Siga-nos nas redes sociais

Fórum Fashion Revolution 2023

O Fashion Revolution é um movimento global que trabalha para que a moda seja limpa, segura, justa, transparente, diversa e responsável para todos e todas, valorizando as pessoas e o meio ambiente acima do crescimento e do lucro.

No Brasil, opera desde 2014 desenvolvendo projetos, realizando atividades e fomentando a união de uma rede de pessoas, iniciativas e organizações do setor. Em 2018, tornou-se Instituto Fashion Revolution Brasil, uma organização da sociedade civil, e criou o Fórum Fashion Revolution, um movimento em prol de um sistema de moda regenerativo, restaurador e revolucionário.

O Fórum Fashion Revolution foi a primeira plataforma do país criada exclusivamente para fomentar a pesquisa e o debate sobre desafios e práticas afirmativas (inclusão, equidade e diversidade) dentro do sistema da moda. É um projeto pioneiro, que estimula que a moda seja segura, limpa, justa e transparente para todas e todos, valorizando as pessoas acima do lucro e do crescimento e contribuindo com a regeneração da natureza. Ao encorajar estudos aprofundados, por meio de diferentes abordagens metodológicas e filosóficas, o Fórum visa colocar o Brasil como eixo gerador de conhecimento, no contexto nacional e global.

Em sua 5ª edição, o Fórum acontece no dia 20 de outubro, das 13h às 19h30, com apresentação de ensaios teóricos, rodas de conversa, exposição de ilustrações e happy hour, com direito a noite de autógrafos. Tudo isso de forma gratuita, presencial e on-line, com transmissão ao vivo pelo youtube no canal Fashion Revolution Brasil.

Os temas escolhidos em 2023 são: MANUALIDADES, DIVERSIDADE, MEIO AMBIENTE E CIRCULARIDADE – pontos do Manifesto Fashion Revolution. Entre os ensaios selecionados para o evento e para compor o e-book de 2023, estão estudos sobre o fazer artesanal têxtil e sua circularidade; reciclagem têxtil; inovações na indústria da moda e seus impactos ambientais; upcycling e processos criativos; fibra de açaí como matéria têxtil; economia circular; moda vegana; empreendedorismo feminino; afrofuturismo e vestimenta ancestral latina.

 

PROGRAMAÇÃO:

13h30 Abertura

13h45 – 17h: Apresentação de Trabalhos a partir dos eixos temáticos “Manualidades, Circularidade, Meio Ambiente e Diversidade”

Manualidades

13h45: O Fazer artesanal têxtil e sua circularidade, com Livia Teixeira Duarte

13h55: Corrida pela inovação: os ignorados impactos ambientais das últimas inovações do mercado têxtil, com Eduarda Kayser de Azevedo Bastian

Circularidade

14h10: Reciclagem de resíduos têxteis no Brasil: Um projeto piloto na cidade de Ibitinga (SP), com Adriana Yumi Sato Duarte

14h20: Coletivo upcycling é resistência: processos criativos e práticas organizacionais, com Lucilene Mizue Hidaka

14h30: Fibra de Açaí (Euterpe oleracea Mart.) como matéria-prima têxtil alternativa, com Lauro Artur Farias Paiva

14h45: A Economia Circular: Importância da Implementação desse sistema no setor da moda para restauração do meio ambiente, com Maria Eduarda Granato Silva

15h: Transição da Economia Linear para Circular na Indústria Têxtil, com Isabela Bueno Pereira Siqueira

15h10:  Biomateriais e couro de kombucha: possibilidades para o design de moda, com Jaqueline Medeiros Padovan

Meio Ambiente

15h20: Tecendo a cura com a regulação da fibra de Cânhamo no Brasil, com Konstantin Gerber

15h30: Alta Costura, Distinção e Sustentabilidade, com Mayara Affonso Martins Cordeiro

15h45: Do Vegano ao Greenwashing: explorando o termo “couro vegano”, com Bethania Barbosa Rezek

16h: Construindo um ecossistema de Moda Regenerativa: uma análise à integração de tecnologia e sustentabilidade por meio de Hackathons, com Bárbara Borges da Silva

16h10: Floripa Eco Fashion: Uma Conexão entre Moda e Sustentabilidade, com Neide Köhler Schulte

Diversidade

16h20: Uma Reflexão sobre o Empreendedorismo Feminino de Moda na Economia Criativa, com Juliana Sarrico dos Santos

16h30: Comunicação, Moda e Afrofuturismo, com Yuri da Hora Barreto

16h45: O Poncho: Vestimenta Ancestral e Versátil da América Do Sul, com Mateus Degasperi Ieker

17h – 18h15: Roda de Conversa com Carol Barreto – Moda e Decolonialidade

18h15 – 19h30: Happy Hour – Venda e autógrafo de livros com Carol Barreto, Francisca Mendes, Maria do Carmo Paulino, Neide Schulte e Papiõn Cristiane Santos

 

Link para acessar o e-book de 2023 https://issuu.com/fashionrevolution/docs/fr-forum-2023_simples

 

15h – Workshop de Upcycling & Sustentabilidade

Focado em explorar, na teoria e na prática, os conceitos do upcycling e suas vantagens ambientais. Com materiais pré-selecionados, cada participante poderá criar sua própria peça de upcycling.

Facilitadora:

Suelen Ingrid é idealizadora da marca sustentável Afroish e articuladora cultural e produtora executiva. Sua marca nasce em 2017, a partir de vestimentas com resíduos têxteis que seriam descartados.

Realizado pela Unibes Cultural, o objetivo do movimento Fashion Revolution Brasil é colaborar na criação de um mundo no qual tecnologias, política, enfrentamento à crise climática, condições trabalhistas sejam debatidas, de forma a priorizar os seres humanos e a natureza.

 

Realização:

Unibes Cultural

Ministério da Cultura

Governo Federal do Brasil

 

Patrocínio:

Pernambucanas

Lei de Incentivo à Cultura

Este evento foi finalizado!

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - EXPOSIÇÕES
24 de maio às 19:45
SHOW “PRIMEIRO CÉU” POR YAMAN TRIO
26 de maio às 11:00
LANÇAMENTO DO LIVRO “INGRID, A FLHA DO COMANDANTE”
6 de junho às 20:00
LANÇAMENTO “OS DIÁRIOS DE VIAGEM DE ALBERT EINSTEIN: AMÉRICA DO SUL, 1925
8 de junho às 10:00
OFICINA DE VOGUE
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design