A RESTAURAÇÃO NO CLIMA DA COP

 

Considerando o momento pré-COP 30 Amazônia, o maior evento global para discussão e negociações sobre mudanças climáticas, e em plena Década da Restauração das Nações Unidas, a Iniciativa Verde e a Envolverde promovem o debate A Restauração no Clima da COP, sobre a restauração florestal e suas conexões com a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas.

No dia 10 de setembro de 2025, às 9h, acontecem duas mesas sobre o tema. A primeira abordará políticas e programas relacionados à restauração, com representantes do governo do Estado de São Paulo, da Frente Parlamentar Ambientalista e do Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica. A segunda, apresentará soluções práticas em ação, com experiências de diferentes atores da cadeia da restauração em São Paulo.

A Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030) é uma campanha mundial para proteger e revitalizar os ecossistemas em benefício das pessoas e da natureza. O objetivo é melhorar a subsistência humana, combater as mudanças climáticas e prevenir o colapso da biodiversidade. O ano de 2030 também marca o prazo final para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e representa uma última oportunidade para evitar alterações climáticas catastróficas.

A restauração florestal envolve políticas públicas e a ativação de uma cadeia econômica composta por diversos atores, que prestam serviços, fornecem insumos como mudas e sementes, e geram emprego e renda. Ela contribui para a regularização ambiental de imóveis rurais e para a melhoria de serviços ecossistêmicos, como água, clima e paisagem, em escalas que vão do local ao global.

 

Participantes:

. Deputada Estadual Marina Helou – coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista do Estado de São Paulo, que atua para integrar a agenda ambiental à pauta do Legislativo estadual e apoiar políticas públicas e ações de desenvolvimento sustentável.

. Jônatas Souza da Trindade, subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – SEMIL, conduz políticas e ações voltadas à conservação ambiental, ao desenvolvimento sustentável e à integração entre biodiversidade, infraestrutura e governança ambiental.

. Luciana Alves – co-líder do GT de Políticas Públicas do Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica e especialista em restauração no Programa de Florestas e Uso da Terra do WRI Brasil.

. Rosilene Dias – responsável pela Gestão do Programa Nascentes, do Estado de São Paulo.

. Alencar Rodrigues Ferreira – proprietário rural de Piquete (SP).

. Guilherme Moya – diretor do Instituto Pró-terra, ONG executora de projetos de restauração.

. Jaqueline Miranda – viveirista de mudas nativas da Associação de Produtores de Mudas Nativas do Vale do Ribeira (Avivari).

 

Horário: 9h às 13h

Classificação indicativa: Livre

Gratuito

 

 

*Empresas e pessoas físicas podem apoiar a arte, a cultura e a inclusão. Entre em contato conosco e doe para a Unibes Cultural – (11) 97614-9193. Você também pode contribuir com o Unibes Bazar doando roupas, utensílios e outros itens.

 

Esta programação faz parte do pilar ESG e Cultura e conta com patrocínio do Banco Daycoval e realização do Ministério da Cultura e Unibes Cultural por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Integração para um futuro sustentável.
O pilar ESG e Cultura promove a integração entre Governança, Meio Ambiente e aspectos Sociais na Cultura, desenvolvendo atividades que dialogam com os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Programação

  • 10 de setembro
    09h00 às 13h00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 26 de agosto das 12h00 até 14 de dezembro às 19h00

Exteriores - Fotografias de Bob Wolfenson

de 26 de agosto das 12h00 até 21 de dezembro às 19h00

Unibes. Um Legado de Autonomia, Transformando Gerações

de 09 de outubro das 19h00 até 13 de novembro às 20h30

Israel: de 1948 até o Presente - O Olhar do Cinema com Bruno Szlak

de 05 de novembro das 12h00 até 14 de dezembro às 19h00

Exposição Mooca Judaica: Histórias e Memórias de uma Comunidade

05 de novembro às 18h30

Lançamento de Livro e Painéis de Debate - Conexões do Olhar: A fotografia como ferramenta de transformação social de Paula Poleto

05 de novembro às 20h00

Exposição Mooca Judaica: Bate-Papo com as pesquisadoras Adriana Abuhab Bialski e Myriam Rosenblit Szwarcbart

06 de novembro às 19h30

Entre Palavra, Silêncio e Delírio – Lançamento de Livro e Roda de Conversa com Natalie Salazar e Patricia Wagner

07 de novembro às 16h00

2ª Mostra Circense - Oficina Infantil de Iniciação a Palhaçaria

07 de novembro às 20h00

Concertante – Ecos do Barroco Com Sonare Antico

08 de novembro às 11h00

2ª Mostra Circense - Espetáculo Canto de Fraldas

08 de novembro às 15h00

Espetáculo Miquelina: O Brilho Decadente de Uma Estrela

08 de novembro às 16h30

2ª Mostra Circense - Oficina Infantil de Iniciação a Palhaçaria

09 de novembro às 11h00

2ª Mostra Circense - Espetáculo Casasa

09 de novembro às 15h00

2ª Mostra Circense - Espetáculo Carteiro e a Bicicleta Acrobática

09 de novembro às 15h00

Oficina RisoSapiens - Desperte Com Vanessa Castilho