BATE-PAPO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

No dia 15 de maio de 2025, acontece um bate-papo com alunos e professores do Colégio Benjamin Constant sobre a experiência multidisciplinar desenvolvida na escola, que resultou na exposição Entre Páginas, Tintas e Malas: A Memória Enquanto Narrativa do Existir. Entre os convidados do encontro estão Sarita Mucinic Sarue, coordenadora educacional do Memorial do Holocausto de São Paulo, e Jorge Weiser, sobrevivente do Holocausto.

A mostra integra as ações em memória dos 80 anos do fim do Holocausto e da libertação dos campos de concentração nazistas. Por meio de abordagens sensíveis e criativas, os estudantes dos 7º e 9º anos foram convidados a mergulhar em relatos, biografias e registros visuais que revelam tanto a brutalidade do período quanto a resistência, a esperança e a reconstrução da vida após o trauma. Os desenhos e objetos expostos são resultado de um processo de escuta, pesquisa e expressão artística que valoriza a empatia, a memória e os direitos humanos.

O Colégio Benjamin Constant, instituição comprometida com uma educação humanista e crítica, propôs aos alunos não apenas o estudo do Holocausto como conteúdo histórico, mas como experiência formadora – que conecta passado e presente e convida à reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva diante das injustiças.

 

Classificação indicativa: Livre

Gratuito

 

Participantes:

Jorge Weiser nasceu na Hungria e tinha apenas 11 anos quando precisou se separar da família para escapar da perseguição nazista. Reconstruiu a vida em seu país natal antes de emigrar para o Brasil, em 1957, fugindo do regime comunista. Formado em Física, Jorge é pai de três filhos e avô de 11 netos.

Sarita Mucinic Sarue é professora, formada em Pedagogia pela Universidade Mackenzie e mestre em Estudos Judaicos pela Universidade de São Paulo – FFLCH/USP. Realizou o curso de especialização da Shoah na Escola Internacional dos Estudos do Holocausto-Yad Vashem, em Jerusalém. Autora dos livros Janusz Korczak – uma vida em defesa da infância e Vozes de paz em tempos de guerra: Janusz Korczak diante da criança, do sionismo, do nazismo e holocausto, publicou diversos artigos sobre educação judaica. Atualmente é escritora e coordenadora educacional do Memorial do Holocausto de São Paulo e  voluntária do Grupo Chaverim.

 

*Esta programação é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e pela Unibes Cultural, com patrocínio de UBS BB, SYN e Tietê Plaza Shopping.

Programação

  • 15 de maio
    19h30 às 21h00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO RETRATOS REVELADOS

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

de 07 de maio à 10 de maio

confira as sessões

FEIRA NA ROSENBAUM - FEIRA DE TODAS AS MÃES

de 08 de maio das 19h00 até 29 de maio às 20h30

JORNADA “JUDEUS NO BRASIL: IMIGRAÇÃO, MEMÓRIA E CULTURA”

10 de maio às 10h30

OFICINA COMECE A PLANEJAR O MARKETING DA SUA EMPRESA

10 de maio às 20h00

CONCERTO "LAS FLORES DE CERCA" COM VICENTE NAVARRO

em 15 de maio, 22 de maio, 29 de maio

confira as sessões

DANÇA CIRCULAR: MOVIMENTO E CONEXÃO

15 de maio às 19h30

BATE-PAPO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

de 17 de maio à 18 de maio

confira as sessões

2º FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO

17 de maio às 13h00

OFICINA DE PRÁTICAS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM GRUPO ERA UMA VEZ

17 de maio às 16h00

ESPETÁCULO CÍRCULO DAS BALEIAS COM CIA PIA FRAUS

18 de maio às 15h00

OFICINA DE BORDADO EM FOTOGRAFIA COM SARAH LEAL

18 de maio às 18h30

CONCERTO DAS TREVAS À LIBERDADE COM ORQUESTRA DE CORDAS LAETARE

24 de maio às 15h00

FOTROCA COM THOMAS DEGEN

25 de maio às 10h30

OFICINA CADERNOS SUSTENTÁVEIS COM RAIZ OLIVEIRA