BATE-PAPO COM SARITA MUCINIC SARUE – “JANUSZ KORCZAK, UMA VIDA EM DEFESA DA INFÂNCIA”

 

No dia 8 de agosto de 2024, acontece um bate-papo com a escritora Sarita Mucinic Sarue e a terapeuta e psicopedagoga convidada Ruth Sarue Lerner sobre o legado do pediatra e educador Janusz Korczak, um dos protagonistas da exposição Anjos do Holocausto, em cartaz em nossa Galeria.

Autora do livro Janusz Korczak – uma vida em defesa da infância (Summus Editora), Sarita vai apresentar parte da trajetória cidadã e inabalável desse homem que revolucionou a pedagogia com suas ideias progressistas, autor de obras fundamentais sobre educação e direitos das crianças, como O Direito da Criança ao Respeito e Como Amar uma Criança.

Após o bate-papo, haverá venda dos livros para os interessados e sessão de autógrafos com a autora. A exposição também estará aberta para visitação.

 

Sobre Janusz Korczak:

Nascido Henryk Goldszmit em 22 de julho de 1878, em Varsóvia, Polônia, dedicou sua vida à causa infantil. Dirigiu orfanatos para crianças judias e polonesas, criando ambientes inovadores baseados no respeito mútuo e na responsabilidade coletiva. Em seu orfanato, ele implementou um sistema democrático onde as crianças tinham voz ativa em suas próprias vidas, com tribunais e parlamentos infantis. Durante a Segunda Guerra Mundial, apesar das ofertas de proteção, Korczak permaneceu com as crianças do orfanato no Gueto de Varsóvia. Em 1942, ele e seus órfãos foram deportados para o campo de extermínio de Treblinka, onde todos foram assassinados. Seu legado permanece vivo, inspirando educadores e defensores dos direitos das crianças em todo o mundo.

 

Sobre a autora:

Sarita Mucinic Sarue é professora, formada em Pedagogia pela Universidade Mackenzie e mestre em Estudos Judaicos pela Universidade de São Paulo – FFLCH/USP. Realizou o curso de especialização da Shoah na Escola Internacional dos Estudos do Holocausto-Yad Vashem, em Jerusalém. Autora dos livros Janusz Korczak – uma vida em defesa da infância e Vozes de paz em tempos de guerra: Janusz Korczak diante da criança, do sionismo, do nazismo e holocausto, publicou diversos artigos sobre educação judaica. Atualmente é escritora e coordenadora educacional do Memorial do Holocausto de São Paulo e  voluntária do Grupo Chaverim.

 

Classificação indicativa: Livre

Gratuito

 

A exposição “Anjos do Holocausto” tem curadoria de André Sturm e cocuradoria de Marcio Pitliuk, é idealizada pelo MIS, Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e realizada por Unibes Cultural, Unibes e Ministério da Cultura.

 

Para aproveitar e aprender

O pilar Expressões Culturais foi criado para fomentar e divulgar artistas de todos os segmentos, apoiando a economia criativa e promovendo a pluralidade de linguagens, de culturas e o intercâmbio de ideias.

Programação

  • 08 de agosto de 2024
    19h30 às 21h30

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO RETRATOS REVELADOS

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

de 07 de maio à 10 de maio

confira as sessões

FEIRA NA ROSENBAUM - FEIRA DE TODAS AS MÃES

de 08 de maio das 19h00 até 29 de maio às 20h30

JORNADA “JUDEUS NO BRASIL: IMIGRAÇÃO, MEMÓRIA E CULTURA”

10 de maio às 10h30

OFICINA COMECE A PLANEJAR O MARKETING DA SUA EMPRESA

10 de maio às 20h00

CONCERTO "LAS FLORES DE CERCA" COM VICENTE NAVARRO

em 15 de maio, 22 de maio, 29 de maio

confira as sessões

DANÇA CIRCULAR: MOVIMENTO E CONEXÃO

17 de maio às 13h00

OFICINA DE PRÁTICAS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM GRUPO ERA UMA VEZ

17 de maio às 16h00

ESPETÁCULO CÍRCULO DAS BALEIAS COM CIA PIA FRAUS

18 de maio às 18h30

CONCERTO DAS TREVAS À LIBERDADE COM ORQUESTRA DE CORDAS LAETARE

24 de maio às 15h00

FOTROCA COM THOMAS DEGEN

25 de maio às 10h30

OFICINA CADERNOS SUSTENTÁVEIS COM RAIZ OLIVEIRA

06 de junho às 19h45

TEAGO OLIVEIRA APRESENTA O SHOW "BOA SORTE AO VIVO"