CONCERTANTE – ECOS DO BARROCO COM SONARE ANTICO

 

No dia 7 de novembro de 2025, às 20h, o grupo Sonare Antico apresenta Concertante – Ecos do Barroco, uma viagem sonora pela da música instrumental do início do século XVIII, com obras de Vivaldi, Albinoni e Brescianello.

A apresentação combina momentos de exuberância e delicadeza, alternando formações solísticas e tutti orquestrais. O programa inclui peças raramente executadas, como o Concerto Madrigalesco de Vivaldi, e obras de caráter inventivo, como a Chaconne em Lá maior de Brescianello.

O grupo Sonare Antico se apresenta com cópias de instrumentos de época, encordoados com tripa e afinados segundo práticas históricas, o que proporciona uma sonoridade autêntica e diferenciada. Instrumentos como a teorba e o cravo pouco conhecidos do público em geral ampliam a paleta tímbrica do conjunto e enriquecem a experiência.

Sonate Antico é formado por: 

Carol Colepicolo – violino

Lucas Biscaro – violino

Renan Vitoriano – violino

Leonardo Marques – viola

Diego Alves – violoncelo

Gilberto Chacur – contrabaixo

Alexandre Ribeiro – teorba

Fernando Cardoso – cravo

 

Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada)

 

Participantes:

Alexandre Ribeiro é doutorando e mestre em Performance pela UNICAMP, bacharel em violão e pós-graduado em educação musical. É um dos principais teorbistas do país, atuando internacionalmente. Coordena cursos de pós-graduação em cordas dedilhadas e preside a Associação de Alaudistas do Brasil (LuteBr).

Carol Colepicolo é bacharel em Canto pela USP, formada em Violino Barroco pela EMESP e licenciada em Música pela FAMOSP. Atuou em concertos e gravações com a OSUSP, incluindo L’Orfeo e Stabat Mater. É professora no Projeto Guri e gestora do Espaço Rosati e da Rosati Produções Artísticas.

Diego Alves é violoncelista e professor com 20 anos de experiência. Formado em Composição pela Escola de Comunicação e Artes da USP, integrou o grupo EOS da USP e colaborou com músicos importantes da música antiga. Atua em instituições como EMESP, Santa Marcelina Cultura e EMMSP.

Fernando Cardoso é músico e pesquisador, atua em repertórios que vão do medieval ao rock progressivo. Doutor pela UNESP e pós-doutor pela Boston University e USP. É professor na UNESP e UniSantanna e solista ao cravo com grupos como a Orquestra de Câmara da USP.

Gilberto Chacur é contrabaixista, gambista, educador e produtor musical. Bacharel e mestrando em Música pela UNESP, com especialização em pedagogia Suzuki, Gestão Cultural e Arranjo. Atua no Projeto Guri desde 2012 e participou de festivais nacionais e internacionais.

Leonardo Marques é formado pela Unisantana. Iniciou seus estudos com Renata Jafet e Pablo de Leon. Participou da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e da OSESP Jovem. Integra a Camerata Erudita, Orquestra Abaporu, Orquestra Filarmônica Sinos Azuis e Orquestra L’estro Armonico.

Lucas Biscaro é bacharel e mestre pela USP, formado em violino barroco pela EMESP. Atuou em diversos conjuntos de música antiga e é certificado pelo Método Suzuki. É educador no Projeto Guri e no Núcleo Movimento, além de terapeuta eutonista, unindo consciência corporal à prática musical.

Renan Vitoriano é formado pela ULM, EMESP e UNESP (mestrado em Performance). Atuou como solista e spalla em orquestras paulistas. É Maestro Titular da Orquestra Ábaco e Maestro Assistente da GRU Sinfônica, destacando-se como violinista e regente no cenário clássico brasileiro.

 

*Empresas e pessoas físicas podem apoiar a arte, a cultura e a inclusão. Entre em contato conosco e doe para a Unibes Cultural – (11) 97614-9193. Você também pode contribuir com o Unibes Bazar doando roupas, utensílios e outros itens.

 

Esta programação faz parte do pilar Expressões Culturais, com apoio master do @itau, Laranjinha Itaú e @grupocsn, apoio da @autopel, patrocínio do @bancodaycoval e realização do Ministério da Cultura e Unibes Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). 

Criatividade que inspira, cultura que transforma.

O pilar Expressões Culturais incentiva e divulga artistas de diversos segmentos, fortalecendo a economia criativa e promovendo a pluralidade de culturas, linguagens e o intercâmbio de ideias.

Programação

  • 07 de novembro
    20h00 às 21h10

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 26 de agosto das 12h00 até 26 de outubro às 19h00

de 26 de agosto das 12h00 até 21 de dezembro às 19h00

Unibes. Um Legado de Autonomia, Transformando Gerações

de 09 de outubro das 19h00 até 27 de novembro às 20h30

Israel: de 1948 até o Presente - O Olhar do Cinema com Bruno Szlak

22 de outubro às 18h00

Oficina Primeiros Passos de Tango

23 de outubro às 20h00

Kleztival 2025 - Zol Zayn Freilekhs - Muriel Waldman e Orquestra Laetare convidam Alex Parke

25 de outubro às 13h00

Oficina de Práticas Para Contação de Histórias Com Grupo Era Uma Vez

25 de outubro às 15h00

2ª Mostra Circense - Oficina Infantil de Iniciação a Palhaçaria

26 de outubro às 15h00

Workshop de Danças Urbanas: Processo de Criação com Kika Souza

26 de outubro às 15h00

Oficina RisoSapiens - Destrave Com Vanessa Castilho

28 de outubro às 20h00

História Contada com Mona Dorf e Esther Schattan

29 de outubro às 18h30

#VIVIPRAVER - Sustentabilidade, ESG e COP 30 Com Sonia Consiglio

31 de outubro às 20h00

Raízes do Japão: Show Genbaku

07 de novembro às 20h00

CONCERTANTE – ECOS DO BARROCO COM SONARE ANTICO

30 de novembro às 15h30

Viva o Verde! - Contação de História com Argene Ivasco e Thatiana Furtado