GRUPO DE ESTUDOS GRAMÁTICAS DA NATUREZA: ENCONTROS MULTIESPÉCIES

 

Gramáticas da natureza é um projeto que une arte, ciência e educação para aproximar as pessoas da natureza, articulando as dimensões pedagógicas, científicas e estéticas para desenvolver experiências de encontro sensível com a natureza que possam ser corporificadas. Seus fundadores, os multiartistas Carolina Coronato e Vitor Barão, conduzirão os encontros multiespécies com momentos de teoria e práticas de ateliê.

Serão 15 vagas para participar dos 8 encontros de 2 horas cada, em que os participantes serão orientados a experimentar e se expressar em parceria com plantas, fungos e microorganismos. Os resultados dessas experimentações serão compartilhados ao final do projeto com o público da Unibes Cultural.

Programa:

3 e 10/9 – fermentação: transformação pelo contágio

17 e 24/9 – plantas: imersão e mistura

1 e 8/10 – fungos: exercícios de composição e decomposição

15 e 22/10 – cartografias e propágulos: modos de compartilhar

INSCRIÇÕES ATÉ 24/08/2024 OU ATÉ PREENCHEREM AS VAGAS

Forma de seleção: além da inscrição pelo Sympla, é necessário enviar uma CARTA DE INTERESSE, respondendo às seguintes questões:

Por que deseja participar do grupo de estudos? Como você imagina que o grupo pode potencializar a sua trajetória pessoal/profissional?

– Quais são seus interesses e pesquisas? De que formas você atua?

Você tem alguma necessidade específica que possamos atender para garantir sua plena participação?

 E-mail para envio: atendimento@unibescultural.org.br

 

Classificação indicativa: 18 anos

Gratuito

 

Pesquisadores:

Carolina Coronato

Artista e educadora pela Universidade de São Paulo, tem como centro de sua pesquisa a criação de espaços poético-estéticos como lugar de experiência. Desenvolve processos criativos tendo a arte como ponte e linguagem para um encontro profundo com a natureza e os processos de aprendizagem, a partir da instauração do estado de infância: um estado de abertura, curiosidade e maravilhamento.

Vitor Barão

Biólogo e Mestre em Ciências pelo Departamento de Botânica da USP, fotógrafo e cozinheiro autodidata, atua como artista multidisciplinar entre as linguagens da arte, ciência, natureza, cozinha e tecnologia. É pesquisador, consultor e professor de biomimética, documentarista de processos criativos.

 

O Projeto Gramáticas da Natureza acredita na divulgação científica por meio da arte, e no desenvolvimento de linguagem para o relacionamento humano com a natureza, como forma de sensibilizar as pessoas para as questões atuais relacionadas à crise climática. Ele já foi realizado em instituições culturais como o Inhotim, Sesc, Festival de Arte Serrinha, SESI, Condô Cultural, Istituto Europeo di Design, entre outros. Saiba mais em:

https://gramaticasdanatureza.com.br/

 

O pilar Educativo e Transversalidades foi criado para oferecer oportunidades de aprendizado que promovam o respeito e a valorização da diversidade cultural, e estimulem a curiosidade e o pensamento crítico sobre as coisas e o mundo.

Programação

de 03/09/2024 às 19:30
até 22/10/2024 às 21:30

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
EXPOSIÇÕES, ESPETÁCULOS E PEÇAS...
TUDO PENSANDO EM VOCÊ!
PROGRAMAÇÃO EM BREVE
ESPERAMOS VOCÊ EM 2025!