Siga-nos nas redes sociais

DOCUMENTÁRIO UM SAMURAI EM SÃO PAULO

 

No dia 23 de março, às 19h, acontece a exibição do documentário Um Samurai em São Paulo, de 2022, que trata da biografia do mestre de karatê Taketo Okuda. Marcado pela infância na Segunda Guerra e preparado para ser um guerreiro pronto para matar ou morrer, Okuda foi enviado ao Brasil para difundir a arte marcial das mãos vazias. Sua trajetória, de professor de campeões a um mestre em busca da transcendência, é narrada por uma de suas alunas, uma brasileira neta de sobreviventes do Holocausto. Esse encontro de dois personagens tão distintos investiga os significados profundos da arte marcial e da autodefesa diante de um mundo ameaçador.

O filme aborda ainda as consequências do trauma transgeracional de populações marcadas pela Segunda Guerra Mundial, tratando das artes marciais como uma linguagem corporal que possibilita a transformação do trauma. Ao traçar paralelos entre um japonês e uma judia, promove um diálogo entre duas culturas que estiveram em lados opostos na mesma guerra, porém cujas populações sofreram as consequências e têm marcas desse fato histórico. O filme também trata de questões como a superação da morte de um filho, transcendência, força, envelhecimento e memória.

A sessão será seguida de bate-papo com a diretora Débora Mamber.

 

Diretora

Débora Mamber Czeresnia é jornalista e roteirista, graduada em jornalismo, com pós-graduação na Northwestern University (EUA) e em escrita criativa no Instituto Vera Cruz. Escreve roteiros audiovisuais desde 2010, com destaque para o curta-metragem Timing (2010), selecionado para o Festival de Annecy (FRA) e vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais. O documentário Um Samurai em São Paulo é sua estreia na direção e ficou entre os filmes mais votados pelo público na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

 

Um Samurai em São Paulo

Brasil, 2022 – Documentário, Cor, P&B, 70 min.

Classificação indicativa: Livre

Gratuito

Trailer: https://vimeo.com/767345614?share=copy

 

 

Para aproveitar e aprender

O pilar Expressões Culturais foi criado para fomentar e divulgar artistas de todos os segmentos, apoiando a economia criativa e promovendo a pluralidade de linguagens, de culturas e o intercâmbio de ideias.

 

*Tolerância de 15 minutos para entrada após o início do evento, mesmo com ingressos adquiridos.
**Espaços sujeitos à lotação.
***Não será permitida a entrada no prédio após as 20h, horário de fechamento da casa.
Agradecemos a compreensão e colaboração de todos.

Programação

23/03/2024
das 19:00
às 21:00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - EXPOSIÇÕES
24 de maio às 19:45
SHOW “PRIMEIRO CÉU” POR YAMAN TRIO
26 de maio às 11:00
LANÇAMENTO DO LIVRO “INGRID, A FLHA DO COMANDANTE”
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design