No dia 17 de agosto de 2024 (sábado), acontece o Seminário ESG e Cultura para a Economia Circular, edição de 2024, voltado a empresas e organizações do terceiro setor debaterem os desafios e avanços de suas jornadas sustentáveis. Entre os convidados estarão líderes empresariais, acadêmicos e membros da sociedade civil que estão desenvolvendo estratégias inovadoras e colaborativas para impulsionar a sustentabilidade e a circularidade na economia.
Com curadoria de Marcus Nakagawa, o seminário oferece uma oportunidade para trocar ideias, desenvolver novas parcerias e fomentar a inovação.
Segundo o Pacto Global, uma iniciativa da ONU direcionada exclusivamente a empresas, “as questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos, colocando forte pressão sobre o setor empresarial”. A abordagem ESG avalia o quanto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais sem comprometer a capacidade de gerar lucros para seus acionistas.
A novidade de 2024 é que a Unibes Cultural tornou-se participante do Pacto Global. Reiteramos nosso apoio à missão do Pacto Global das Nações Unidas de promover um movimento global sustentável de empresas e partes interessadas para criar o mundo que desejamos. A realização de atividades gratuitas sobre o tema faz parte de nossas ações nesse sentido, pois oferecem oportunidades democráticas para que estudantes e profissionais de diferentes áreas se atualizem e troquem experiências sobre ESG, Economia Circular, Sustentabilidade e Inovação, competências indispensáveis para alcançarmos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
PROGRAMAÇÃO:
10h às 11h – Recepção e Abertura
Painel 1 – 11h às 12h30
O lado empresarial da Economia Circular
Janaína Padoveze | Gerente de Sustentabilidade – Ajinomoto do Brasil
Juliana Garcia Frota | Gerente de Marca e Sustentabilidade – Weleda do Brasil
Janaína Karen Rodrigues | Gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da América Latina – Kimberly-Clark
Empresas de diferentes setores apresentarão como trabalham o conceito de economia circular, exemplos, cases, desafios, benefícios econômicos e ambientais e a importância da cultura para a economia circular.
Pausa para almoço
Painel 2 – 13h30 às 15h
O lado econômico da Economia Circular
Alex Cordeiro Brito | Analista Sênior de ESG – C6
Fernanda Dativo | Head de Investimentos e Portfólio – Din4mo
Paula Guimarães | Gerente Institucional e de Sustentabilidade – Porto
Empresas do mercado financeiro apresentarão como trabalham o conceito de economia circular, exemplos, cases, desafios, benefícios econômicos e ambientais e a importância da cultura para a economia circular.
Painel 3 – 15h às 16h30
O lado cultural da Economia Circular
Alessandra de Almeida Santos | Diretora Executiva – Museu da Imigração
Breno Zolko | Diretor Voluntário – Unibes Bazar
Roberto Armelin | Diretor Executivo de ESG, Riscos e Compliance no São Paulo Futebol Clube
Instituições do Terceiro Setor, Esporte e Cultura apresentarão como trabalham o conceito de economia circular, exemplos, cases, desafios, benefícios econômicos e ambientais e a importância da cultura para a economia circular.
Classificação indicativa: 18+
Gratuito
CONVIDADOS(AS):
Alessandra de Almeida Santos é advogada, pós-graduada em Direito Processual Civil pela ESA/RJ, com especialização em Administração Geral e Estratégica pela FGV/SP, em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Itaú Cultural) e em Gestão de Museus pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Desde 2005, atua no Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI), Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Museu do Café e, a partir de 2011, do Museu da Imigração. Desde 2017, é Coordenadora Geral e Dirigente dos dois museus.
Breno Zolko, 64 anos, é paulistano e formado em Administração de Empresas pela FEA/USP. Atuou como empresário no ramo de moda e varejo por 27 anos com a marca XRAY, além de representar confecções peruanas no Brasil. Nos últimos 5 anos, tem sido diretor das áreas de logística, varejo e e-commerce do Bazar Unibes.
Fernanda Dativo, 35 anos, é uma mulher negra e mãe de duas meninas. Especializada em inovação e finanças híbridas, iniciou sua carreira em Corporate Finance na KPMG. Formada em Administração de Empresas pela UFRJ, realizou intercâmbio em Gestão pelo ISCTE IUL, em Portugal, e se especializou em Finanças pelo COPPEAD UFRJ. Fernanda trabalhou por 5 anos na SITAWI, onde contribuiu para a construção da Plataforma de Empréstimo Coletivo, com o objetivo de democratizar o investimento de impacto no Brasil. Em São Paulo, desenvolveu a estratégia de transição para impacto de um Family Office e iniciou um MBA em Finanças Corporativas. Paralelamente, estruturou e leciona disciplinas no primeiro curso de Finanças para Impacto na FGV, em parceria com o professor Dr. Ricardo Razuk. Em 2024, ingressou na Din4mo como Head de Investimento e Portfólio, atuando no segmento de equity em startups.
Janaína Padoveze é mãe do Gabriel, apaixonada por tecido acrobático, formada em Engenharia de Alimentos pela Unicamp. Iniciou sua colaboração com a empresa Ajinomoto do Brasil em 2008, como estagiária. Desde então, atuou 9 anos na área de Qualidade Assegurada e 5 anos na área de Manufatura. É a atual Gerente de Sustentabilidade da Ajinomoto do Brasil, e integrante do time de Diversidade, Equidade & Inclusão.
Juliana G. Frota é uma profissional de Marketing, Publicidade e Comunicação com mais de 10 anos de experiência, especializada em proporcionar experiências e satisfação ao cliente. Formada em Comunicação Social com foco em Publicidade e Propaganda, com especialização em Gestão de Negócios e Marketing, também atua como talento vocal e locutora. Possui experiência no atendimento a empresas de diversos segmentos, como Pernambucanas, Avon, Kimberly-Clark, Caterpillar, HSBC e Bradesco.
Paula Guimarães é Especialista em Sustentabilidade da Porto. Formada no Master in Business Sustainability pela UFSCAR, com especializações em Sistemas de Gestão Integrados pelo SENAC/SP e Ciências Ambientais pela UNIFESP. Foi Diretora Comercial da Ambiafro Brasil, um coletivo voluntário dedicado a promover o protagonismo de pessoas negras em decisões socioambientais. Além disso, é especialista em Sustentabilidade, com vasta experiência em empresas de engenharia, infraestrutura e saneamento, onde apoia a estruturação de estratégias corporativas de sustentabilidade, ESG, e elaboração de relatórios.
Roberto Armelin é fundador do Movimento pela Integridade no Futebol, com Certificação Profissional de Compliance Anticorrupção pela LEC/FGV (CPC-A). É membro do Comitê de Cultura de Integridade do Pacto Global da ONU Brasil e dos Comitês de Boa Governança no Esporte e de Ambiental, Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Esporte da SIGA Latin America (Sport Integrity Global Alliance). Em 2023, organizou o “Jogo pela Integridade” no MorumBIS.
MEDIADORES:
Márcio Mendes é CEO da MARKETING SUSTENTÁVEL, Empresa B Certificada, consultoria que transforma o marketing com uma pegada de sustentabilidade ao mesmo tempo que inclui o marketing na jornada de ESG de seus clientes. É mentor do Founder Institute e advisor de startups em aceleração, e conselheiro da ABRAPS.
Marcus Nakagawa é doutor em sustentabilidade, autor premiado Jabuti, mentor, TEDx speaker e palestrante de sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. Professor da Graduação e MBA da ESPM. Coordenador do CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental. Professor convidado do MBA da Fundação Dom Cabral e da PUC/RS. Idealizador e atual presidente da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável.
Ricardo Oliani é Sócio Fundador da ABRAPS, Coordenador de Projetos Sociais da Associação Tikun Olam, conselheiro de várias ONGs, atuando na área de B2G na Biomovement Ambiental (www.biomovement.com.br). Também é mentor de startups no Founder Institute (fi.co), portal focado na divulgação de ações para preservação e conservação do meio ambiente www.mercadoambiental.com.br. Trabalha com inovação tecnológica para a sustentabilidade, logística reversa, mudanças climáticas e smartcities, e na criação de ferramentas lúdicas e interativas (jogos e dinâmicas) para mobilização e treinamento de pessoas.
PARCEIROS: ABRAPS e Marketing Sustentável
A palavra é integração
O pilar Cultura, ESG e Sustentabilidade foi criado para promover uma programação cultural que integre os temas Governança, Ambiental e Social com a Cultura, estabelecendo um diálogo com os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
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De acordo com o decreto Nº 61.149, de 17 de março de 2022, o uso de máscaras ou cobertura facial deixa de ser obrigatório em ambientes abertos e fechados. A medida não descarta a apresentação do comprovante de vacinação com no mínimo duas doses, que segue indispensável para a retirada de ingressos e acesso as salas de espetáculos.
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Casa de Cultura de Israel CNPJ: 51.582.658/0001-90
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML, adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
If you’ve found a malfunction or have ideas for improvement, we’ll be happy to hear from you. You can reach out to the website’s operators by using the following email
Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements, alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website. In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels; descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups), and others. Additionally, the background process scans all of the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology. To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside of it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers), both for Windows and for MAC users.
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs, there may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to