DE SE PRODUZIR CULTURA
Nos mais de 5 anos de atuação, a Unibes Cultural tem se moldado para ser cada vez mais um hub do setor. A solidez construída durante o período, deu-nos suporte para enfrentar um momento difícil no mundo, como foi e continua sendo a pandemia de covid-19.
Apesar da situação complicado, a entrega de nossos colaboradores foi vital para que não parássemos de atuar e movimentar o mercado cultural, proporcionando aos artistas que continuassem na ativa, produzindo conteúdo e transformando pessoas, mesmo que de longe.
Adaptados em tempo recorde e através da nossa programação, conseguimos na tecnologia uma grande aliada deste período. Mesmo em um ano com um número menor de eventos, conseguimos números expressivos em nossas redes sociais, semelhantes aos de 2019, onde nossas portas estavam abertas para espetáculos e apresentações presenciais.
Sempre como um espaço de pluralidade que dá voz para os grupos sociais, nosso próximo desafio é o fomento da cultura e também, a intensificação do uso de business intelligence nas mídias digitais. Estabelecendo uma conectividade com as pessoas e com o mundo.
Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural
A Unibes, foi fundada a mais de cem anos para receber e ajudar refugiados judeus a se estabelecer na cidade de São Paulo e desde então tem estado presente atendendo as demandas da população (agora não só a judaica mas toda a comunidade vulnerável paulista) nas mais diversas circunstâncias, promovendo o desenvolvimento humano e a adaptação às novas necessidades da comunidade através de seus programas de promoção social.
Superamos Guerras Mundiais, crises econômicas, transformações políticas e a cada momento superado ao longo de nossa história saímos mais fortalecidos frente a demanda da vulnerabilidade do momento.
Historicamente nosso esforço e objetivo está pautado em contribuir para o fortalecimento das escolhas dos indivíduos, fomentando esperança e condições sobre seu futuro.
A epidemia iniciada em 2020, e que ainda abate a todos nós, exigiu que pudéssemos entender a demanda da vulnerabilidade em seu mais amplo significado. Num primeiro momento, preocupamo-nos com a necessidade básica dos indivíduos. Fizemos uma campanha de captação para comprarmos cestas básicas e kits de higiene, organizamos uma logística para distribuição delas e temos muito orgulho de afirmar que além dos nossos 15.000 atendidos, conseguimos cadastrar mais 7.000 pessoas para receber as cestas. Continuamos nossos atendimentos de forma virtual, tanto para o público infantil, adolescente e adulto, quanto para os idosos. Distribuímos cerca de 30.000 cestas básicas e kits de higiene. Preciso destacar a parceria do município de São Paulo através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Foi um ano que ainda não terminou para nós e com certeza vamos continuar nossa missão de transformar a vida das pessoas para que elas consigam transformar sua própria história. Em 2005, ao inaugurarmos a UNIBES CULTURAL como nosso braço estendido para reflexão dos desafios de nossa sociedade frente a uma agenda de transformação do indivíduo, da comunidade, da sociedade e do mundo, não poderíamos imaginar o quão vital e potente esse centro cultural seria dando voz para a reflexão sobre a vulnerabilidade e a novos caminhos no mais amplo sentido da palavra. Sua programação colaborou ativamente para informar, formar, debater, acolher, refletir sobre os aspectos que impactaram em nossas vidas e sobre as perspectivas necessárias para serem construídas.
Estamos convictos, após esse ano, que a agenda humana, ambiental, científica, criativa, econômica e de tantos outros pensamentos são estruturantes para que não se rompa o cordão da existência de uma sociedade geradora de significados, oportunidades e sonhos.
Se temos à disposição de atuar tão próximos do desenvolvimento de nossa sociedade é, sem dúvida, porque dispomos de uma rede de empresas parceiras que confiam em nosso trabalho e no efetivo compromisso com esses propósitos, além de um grupo de voluntários e colaboradores que se dedicam de forma abnegada a essa causa.
Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas acreditamos em parcerias e confiamos em nossos parceiros para que essa iniciativa seja mantida como um ambiente de esperança e transformação em nossa sociedade.
Denise Zaclis Antão, presidente da Unibes Cultural
2020 foi o ano em que a Unibes Cultural se reinventou em uma velocidade ímpar. Os eixos continuaram a ser trabalhados e o fechamento da casa (para o público em geral) não foi motivo para interrompermos os eventos. Colocamos em prática o projeto virtual e continuamos levando muita arte, cultura, temas sustentáveis, de longevidade e muitos outros, para as casas dos nosso público nas redes sociais.
Foram mais de 300 atividades distribuídas em cada um dos nossos eixos: “Expressões Culturais”, “Consumo”, “Igualdade para todos”, “Vida e Sustentabilidade”, “Formação e Economia”, “Mídias e Tecnologia” e “Atualidades”. Além de termos alcançado mais de 8 milhões de pessoas em suas casas.
UNIBES CULTURAL
Não há sentido em olhar para uma jornada e dizer que conseguiu tudo sozinho. Aquilo que conquistamos é devido ao forte objetivo de nossos parceiros e patrocinadores em querer que o mundo se transforme em algo melhor. Investir na cultura é isso. É acreditar no processo de transformação. A Unibes Cultural não existiria se não houvesse essa percepção dos nossos parceiros que estão sempre ao nosso lado. Em 2020, as marcas estiveram com a gente e puderam nos proporcionar muito conteúdo que acreditamos que façam a diferença na vida de todos. A troca é essencial para esse crescimento de conceito e marca. Ter na sustentabilidade, longevidade e nos processos criativos da cultura, um olhar diferenciado, apenas demonstra o quão preocupadas estão essas marcas, com o futuro.
EM 2020
Com a adaptação do home-office e a digitalização de muitas áreas, a Unibes Cultural se transformou rapidamente e pôde disponibilizar de maneira online a sua programação para que não ficasse distante de seus seguidores.
Se antes já vínhamos em ritmo acelerado para que as redes fossem um dos principais canais de difusão cultural, em 2020 houve um aumento exponencial disso, muito por conta da necessidade. O desafio de manter qualidade dos formatos multimídia foi grande e conseguimos conquistar esse objetivo. Além de nos manter como um hub cultural de pluralidade.
O investimento em produção audiovisual para vídeos em tempo real é uma estratégia que foi alinhada aos objetivos dos nossos parceiros, e sempre difundida em nossos perfis do Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn e Facebook.
DE 2020
BASE DE DADOS
TAXA DE ENTREGA
TAXA DE ABERTURA
TAXA DE CLIQUES
VISUALIZAÇÕES
ALCANCE
ENVOLVIMENTO
CENTIMETRAGEM
VALORAÇÃO
2020
Para a Unibes Cultural, inovar é uma maneira de perceber e conhecer o mundo, de antever possibilidades, de antecipar tendências e relações.
Para a Unibes Cultural, inovar é obter insights criativos, instantâneos e únicos que revelam caminhos e oportunidades jamais vistos.
Para a Unibes Cultural, inovar é intuir; inovar é o nosso sexto sentido.
Todos os eventos realizados na Unibes Cultural são organizados por eixos. É uma forma estratégica de oferecer o melhor conteúdo ao público, alinhado aos parceiros e apoiadores. Estes foram os eixos em destaque que trabalhamos ao longo de 2020:
Um dos verbos que podem definir a arte é que ela é um espaço para se “expressar”. Quando você se expressa, há um diálogo do emissor e receptor. Como em qualquer setor, 2020 foi bastante desafiador para a arte e cultura. As apresentações continuaram, mas de maneira online, através de lives.
Tivemos espaço para a literatura, artes visuais, artes cênicas, cinema e música que trouxeram inspirações para o público de casa.
Com a nova realidade, a adaptação foi mais fácil por termos um público fiel que sempre nos deu audiência para continuar nesse caminho que trilhamos em 2020. Os eventos presenciais deram lugar para os virtuais, como DocSP 2020, live do show do Simoninha, “Pontos de vista do Palhaço” com Daniel Warren, “Gigi e a Fábrica Mágica!”, “Rebrincando”, e muito outros que puderam construir um olhar abrangente sobre a cultura, tanto para quem produz, como para quem vivencia.
LIVES
VISUALIZAÇÕES
ALCANCE
ENVOLVIMENTO
É a partir de oportunidades que conseguimos criar um mundo com menos diferenças. Mas para isso, é necessário discussões sobre a inclusão dessas pessoas em todos os espaços da sociedade.
A Unibes Cultural disponibiliza a sua estrutura para que essas vozes, tão caladas durante o tempo, comecem a soar em mais lugares. Eventos como: “Diálogos no escuro”, “Dia mundial de refugiados”, “Festival Sem Barreiras”, “O índio e sua cultura”, “Feira Afroempreendedoras”, e muitas outros, fazem com que haja um eco da transformação que precisamos na sociedade.
LIVES
VISUALIZAÇÕES
ALCANCE
ENVOLVIMENTO
O consumo, ao decorrer dos anos, tem ganhado notoriedade e os impactos que ele traz ao meio ambiente. Cada vez mais a Unibes Cultural acredita em um consumo consciente, aquele que se leva a sério a um ponto de repensar estruturalmente em seu produto afim de não arriscar a vida do planeta.
Com desfiles, bate-papos, exibições, rodadas de negócio, ateliês, concursos e exposições, o eixo de Consumo traz consigo uma grande responsabilidade de trazer novos conhecimentos para o público, com o intuito de transformar a maneira como olhamos para um produto.
Muitas marcas nos apoiam por conta do espaço que damos a essa causa. Eventos como o “Fashion Revolution” e o “Brasil Eco Fashion” exemplificam o caminho que a moda deve tomar e o nosso compromisso.
LIVES
VISUALIZAÇÕES
ALCANCE
ENVOLVIMENTO
Vida e Sustentabilidade vão na direção de que as escolhas individuais impactam o coletivo. Viver em sociedade requer certas obrigações implícitas. O desenvolvimento, que também abrange o mercado de trabalho, contratação de serviços e ações estratégicas das empresas, vão de encontro às três frentes do eixo: econômica, social e ambiental.
Eventos como “Greenbuilding Brasil”, “Festival Mobifilm”, “Dia Internacional da Felicidade”, com a Monja Coen, e muitos outros deram um panorama de como fazer do eixo “vida e sustentabilidade” uma diretriz para um convívio harmônico na vida e nos negócios.
LIVES
VISUALIZAÇÕES
ALCANCE
ENVOLVIMENTO
No ano da adaptação digital, nós acompanhamos a evolução. Juntos, respiramos inovação com tendências do universo tecnológico, jornalístico e publicitário, compartilhadas em diversos canais das nossas mídias.
Distribuídas em lives, cursos, palestras, workshops e bate-papos, as discussões permeiam as novidades nas mídias e nas tecnologias, através de especialistas que compartilham suas experiências e conhecimentos sobre os respectivos assuntos.
Alguns eventos aconteceram em 2020, como: “Troféu Mulher IMPRENSA – Live”, “Dia Mundial da Liberdade de Imprensa”, ‘Tecnologias de inovação no audiovisual’, entre outros que puderam agregar ao nosso seguidor.
LIVES
VISUALIZAÇÕES
ALCANCE
ENVOLVIMENTO
Em uma sociedade cada vez mais online, a aparição de grupos e comunidades engajados em temas como política, sociedade e direitos humanos aumentaram consideravelmente. Discussões como os novos rumos do liberalismo e a pauta da imigração de refugiados ganham novas perspectivas com a difusão cada vez mais descentralizada da notícia.
O acesso e a discussão sobre esses temas têm agregado e se tornando cada vez mais essencial para compreender o mundo e seus desafios. Vimos essas discussões em eventos que a Unibes Cultural apoiou, como a live de “LGPD” (Lei Geral de Proteção de Dados), “Como sobreviver no mundo digital? “, do Jornal 140, “Reconhecendo e dissolvendo o medo”, entre outros.
LIVES
VISUALIZAÇÕES
ALCANCE
ENVOLVIMENTO
UNIBES CULTURAL
Conselho Administrativo
Denise Zaclis Antão (Presidente)
Anita Schuartz
Bruno Laskowsky
Fanny Michhan Terepins
Gabriel Zitune
Liora Steinberg Alcalay
Maria Albuquerque Zanforlin
Diretor Executivo
Bruno Assami
Comunicação
Fabio Sousa
Yuri Cavichioli
Fernando Rodman
Negócios
Elyse Abrão
Programação
Elaine Vieira
Laura Gonçalves