Clube de Leitura Racial discute obra de Paulina Chiziane

O Clube de Leitura Racial de agosto, uma iniciativa do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil, vai ler e conversar sobre a obra O alegre canto da perdiz, da escritora moçambicana Paulina Chiziane. O romance narra a vida de duas mulheres, Delfina e Maria das Dores (mãe e filha), que carregam a dor do preconceito de gênero e de raça em razão dos processos de dominação colonial. A partir de uma narrativa que mistura imaginação e misticismo, a autora apresenta um retrato poderoso e peculiar da sociedade e da mulher africana.

 

Paulina Chiziane é uma escritora moçambicana, nascida em 1955. O romance “O alegre canto da perdiz”, foi publicado em 2008. Publicou diversos livros e tem obras traduzidas na Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França e Itália. Venceu o Prêmio Camões de 2021 e atualmente vive e trabalha na Zambézia.

“Dizem que sou romancista e que fui a primeira mulher moçambicana a escrever um romance (Balada de amor ao vento, 1990), mas eu afirmo: sou contadora de estórias e não romancista. Escrevo livros com muitas estórias, estórias grandes e pequenas. Inspiro-me nos contos à volta da fogueira, minha primeira escola de arte.”

 

PARTICIPANTES:

Elizabete Scheibmayr – Matemática, advogada, co-fundadora da Uzoma Diversidade Cultura e Educação, membro do Grupo Mulheres do Brasil Lider dos Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher, palestrante sobre os temas diversidade, liderança feminina e violência contra a mulher. Mentora do Programa Púlsar da Fundação everis e do Programa Nós por Elas do IVG.

Luciana Lima

Apoio Administrativo e Estudante de Gestão Pública. Participa do FCN – Fórum de Consciência Negra na IBAB. Entusiasta, criativa, espontânea, valoriza inspiração, gosta de começar novos projetos, vê potencial nos outros, os encoraja, hábil em fazer conexões e acolher pessoas.

Lucilene Costa

Professora da rede pública municipal de Santos, Mestre em educação no Curso de Africanidades – UFABC, membro do Conselho da Comunidade Negra de Santos e consultora de beleza. Master Coach e CEO do Empreendapretas.

 

O Clube de Leitura Racial promovido pelo Comitê de Igualdade Racial tem a proposta de jogar luz sobre a literatura produzida por autores e autoras pretos e pretas, e também sobre histórias focadas no tema racial. O programa é uma parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, e conta sempre com a presença de Elizabete Scheibmayr e convidadas na facilitação da leitura.

 

 

Este evento foi finalizado!

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO RETRATOS REVELADOS

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

de 08 de maio das 19h00 até 29 de maio às 20h30

JORNADA “JUDEUS NO BRASIL: IMIGRAÇÃO, MEMÓRIA E CULTURA”

em 15 de maio, 22 de maio, 29 de maio

confira as sessões

DANÇA CIRCULAR: MOVIMENTO E CONEXÃO

15 de maio às 19h30

BATE-PAPO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

de 17 de maio à 18 de maio

confira as sessões

2º FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO

17 de maio às 13h00

OFICINA DE PRÁTICAS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM GRUPO ERA UMA VEZ

17 de maio às 16h00

ESPETÁCULO CÍRCULO DAS BALEIAS COM CIA PIA FRAUS

18 de maio às 15h00

OFICINA DE BORDADO EM FOTOGRAFIA COM SARAH LEAL

18 de maio às 18h30

CONCERTO DAS TREVAS À LIBERDADE COM ORQUESTRA DE CORDAS LAETARE

24 de maio às 15h00

FOTROCA COM THOMAS DEGEN

24 de maio às 20h00

BOTECANDO: UM BATE-PAPO SOBRE A CULTURA DE BOTECOS DA CIDADE DE SÃO PAULO COM BRENO LERNER

25 de maio às 10h30

OFICINA CADERNOS SUSTENTÁVEIS COM THAMATA BARBOSA

06 de junho às 19h45

TEAGO OLIVEIRA APRESENTA O SHOW "BOA SORTE AO VIVO"