Siga-nos nas redes sociais

Exposição Do Chão para o Chão

O projeto Do Chão para o Chão, que deu origem a esta exposição, foi iniciado em 2019, durante uma viagem que Helena Lopes fez à Polônia, país de seus ascendentes. Ao visitar um antigo campo de concentração, chamou-lhe a atenção as propriedades do chão que, diferentemente do restante do lugar, não havia sido reparado. A artista vislumbrou ali cartografias compostas pelos acontecimentos que se sobrepuseram, conferindo ao chão singularidade e complexidade, em imagens formadas por linhas, colorações, espaços. Os chãos foram fotografados e posteriormente sofreram interferência digital, resultando em imagens pixeladas, texturizadas e em movimento. 

A pesquisa parte de um momento histórico da humanidade, a Segunda Guerra Mundial, as imagens são do piso dos galpões percorridos, de um campo de concentração transformado em museu. As imagens criadas no computador estão impressas em fine art em grandes formatos, e também deram origem a uma videoarte, que integra a exposição. A expografia busca criar um ritmo onde as imagens fluem delicadamente. 

 

Helena Lopes é pintora, gravadora e professora. Formada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, dedicava-se à gravura em metal. Sua primeira exposição ocorreu em 1980. Em 1986 recebeu uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para desenvolver o projeto Cerrado: Fonte Geradora de Imagens em Gravura em Metal. Como professora, ao lado de Stella Maris Figueiredo Bertinazzo, fundou o Ateliê de Gravura, embrião do que mais tarde viria a ser o Núcleo de Gravura do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. A partir de 1998, começa a dedicar-se à pintura, em diferentes suportes. Participou de várias exposições no Brasil e no exterior. 

 

A exposição Do Chão para o Chão tem curadoria de Renata Azambuja e expografia de Gero Tavares, e fica em cartaz até o dia 19 de novembro de 2023.

 

 

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - EXPOSIÇÕES
24 de maio às 19:45
SHOW “PRIMEIRO CÉU” POR YAMAN TRIO
26 de maio às 11:00
LANÇAMENTO DO LIVRO “INGRID, A FLHA DO COMANDANTE”
6 de junho às 20:00
LANÇAMENTO “OS DIÁRIOS DE VIAGEM DE ALBERT EINSTEIN: AMÉRICA DO SUL, 1925
8 de junho às 10:00
OFICINA DE VOGUE
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design