No dia 22 de setembro de 2024, a Unibes Cultural apresenta a 2ª edição do Festival de Cultura, ESG e Sustentabilidade. Este ano, o evento foi estrategicamente agendado para coincidir com o “Dia Mundial Sem Carro”, alinhando-se perfeitamente ao seu tema central: MOBILIDADE, CIDADES E CULTURA.
Com curadoria do professor Marcus Nakagawa, o festival tem como objetivo promover um movimento ativo e colaborativo para transformar as cidades em espaços mais inclusivos e sustentáveis. Esta iniciativa reforça o compromisso da Unibes Cultural com o Pacto Global – Rede Brasil, demonstrando um esforço contínuo em prol do desenvolvimento sustentável.
Por que Mobilidade? Os carros, símbolos da cultura de massa do século XX, representam status e conveniência, mas também contribuem para os grandes congestionamentos e poluição nas cidades. O festival, no entanto, vai além de criticar o uso excessivo de carros. Ele explora a mobilidade urbana como uma questão cultural, necessária para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e acessíveis. A proposta é repensar os modos de transporte, promovendo alternativas coletivas, como transporte público, ciclismo, e o caminhar, além de garantir espaços urbanos que favoreçam a circulação de pessoas com diferentes graus de mobilidade.
Atividades Destaques:
PROGRAMAÇÃO:
10h – Abertura
11h – Roda de Conversa
Mediação: Lupercio Tomaz (Diretor da Rádio Sobre Rodas)
14h – Roda de Conversa
Mediação: Lupercio Tomaz (Diretor da Rádio Sobre Rodas)
Mostra de Curtas MobiFilm e Ciclovia Musical
15h30 – Sessão 1
Ciclovia Musical RJ
Ciclovia Musical Porto Alegre
Ciclovia Musical Salvador
Ciclovia Musical SP
Direção de Audiovisual: Denise Silveira, 2023
16h50 – Sessão 2
Dia Mundial sem Carro
Realização: Caminho Mobilidade Ativa, 2023
No início do mundo
Direção: Gabriel Marcos, 2023
PER
Direção: Murilo Romão (Coletivo Flanantes, 2023)
18h – Sessão 3
Tá no Aro – Revolução das Bicicletas
Realização: Cicloação, 2019
‘Dis’Mobilidade Urbana
Direção: Fernanda Cunha Rezende, 2017
Pedalar é suave
Direção: Flora Gondim, 2020
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita
IMPORTANTE: Durante o festival, convidamos você a doar uma bicicleta nova ou usada para quem precisa. Além de transformar histórias, sua doação contribui para uma cidade mais sustentável e com mais mobilidade urbana. Participe!
CONVIDADOS(AS):
Denise Silveira, 56 anos, é jornalista gaúcha radicada em São Paulo. Atuou como roteirista e editora de texto nos principais veículos de comunicação do país. Atualmente, colabora como diretora de audiovisual e assessora de imprensa da Ciclovia Musical e Caminhada Musical. Denise desenvolve o projeto de fotojornalismo “Ocupação Bicicleta”, focado na cultura da bicicleta como meio de transporte, com exposições realizadas em São Paulo (2021), Salvador (2023) e Porto Alegre (2021/2024). Recebeu seis prêmios nacionais e internacionais pelo curta Alma de Bicicleta (2020) e foi a primeira mulher jornalista a documentar, no CDP Jundiaí, a formação de detentos em mecânica de bicicletas, que resultou no curta Bicicleta e Liberdade (2023), vencedor do prêmio de Direitos Humanos no Paris Lady Movie Makers Festival.
Eduardo Abramovay é fundador da produtora VídeoVerso, criada em 1982 e pioneira no movimento de renovação do audiovisual brasileiro. VídeoVerso se destacou em um momento de crise do cinema nacional, produzindo documentários premiados nos primeiros Festivais Vídeo Brasil. Eduardo produziu clipes e programas de TV para grandes emissoras, incluindo TV Globo, TV Bandeirantes e TV Manchete. Com uma carreira marcada por inovação e prêmios, ele foi um dos responsáveis pela revitalização da produção audiovisual no Brasil. Atualmente, vive e trabalha em São Paulo, dedicando-se a novos projetos no campo do audiovisual.
Giane Martins é fundadora da Agência ArteMatriz Soluções Culturais e criadora dos projetos Ciclovia Musical e Caminhada Musical para a Terceira Idade. Com formação em Música/Oboé pela USP e pós-graduação artística na Escola Superior de Música de Stuttgart, Giane possui um MBA em Bens Culturais pela FGV/SP e um Nanodegree em Startup Founder pela Udacity. Em 2017, foi Diretora Executiva do Instituto Baía dos Vermelhos em Ilhabela. Giane também participou de programas de aceleração de negócios e foi selecionada para apresentar o Ciclovia Musical na Velo-City 2022. Ela integra práticas sustentáveis em suas iniciativas culturais, unindo gestão, inovação e sustentabilidade.
Luis Villaça Meyer é engenheiro, com pós-graduação em Gestão de Negócios, e experiência como executivo em indústria nacional e multinacional de grande porte, e empreendedor nas áreas de serviços, educação, cultura e terceiro setor. É presidente do Instituto Cordial de Desenvolvimento Social, e do Conselho da Escola Vera Cruz. Também ocupa o posto de segundo coordenador geral do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais.
Lupércio Tomaz é graduado em Publicidade e Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Em 1990, fez estágio no setor de comunicações da Peugeot, em Paris. No Brasil, trabalhou no Caderno Veículos da Folha de São Paulo e na assessoria de imprensa do Grupo Mesbla/Mazda. Entre 1994 e 2015, atuou na Universidade de São Paulo, ocupando os cargos de Assessor de Imprensa do Reitor e Diretor de Marketing. De 1997 a 2022, produziu e apresentou o “Boletim Mobilidade” na Rádio USP. Criou, em 2017, a Rádio Sobre Rodas, primeira webradio focada em mobilidade e sustentabilidade. Desde 2015, se dedica à atividade de palestrante, com a apresentação “O Trânsito Nosso de Todo Dia”, que promove boas práticas de convivência entre condutores e pedestres.
Tatiana Nara Barp Emygdio
Tatiana Nara Barp Emygdio é Coordenadora de Projetos no Instituto Corrida Amiga, onde aplica metodologias focadas em mobilidade ativa e cidades saudáveis. Adepta da mobilidade a pé, Tatiana é bacharel em Design de Interiores (Belas Artes), Lazer e Turismo (EACH/USP), e graduanda em Pedagogia (UNIVESP). Sua atuação inclui projetos em escolas, CCAs, Sesc, empresas privadas, órgãos públicos e apoio na incidência política para cidades mais democráticas e inclusivas. Tatiana acredita no potencial da educação comunitária para emancipar pessoas e promover atitudes saudáveis para o bem-estar da comunidade e do planeta.
Curador:
Marcus Nakagawa é doutor em sustentabilidade, autor premiado com o Jabuti, mentor, TEDx speaker e palestrante em sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. É professor de Graduação e MBA na ESPM, coordenador do CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental, e professor convidado do MBA da Fundação Dom Cabral e da PUC/RS. Marcus é também o idealizador e atual presidente da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável.
PARCEIROS: ABRAPS, Marketing Sustentável, MobiFilms, Ciclovia Musical, Instituto Corrida Amiga, ArteMatriz Soluções Culturais
A palavra é integração
O pilar Cultura, ESG e Sustentabilidade foi criado para promover uma programação cultural que integre os temas Governança, Ambiental e Social com a Cultura, estabelecendo um diálogo com os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Siga-nos
Rua Oscar Freire, 2500
São Paulo - SP | CEP: 05409-012
Ao lado da Estação Sumaré do metrô (Linha 2 – Verde)
Quarta a sábado - 12h às 20h
Domingo - 12h às 19h
11 3065-4333
De acordo com o decreto Nº 61.149, de 17 de março de 2022, o uso de máscaras ou cobertura facial deixa de ser obrigatório em ambientes abertos e fechados. A medida não descarta a apresentação do comprovante de vacinação com no mínimo duas doses, que segue indispensável para a retirada de ingressos e acesso as salas de espetáculos.
UNIBES Cultural – Todos os direitos reservados.
Casa de Cultura de Israel CNPJ: 51.582.658/0001-90
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML, adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
If you’ve found a malfunction or have ideas for improvement, we’ll be happy to hear from you. You can reach out to the website’s operators by using the following email
Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements, alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website. In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels; descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups), and others. Additionally, the background process scans all of the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology. To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside of it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers), both for Windows and for MAC users.
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs, there may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to