Exposição Mooca Judaica: Histórias e Memórias de uma Comunidade

 

A Unibes Cultural apresenta ao público a exposição Mooca Judaica: histórias e memórias de uma comunidade, concebida a partir das pesquisas de Adriana Abuhab Bialski e Myriam Rosenblit Szwarcbart, sob a curadoria da historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro. A mostra reúne fotografias, depoimentos e outros tantos registros que evidenciam a trajetória da comunidade judaica na Mooca, resgatando tradições, preservando e valorizando memórias vinculadas a um patrimônio cultural único e pouco conhecido. A mostra é um desdobramento do projeto Comunidade Judaica da Mooca, desenvolvido desde 2023 com o apoio de representantes comunitários oriundos do bairro.

A imigração judaica em São Paulo remonta ao final do século XIX, quando os primeiros grupos desembarcaram no porto de Santos e seguiram pela linha de trem em direção à capital. Com o tempo, formaram comunidades em bairros como Brás, Bom Retiro, Lapa, Cambuci, Vila Mariana e Mooca. Muitos atuaram inicialmente como mascates e ambulantes, até consolidarem seus próprios negócios, seja no ramo comercial, industrial ou ainda no setor de serviços, como profissionais liberais.

Embora a fundação da Mooca tenha se dado em 1556, o desenvolvimento do bairro se deveu ao recebimento de imigrantes europeus, motivados pela crescente industrialização, a exemplo da instalação do que foi a maior tecelagem de São Paulo, a Cotonifício Crespi, em 1896. É em meio a essa ocupação por italianos, espanhóis, portugueses e lituanos que se forma a Mooca judaica. A comunidade tem início nos primeiros anos do século XX com a chegada de imigrantes provenientes do Oriente Médio em sua maioria. Duas sinagogas instaladas na mesma rua Odorico Mendes serviam à comunidade já na década de 1930.

A exposição revela como essas trajetórias se entrelaçam com a diversidade cultural da cidade de São Paulo, ressaltando a importância da Mooca como um espaço de convivência entre diferentes origens e culturas.

 

Visitação: de 05/11 a 14/12/2025  

Quarta a domingo, das 12h às 19h

Classificação indicativa: Livre

Gratuito 

*No dia 14/11 (sexta-feira), a visitação se encerrará às 15h.

 

Curadoria:

Maria Luiza Tucci Carneiro é historiadora, romancista, editora e professora sênior do Departamento de História da FFLCH-USP, onde coordena o LEER – Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação. É autora de inúmeros livros sobre racismo, Holocausto, imigração judaica, arte e cultura política, entre os quais: Dez Mitos sobre os Judeus, O Antissemitismo na Era Vargas, Cidadão do Mundo: o Brasil diante do Holocausto e dos refugiados judeus e Os Diabos de Ourém, romance histórico baseado em fatos reais. 

 

Pesquisa:

Adriana Abuhab Bialski é economista (FEA/USP), Mestra e Doutoranda em Letras Estrangeiras e Tradução (FFLCH/USP), Especialista em Museologia (PUC/SP), trabalha em projetos ligados à memória dos judeus no Brasil.

Myriam Rosenblit Szwarcbart é arquiteta (FAU/USP), Especialista em Gestão Cultural (SENAC/SP) e pesquisadora de sinagogas e comunidades judaicas paulistas. Criadora do projeto As Sinagogas em São Paulo e atuante em projetos de imigração, memória e patrimônio judaico.

 

*Empresas e pessoas físicas podem apoiar a arte, a cultura e a inclusão. Entre em contato conosco e doe para a Unibes Cultural – (11) 97614-9193. Você também pode contribuir com o Unibes Bazar doando roupas, utensílios e outros itens.

 

Esta programação é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo e pela Unibes Cultural, com patrocínio de UBS , SYN e Tietê Plaza Shopping.

Raízes que nos conectam, culturas que nos transformam.

O pilar Raízes Judaicas celebra, reflete e compartilha a riqueza cultural e a atualidade da comunidade judaica, dialogando com todos que se interessam por artes, empreendedorismo, tecnologia e desenvolvimento humano.

Programação

  • de 05 de novembro
    das 12h00
  • até 14 de dezembro
    às 19h00

de 26 de agosto das 12h00 até 14 de dezembro às 19h00

Exteriores - Fotografias de Bob Wolfenson

de 26 de agosto das 12h00 até 14 de dezembro às 19h00

Unibes. Um Legado de Autonomia, Transformando Gerações

de 05 de novembro das 12h00 até 14 de dezembro às 19h00

Exposição Mooca Judaica: Histórias e Memórias de uma Comunidade

de 13 de novembro das 12h00 até 14 de dezembro às 19h00

Exposição "Onde As Borboletas Não Habitam"

22 de novembro às 12h00

19ª FEIRA MENTE EMPREENDA

22 de novembro às 15h00

Oficina Fotografia de Retrato: Capture a Essência das Pessoas Com Ricardo Biserra

22 de novembro às 17h00

Movimento Violão Novos Rumos com Paulo Martelli, Lucas Pullin e Neil Yonamine

26 de novembro às 20h00

Judaísmo no Brasil Hoje - Bate-Papo Com Pedro Mastrobuono, Rabino Pessach e Rabino David Lancry

27 de novembro às 10h00

Pós-COP30... E Agora? Um Diálogo Onde Ciência e Espiritualidade se Encontram Com Antonio Nobre e Sister Jayanti

29 de novembro às 15h00

Oficina de Fotografia Baseada na Obra de Dois Grandes Mestres Com Ricardo Biserra

30 de novembro às 15h00

Oficina RisoSapiens - Desvele Com Vanessa Castilho

30 de novembro às 15h30

Viva o Verde! - Contação de História com Argene Ivasco e Thatiana Furtado

30 de novembro às 17h30

Cine Debate Esses São os Nomes - Em busca de um judaísmo perdido

04 de dezembro às 20h00

Palestra Israel, Macabeus do Passado e de Hoje Com Marcel Berditchevsky

06 de dezembro às 10h30

Visita Guiada Com Magnólia Costa – MAC USP