Bate-Papo sobre exposição Do Chão para o Chão, com Helena Lopes, David Levisky e João Frayze-Pereira

A artista Helena Lopes conversa com os psicanalistas David Levisky e João Frayze-Pereira, partindo das obras expostas na exposição Do Chão para o Chão e da experiência que resultou neste projeto.

A exposição, que fica em cartaz até 29 de outubro, assim como o livro de mesmo título, deriva de questões relacionadas à viagem da artista em busca de suas raízes e ancestralidade, e sobre colocar-se no lugar do outro. Em sua visita a Auschwitz, ela imaginou como deveria ter sido a vida naquelas condições. Chão craquelado, com fendas, com diversas colorações. Identificou personagens e imaginou histórias, estabeleceu paralelos com a história de sua família, que migrou para o Brasil ainda na primeira metade do século 20. O Museu Estadual de Auschwitz-Birkenau fica no local onde até 1945 funcionou o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. O local inclui o campo de concentração principal de Auschwitz I e os restos do campo de concentração e extermínio de Auschwitz II-Birkenau. O museu da memória é um lugar de reflexão, de pensar sobre sua existência.

A exposição individual da artista Helena Lopes tem curadoria de Renata Azambuja e expografia de Gero Tavares.

 

Helena Lopes é pintora, gravadora e professora. Formada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, dedicava-se à gravura em metal. Sua primeira exposição ocorreu em 1980. Em 1986 recebeu uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para desenvolver o projeto Cerrado: Fonte Geradora de Imagens em Gravura em Metal. Como professora, ao lado de Stella Maris Figueiredo Bertinazzo, fundou o Ateliê de Gravura, embrião do que mais tarde viria a ser o Núcleo de Gravura do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. A partir de 1998, começa a dedicar-se à pintura, em diferentes suportes. Participou de várias exposições no Brasil e no exterior.

 

David Léo Levisky é psiquiatra e psicanalista didata pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), especialista em psicanálise de crianças e adolescentes pela Associação Psicanalítica Internacional (IPA) e PhD em História Social (USP). É autor dos livros: Meu pai, um desconhecido? (Blucher, 2022), Dicionário de Psicanálise de Casal e Família (Blucher, 2021), A Vida?… É logo ali, (Blucher, 2018), Pelos caminhos da violência – a psicanálise na prática social (Casa do Psicólogo, 3 ed., 2010), entre outros.

 

João Frayze-Pereira é psicanalista, membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e da International Psychoanalytical Association (IPA). Professor Livre Docente do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, da USP. Pós-doutorado em Estética na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Coordenador do Grupo de Pesquisa / USP – Psicanálise Implicada na Arte: estética, clínica e crítica”. É autor de diversos livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior, como O que é loucura (Coleção Primeiros Passos) e Arte, Dor: Inquietudes entre Estética e Psicanálise. Foi editor da Revista IDE Psicanálise e Cultura (2015-2020) e desde 2021 é Diretor de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

 

Este evento foi finalizado!

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO RETRATOS REVELADOS

de 07 de maio à 10 de maio

confira as sessões

FEIRA NA ROSENBAUM - FEIRA DE TODAS AS MÃES

de 08 de maio das 19h00 até 29 de maio às 20h30

JORNADA “JUDEUS NO BRASIL: IMIGRAÇÃO, MEMÓRIA E CULTURA”

10 de maio às 10h30

OFICINA COMECE A PLANEJAR O MARKETING DA SUA EMPRESA

10 de maio às 20h00

CONCERTO "LAS FLORES DE CERCA" COM VICENTE NAVARRO

em 15 de maio, 22 de maio, 29 de maio

confira as sessões

DANÇA CIRCULAR: MOVIMENTO E CONEXÃO

15 de maio às 19h30

BATE-PAPO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

de 17 de maio à 18 de maio

confira as sessões

2º FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO

17 de maio às 13h00

OFICINA DE PRÁTICAS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM GRUPO ERA UMA VEZ

17 de maio às 16h00

ESPETÁCULO CÍRCULO DAS BALEIAS COM CIA PIA FRAUS

18 de maio às 15h00

OFICINA DE BORDADO EM FOTOGRAFIA COM SARAH LEAL

18 de maio às 18h30

CONCERTO DAS TREVAS À LIBERDADE COM ORQUESTRA DE CORDAS LAETARE

24 de maio às 15h00

FOTROCA COM THOMAS DEGEN

25 de maio às 10h30

OFICINA CADERNOS SUSTENTÁVEIS COM RAIZ OLIVEIRA