No dia 26 de agosto de 2025, a Unibes Cultural apresenta ao público a exposição Exteriores, do consagrado fotógrafo brasileiro Bob Wolfenson. Composta por um conjunto de 53 fotografias, de média e grandes dimensões, a mostra apresenta uma crônica visual da diversidade humana, revelando corpos em movimento, expressões passageiras e instantes únicos capturados nas ruas de diferentes cidades ao redor do mundo.

Ao longo de cinco décadas de carreira, Wolfenson consolidou-se como um dos maiores nomes da fotografia brasileira, conhecido por seus retratos de personalidades, imagens de moda e produções em estúdio. Em Exteriores, ele percorre o caminho oposto ao controle do ambiente fechado e mergulha na imprevisibilidade do espaço público, de tudo que lhe é “exterior”. O olhar do fotógrafo se volta para o acaso, para o fluxo das cidades e seus habitantes anônimos – pessoas atravessando faixas, distraídas em pensamentos ou em contato breve com a câmera.

Nas palavras do artista, fotografar do lado de fora é um exercício de intuição: “quase sempre, o fotógrafo não saberá previamente o que se tornará alvo de seu interesse quando estiver em campo”. Assim como um escritor que anota ideias em um caderno, Wolfenson transforma sua câmera em ferramenta de observação e descoberta, em um gesto que combina o instinto do viajante com a curiosidade do cronista.

Exteriores é um fragmento de uma história, da construção e investigação de um vocabulário fotográfico. Trata-se do processo de autodecodificação do personagem-fotógrafo e do percurso narrativo que ele, intuitivamente, traçou ao longo da vida. Esses recortes de memória atravessam as entranhas das cidades, percorrem ruas sem itinerário aparente, transitam por naturezas lúdicas, desertos imaginários e cenas antagônicas, resultando em estados de intensa carga emocional e certa vulnerabilidade.

 

Curadoria: Bob Wolfenson e Ana Tonezzer

Projeto expográfico: André Vainer

 

Visitação: de 26/08 a 26/10/25

Quarta a Domingo, das 12h às 19h

Classificação indicativa: 12 anos

Gratuito

 

Sobre Bob Wolfenson

Nascido em São Paulo, em 1954, Bob Wolfenson iniciou sua trajetória profissional aos 16 anos como assistente de fotografia no estúdio da Editora Abril, sob a direção de Chico Albuquerque. Ao longo de mais de cinco décadas, consolidou-se como uma referência nacional em retratos, fotografia de nus e de moda, transitando habilmente entre projetos artísticos e publicidade. Suas obras integram acervos de importantes instituições, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Museu de Arte Moderna de São Paulo. Entre os momentos marcantes da carreira de Bob Wolfenson estão: Jardim da Luz (Masp, 1996); Antifachada – Encadernação Dourada (MAB/FAAP, 2004) e Retratos (Espaço Cultural Porto Seguro, 2018).

 

Sobre Ana Tonezzer

Formada em Comunicação com habilitação em Cinema pela FAAP. Atua como assistente de fotografia no Estúdio Bob Wolfenson, onde também contribui com a digitalização e edição de acervos fotográficos e projetos expositivos. Possui experiência em direção de arte, figurino e produção executiva em filmes, videoclipes e exposições. Trabalhou com artistas como Vincent Catala e participou de mostras como Sub/Emerso (SENAC) e África em São Paulo (Museu da Imigração). Desenvolve projetos de comunicação visual, web design e gestão de redes sociais para marcas e instituições culturais. É fluente em inglês e possui domínio de ferramentas como Adobe Photoshop, Premiere, InDesign e WordPress.

 

Sobre André Vainer

Arquiteto e urbanista formado pela FAU-USP, com ampla atuação em projetos culturais, especialmente em mostras de arte e fotografia. Foi responsável pelo projeto expográfico de diversas edições do Festival SESC_Videobrasil e de exposições como Retratos, de Bob Wolfenson, Otto Stupakoff, Infinito Vão e Memórias Inapagáveis, além de contribuir para a reforma do Solar do Unhão, sede do MAM-BA. Seu trabalho se destaca pela sensibilidade ao espaço e à narrativa expositiva, valorizando a interação entre público, obra e arquitetura. Também atua como professor na Escola da Cidade, mantendo diálogo constante entre prática e reflexão sobre arquitetura e cultura.

 

 

Programação

  • de 26 de agosto
    das 12h00
  • até 26 de outubro
    às 19h00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 16 de julho das 12h00 até 19 de outubro às 19h00

Exposição In.Visível - O Que Não Se Vê, Se Sente: Paralimpíadas por João Maia

de 26 de agosto das 12h00 até 26 de outubro às 19h00

de 26 de agosto das 12h00 até 21 de dezembro às 19h00

Unibes. Um Legado de Autonomia, Transformando Gerações

de 09 de outubro das 19h00 até 27 de novembro às 20h30

Israel: de 1948 até o Presente - O Olhar do Cinema com Bruno Szlak

11 de outubro às 10h30

Saída Cultural Com Magnólia Costa – Bienal

11 de outubro às 10h30

Workshop A Arte de Se Narrar com Isa Meirelles e Bia Pestana

11 de outubro às 11h00

2ª Mostra Circense - No Olho da Rua

11 de outubro às 12h00

18ª Feira Mente Empreenda

11 de outubro às 15h30

2ª Mostra Circense - O Show de Mostacho e Peperina

de 11 de outubro à 12 de outubro

confira as sessões

Ciclo de Cine Argentino

11 de outubro às 17h00

2ª Mostra Circense - Espetáculo The Lixous

12 de outubro às 11h00

2ª Mostra Circense - Arriscando Tudo

12 de outubro às 14h30

2ª Mostra Circense - Aplausos e Vaias

12 de outubro às 15h00

Oficina Bandeja de Sucot: Festa das Cabanas com Flávia Acherboim

12 de outubro às 15h30

Viva o Verde - Contação de História com Argene Ivasco e Thatiana Furtado