Siga-nos nas redes sociais

EXPOSIÇÃO “DESTERRADOS” DE EVA CASTIEL, FULVIA MOLINA E BRUNO FERREIRA

 

A exposição Desterrados, que abre ao público no dia 26 de outubro de 2024, é uma instalação artística criada por Eva Castiel, Fulvia Molina e Bruno Ferreira, e inspirada nos fluxos migratórios e os desafios enfrentados pelos migrantes historicamente. Na obra, a natureza é utilizada para refletir a experiência humana, especialmente nos padrões de migração das aves, que compartilham semelhanças com a migração humana.

Assim como as aves migram em busca de melhores condições de vida, a migração humana deriva do desejo de encontrar melhores oportunidades econômicas e sociais. Em ambos os casos, a jornada é perigosa, com resultados incertos e mudanças profundas na identidade e senso de pertencimento dos migrantes. Este fenômeno tem se intensificado devido a conflitos políticos, mudanças climáticas e fatores econômicos.

Diversos artistas têm respondido poeticamente a essa questão, criando obras que exploram os impactos da migração e a resiliência dos migrantes. Para Eva, Fulvia e Bruno, a migração das aves serve como uma metáfora para a migração humana. As artistas propuseram a pergunta: ‘do que os pássaros precisam desviar para cruzar fronteiras?’. Inspiraram-se na perseverança e força diante das adversidades, utilizando a figura do espantalho como símbolo dos entraves que os migrantes encontram, representando a complexidade entre fluxo e fronteira.

09/11 (sábado), a partir das 12h – Visita guiada com os(as) artistas.

23/11 (sábado), às 15h – Bate-papo com os(as) artistas.

Durante os dias abaixo a exposição estará fechada:

  • 06/11
  • 07/11
  • 08/11
  • 20/11
  • 21/11
  • 22/11
  • 24/11

 

Data: 26/10 a 24/11/2024

Classificação indicativa: 16 anos

Gratuito

 

ARTISTAS:

Bruno Ferreira nasceu e trabalha em São Paulo, é artista visual e mestre em Poéticas Visuais, graduado em Audiovisual pela UFSCar e em Artes Visuais pela USP, com parte dos estudos realizados na Université de Paris VIII. Sua prática artística abrange escultura, pintura, vídeo e instalação, explorando as interações entre o humano, o não humano e o meio ambiente. Participou do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo com a exposição Dioramas, e expôs em diversas mostras coletivas, como no Centro Maria Antônia, Casa de Dona Yayá, Museu de Artes de Ribeirão Preto, Espaço das Artes, SESC Ribeirão Preto e Galeria Vermelho.

Eva Castiel nasceu e trabalha em São Paulo, é uma artista multidisciplinar. Iniciou sua carreira nos anos 1980 com foco em pintura e explorou também instalação, videoarte e arte pública. Integrou o grupo Casa Blindada de 2000 a 2006 e recentemente retornou à prática bidimensional com pinturas a óleo e encáusticas. Realizou exposições individuais no Brasil e internacionalmente, incluindo Alemanha, Israel, Hungria, Estados Unidos e China. Participou de exposições coletivas “Corpoinstalação” no SESC Pompéia, “Paralela Bienal de São Paulo”, “Genius Loci” no Centro Universitário Maria Antônia, “São Vito” no artecidadezonaleste, e “Nach Westen Die Mauer” em Lutherkirche, Colônia. Entre seus projetos recentes estão “Trama do Limo” na Biblioteca Mário de Andrade e “Mátria: êxodos contemporâneos” no Museu da Imigração em 2022, além de “[In]visíveis – Polacas: memória e resistência” na Oficina Cultural Oswald de Andrade em 2019. Publicou o livro “Estrangeira” em 2018 pela WMF.

Fulvia Molina nasceu em Jeriquara, SP, e trabalha em São Paulo, é uma artista cujo trabalho se concentra na memória política e social do Brasil, com foco em direitos humanos, condição feminina, exclusão social e migração. Possui mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP e realizou residências artísticas na Faculdad de Bellas Artes da Universidad Politécnica de Valencia, Espanha; no Centre de Diffusion Press Papier de Québec, Canadá; e no Frauen KunstForum em Hagen, Alemanha. Seus trabalhos em pintura, gravura, objetos, fotografia, áudios e vídeos refletem as múltiplas camadas da realidade contemporânea. Participou de exposições em Berlim, Essen, Hagen, Québec, Madrid, entre outras.

 

Aprender a conhecer, aprender a conviver

pilar Cultura e Diversidade reúne uma programação dedicada a difundir, refletir e promover os direitos humanos e culturais por meio de atividades focadas nos desafios e conquistas das pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+, das questões de gênero, de etnicidade e de longevidade, ampliando ainda o debate para os direitos dos animais.

Programação

de 26/10/2024 às 12:00
até 24/11/2024 às 20:00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

De 3 de agosto às 13:30

Até 22 de dezembro às 19:00

EXPOSIÇÃO ANNE FRANK: DEIXEM-NOS SER

De 26 de outubro às 12:00

Até 24 de novembro às 20:00

EXPOSIÇÃO "DESTERRADOS" DE EVA CASTIEL, FULVIA MOLINA E BRUNO FERREIRA

De 30 de outubro às 12:00

Até 22 de dezembro às 19:00

EXPOSIÇÃO “TERRA INCÓGNITA” DE ADRIANO GAMBARINI

22 de novembro às 18:00

LANÇAMENTO DA PLATAFORMA TEATRIX - ARGENTINA FOR EXPORT

23 de novembro às 14:30

OFICINA “BALAIO DE PALAVRAS BANTO” COM COLETIVO CAFUZAS

23 de novembro às 16:00

WORKSHOP “VERSOS DA ALMA” COM VANESSA CASTILHO

27 de novembro às 09:00

2º FESTIVAL DE CULTURA, ESG E SUSTENTABILIDADE - DE BAKU A BELÉM: DO FINANCIAMENTO CLIMÁTICO ATÉ A PRIMEIRA COP NA FLORESTA AMAZÔNICA

28 de novembro às 20:00

CONCERTO "SINFONIA DE BOLEROS" COM BANDA CCC CUBA - PEPE CISNEROS, JORGE CERUTO E CARLOS CEIRO

1 de dezembro às 16:00

CINE DEBATE COM O FILME ACORDO COM LAMPIÃO? SÓ NA BOCA DO FUZIL! DE MARCELO FELIPE SAMPAIO E MOACIR ASSUNÇÃO
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design