Exposição Do Samba ao Funk em 100 Anos

A exposição Do Samba ao Funk em 100 anos transcende a experiência musical para trazer uma narrativa visual envolvente, que explora a rica tapeçaria cultural construída no Rio de Janeiro ao longo de um século. A mostra promove um diálogo entre som e espaço, em que os ritmos contagiantes do Samba e do Funk são traduzidos em imagens vibrantes. As obras expressam o olhar singular do renomado fotógrafo Dede Fedrizzi. Sua lente habilmente captura a essência dos morros cariocas, não apenas como um espaço físico, mas como o berço desses dois gêneros que fazem parte da alma da cidade.

Fedrizzi exalta as cores antes suaves do cotidiano dos morros, injetando-lhes uma vitalidade que transcende a realidade para criar uma leitura autoral profunda. As imagens revelam um mundo saturado, em que os tons se tornam a voz do artista, narrando histórias de um lugar onde a música é tão palpável quanto as superfícies retratadas. O fotógrafo eleva o trivial ao extraordinário ao transformar fachadas pálidas em telas vivas que evocam os ritmos musicais que dão nome à exposição.

Esta coleção de imagens é mais do que uma mostra; é uma jornada pelas cores, formas e texturas que moldam a vida nas comunidades vibrantes do Rio. O artista nos convida a enxergar além das imagens – ele nos desafia a sentir o ritmo e o movimento inerentes à arquitetura irregular dos morros, onde a vida brota e a arte se manifesta espontaneamente. As construções, livres das amarras da arquitetura tradicional, dançam ao som de um padrão visual, guiando o observador numa dança imagética que espelha ora o gingado do samba, ora a batida do funk.

A exposição, em cartaz no muro lateral que dá acesso à estação Sumaré do metrô, é um convite para que os visitantes se permitam ser guiados pela geometria, luz e cor, refletindo sobre como estes elementos se entrelaçam com a música para criar um ritmo visual único. “Do Samba ao Funk em 100 anos” é uma homenagem à expressão autêntica e à criatividade sem fronteiras – uma celebração da construção da vida possível.

 

Fotógrafo:

Dede Fredrizzi é cineasta, fotógrafo e diretor de arte. No final da década de 1970, muda-se do Rio Grande do Sul para São Paulo em busca de uma melhor formação profissional e expansão artística. Em 1983 inicia carreira internacional, fixando-se inicialmente na Suíça, depois Espanha, Grécia e Alemanha. Após 8 anos na Europa, Dede muda-se para Nova Iorque, EUA, onde vive parte do tempo até hoje. Atua como fotógrafo de moda e de arte, com mais de 25 exposições individuais pelo mundo que vão da Embaixada do Brasil em Madri à Galerias em Paris e Zurich, Galeria Dactyl Foundation em Nova Iorque, Bienal de São Paulo e Bienal de Roma, onde ganhou medalha de ouro.

 

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO RETRATOS REVELADOS

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

de 07 de maio à 10 de maio

confira as sessões

FEIRA NA ROSENBAUM - FEIRA DE TODAS AS MÃES

de 08 de maio das 19h00 até 29 de maio às 20h30

JORNADA “JUDEUS NO BRASIL: IMIGRAÇÃO, MEMÓRIA E CULTURA”

10 de maio às 10h30

OFICINA COMECE A PLANEJAR O MARKETING DA SUA EMPRESA

10 de maio às 20h00

CONCERTO "LAS FLORES DE CERCA" COM VICENTE NAVARRO

em 15 de maio, 22 de maio, 29 de maio

confira as sessões

DANÇA CIRCULAR: MOVIMENTO E CONEXÃO

15 de maio às 19h30

BATE-PAPO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

de 17 de maio à 18 de maio

confira as sessões

2º FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO

17 de maio às 13h00

OFICINA DE PRÁTICAS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM GRUPO ERA UMA VEZ

17 de maio às 16h00

ESPETÁCULO CÍRCULO DAS BALEIAS COM CIA PIA FRAUS

18 de maio às 15h00

OFICINA DE BORDADO EM FOTOGRAFIA COM SARAH LEAL

18 de maio às 18h30

CONCERTO DAS TREVAS À LIBERDADE COM ORQUESTRA DE CORDAS LAETARE

24 de maio às 15h00

FOTROCA COM THOMAS DEGEN

25 de maio às 10h30

OFICINA CADERNOS SUSTENTÁVEIS COM RAIZ OLIVEIRA