos nas redes sociais

JÓIAS MUSICAIS DO TEATRO E DA LITERATURA ÍDICHE COM ORQUESTRA DE CORDAS LAETARE

 

No dia 15 de setembro de 2024, acontece um espetáculo musical único, celebrando o rico legado do Teatro Ídiche e das obras da Literatura Ídiche que inspiraram sua interpretação musical. Liderado pela Orquestra de Cordas Laetare, sob regência de Muriel Waldman, o concerto reúne ainda os Corais Beitênu e Kadosh e Sharsheret, e os solistas convidados Danny Markus e Nicole Borger.

Após o trauma da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto, a cultura ídiche e sua língua têm sido redescobertas e valorizadas em todo o mundo. Escritores renomados como Sholem Aleichem, Isaac Bashevis Singer, e compositores como Abraham Ellstein e Sholom Secunda, são hoje celebrados por sua contribuição inestimável à cultura judaica.

A Orquestra de Cordas Laetare foi criada por Muriel Waldman em 2007 e reúne 30 instrumentistas, que atuam com expressivo sucesso em São Paulo e no interior. Além do virtuosismo e musicalidade de seus músicos, as apresentações da Orquestra têm como característica buscar um repertório diferenciado, com obras e compositores pouco conhecidos do público, em torno de diferentes temas: “Mulheres Compositoras”, “Linha do Tempo na Música Britânica”, “Músicas do Teatro Ídiche”, “Danças em Cordas”, “Ópera em Cordas”, “Olimpíadas em Cordas”, entre muitos outros.

 

Corais e solistas convidados:

Corais Beitênu e Kadosh
O Coral Kadosh, formado pelos membros do Coral do Centro Cultural Israelita de Santos e do Coral da Associação Religiosa Israelita de Santo André, conta com cerca de 25 participantes. Já o Coral Beitênu, criado há dois anos na Sinagoga Beth-El de São Paulo, possui 15 participantes. Ambos tem Chazan Márcio Bésen como regente.

Coral Sharsheret
O Coral Sharsheret, da Organização Feminina WIZO de São Paulo, sob a regência da maestrina Sima Halpern, dedica-se à interpretação de obras ídiches. A WIZO é reconhecida por sua dedicação à cultura judaica e por promover eventos de grande relevância.

Dani Markus iniciou sua carreira como Chazan logo após seu Bar-Mitzva. Há mais de 30 anos atua em cerimônias do ciclo de vida das famílias na comunidade e festas do calendário judaico. Além do Brasil, já participou como chazan em países das Américas, Europa e Israel.

Nicole Borger é cantora, compositora e produtora cultural, referência na música judaica no Brasil. Lançou seis CDs autorais, e participou em outras compilações, apresentando-se regularmente no país e no Exterior. Criou e dirige o Instituto da Música Judaica – Brasil, que produz projetos como o Música Pela Paz, Klezmer Days, Kleztival – Festival Internacional de Música Judaica e o prêmio Bubbe Awards. Integra a comissão organizadora do Festival Yiddish New York, realizado anualmente nos EUA.

 

Classificação indicativa: Livre

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia-entrada)

 

Nós nos conectamos com a nossa cultura, e você?

Esta atividade integra o pilar Raízes Judaicas, criado para prestigiar, refletir e compartilhar as raízes da comunidade e sua cultura, com todos que se interessam por artes, empreendedorismo, tecnologia e desenvolvimento humano.

 

 

 

Programação

15/09/2024
das 19:00
às 21:00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

De 3 de agosto às 13:30

Até 22 de dezembro às 19:00

EXPOSIÇÃO ANNE FRANK: DEIXEM-NOS SER

De 30 de outubro às 12:00

Até 22 de dezembro às 19:00

EXPOSIÇÃO “TERRA INCÓGNITA” DE ADRIANO GAMBARINI
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design