
Neste mês de setembro de 2025, em que se celebra no Brasil o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, apresentamos uma entrevista exclusiva em vídeo com a socióloga Marta Almeida Gil, referência nacional e internacional em inclusão, informação e acessibilidade. Na conversa, ela aborda sua trajetória, os avanços e desafios na garantia de direitos e o papel da sociedade para a construção de um país mais inclusivo.
Socióloga formada pela FFLCH-USP. Ainda estudante, envolveu-se com inclusão de pessoas com deficiência desde 1976 como voluntária, coordenando entre 1976 e 1982 a pesquisa nacional “Perfil dos brasileiros portadores de deficiência visual”, com entrevistas a mais de 6.000 pessoas em nove estados, via Fundação Projeto Rondon. Em 1989, fundou o Amankay – Instituto de Estudos e Pesquisas (que hoje coordena) e, em 1990, foi reconhecida como Empreendedora Social pela Ashoka, por propor a REINTEGRA, primeira rede de informação sobre tipos de deficiência
Desde 1990, realiza um sólido trabalho voltado à produção, comunicação e difusão de informação sobre inclusão, com foco em acessibilidade, trabalho, empregabilidade, educação e diversidade. Entre 2004 e 2007, atuou no Banco Mundial em projetos sobre HIV/Aids e pessoas com deficiência, promovendo oficinas e produzindo artigos em diversos países da América Latina e Central. Participou da redação final do Guia para Educadores Inclusivos, voltado à educação inclusiva, que também deu origem ao jogo “#TurmadaInclusão”, com conteúdos resultantes de rodas de conversa em comunidades escolares.
Para conhecer:
Assista a entrevista:
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Decreto nº 6949
Lei Brasileira de Inclusão (LBI) L13146




