BATE-PAPO NOS BASTIDORES DA MÚSICA: MULHERES, PROCESSOS E PRODUÇÃO COM MEL DUARTE E JÉSSICA BALBINO

 

No dia 8 de março de 2025, Dia Internacional das Mulheres, acontece o bate-papo especial intitulado “Nos Bastidores da Música: Mulheres, Processos e Produção”, com Mel Duarte e a jornalista Jéssica Balbino. A atividade, que ocorre logo após o show Colmeia, visa aproximar o público da artista, proporcionando uma troca de experiências e discussões sobre o processo criativo do álbum apresentado, a presença feminina no mercado musical e as dinâmicas da cadeia produtiva da música brasileira.

Além de explorar os desafios enfrentados pelas mulheres na música e na literatura, a série de bate-papos “Nos bastidores da Música” destaca a importância do trabalho coletivo e a representatividade feminina na produção cultural. Gratuito e aberto ao público, o evento amplia a experiência do show, promovendo reflexões profundas e inspiradoras sobre o papel das mulheres na construção do cenário musical contemporâneo.

Classificação indicativa: 16 anos

Gratuito

 

Convidada:

Mel Duarte é uma artista da palavra com mais de uma década de carreira, reconhecida em diversas áreas como educação, literatura e o movimento dos slams (batalhas de poesia falada), seu trabalho se destaca pela reinvenção das estéticas do uso da palavra, mantendo a poesia em movimento. Autora de várias obras, como os livros Fragmentos Dispersos (2013) e Colmeia: Poemas Reunidos (2021), seu poema “Bem-vinda” foi utilizado na FUVEST 2025 como tema de questões literárias. Também é conhecida por suas participações marcantes em eventos como a FLIP e o Rio Poetry Slam, além de sua atuação em coletivos como o Slam das Minas SP e os Poetas Ambulantes. Recentemente, ao lado de Luz Ribeiro, criou e estrelou o espetáculo Stand Up Poetry: Capítulo 1 – Palavras para o Futuro.

 

Mediadora:

Jéssica Balbino é jornalista, mestre em comunicação pela Unicamp, colunista do Estado de Minas e produtora de conteúdo para a revista TPM. Escreve sobre corpo, diversidade, literatura e periferia. É autora dos livros “Gasolina & Fósforo” e “Traficando Conhecimento”. Atua também como roteirista, podcaster, curadora e mediadora de literatura, diversidade e conteúdo. Viciada em café, tem medo de estátuas e acredita que as narrativas em disputa podem transformar o mundo. Nas horas “vagas”, é psicanalista.

 

Conhecer para incluir, conviver para transformar.

O pilar Cultura e Diversidade promove uma programação que difunde, reflete e valoriza os direitos humanos e culturais. Por meio de atividades inclusivas, abordamos desafios e conquistas das pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, questões de gênero, etnicidade, longevidade e também os direitos dos animais.

Programação

  • 08 de março
    21h15 às 22h00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO RETRATOS REVELADOS

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

de 02 de maio à 04 de maio

confira as sessões

5º FESTIVAL DE ARTE ANALÓGICA SÃO PAULO - POR QUE ANALÓGICA?

05 de maio às 09h00

SEMINÁRIO UNIBES CULTURAL: LEI DE INCENTIVO À RECICLAGEM

de 08 de maio das 19h00 até 29 de maio às 20h30

JORNADA “JUDEUS NO BRASIL: IMIGRAÇÃO, MEMÓRIA E CULTURA”

10 de maio às 10h30

OFICINA COMECE A PLANEJAR O MARKETING DA SUA EMPRESA

17 de maio às 13h00

OFICINA DE PRÁTICAS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM GRUPO ERA UMA VEZ

24 de maio às 15h00

FOTROCA COM THOMAS DEGEN

25 de maio às 10h30

OFICINA CADERNOS SUSTENTÁVEIS COM RAIZ OLIVEIRA

06 de junho às 19h45

TEAGO OLIVEIRA APRESENTA O SHOW "BOA SORTE AO VIVO"