Siga-nos nas redes sociais

PALESTRA A GESTÃO DE RESÍDUOS NA ECONOMIA CIRCULAR

 

No dia 13 de abril de 2024, acontece a palestra Gestão de Resíduos na Economia Circular, com a participação de quatro profissionais ligados ao tema: Jamile Balaguer Cruz, Ricardo Oliani, Fabricio Soler e Rodrigo Oliveira. A gestão de resíduos está diretamente ligada aos aspectos ambientais (E) do ESG, pois suas práticas contribuem para a redução da pegada ambiental das empresas, a minimização dos impactos ambientais e a promoção da sustentabilidade. Um tema essencial para os profissionais do presente e do futuro, e para a sociedade e o planeta de forma geral.

Após as apresentações individuais, cada palestrante responderá a uma pergunta, enquanto a ferramenta Mentimeter, que permite criar apresentações dinâmicas a partir da interação do público em tempo real, vai operar com base na “palavra chave” para o principal desafio da Gestão de Resíduos.

 

Horário: 10h às 12h

Classificação indicativa: Livre

Gratuito

 

Palestrantes:

Jamile Balaguer Cruz

Fundadora da Biocicla, é pioneira no desenvolvimento de Estratégia ESG e Economia Circular que geram Impactos Positivos em clientes no 1º, 2º e 3º setores. Diretora de Economia Circular na consultoria Grant Thornton. Atua há mais de 15 anos com consultoria na Arthur Andersen, PWC, Symnetics e Deloitte. Responsável por Economia Circular no MBA ESG do Ibmec. Graduada e pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV, MBA na HEC-França, ESG na NYU e cursos variados. Fundadora, Conselheira e responsável pelo GT de Economia Circular na Abraps – Associação dos Profissionais para o Desenvolvimento Sustentável. Coautora dos livros Mulheres ESG, Casos Práticos – ESG (Ed. Leader) e Guia para cuidar bem do planeta (Ed. Melhoramentos).

Ricardo Oliani

Graduado em Comunicação Social, Propaganda e Marketing, com MBA em Gestão de Empresas. Especialista em Liderança para as Mudanças Climáticas, Inovação em Problemas Sociais Complexos, Consumo Consciente e Sustentabilidade, O Poder Transformador do Consumidor, Gamificação de Processos e Construção de Indicadores para Avaliação de Projetos Sociais. Facilitador em treinamentos de Educação para Sustentabilidade, Jogos e Dinâmicas para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Governança Corporativa, Gerenciamento de Internet e Marketing Digital e Ambiental, ISO 26000, Gestão de Resíduos Sólidos e Empreendedorismo para Negócios Sociais. Fundador e atual diretor de Integração da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável e Conselheiro em ONGs variadas. Mentor de Startups pelo Founder Institute e Advisors com foco em negócios de impacto social.

Fabricio Soler

Advogado especialista em Direito Ambiental, Direito dos Resíduos e ESG. Consultor da ONU para o Desenvolvimento Industrial e da Confederação Nacional da Indústria para estudos em resíduos. Indicado por prestigiosas publicações internacionais (Chambers and Partners, Leaders League, Latin Lawyer, The Legal 500 e Who’s Who Legal), e pela Revista Análise Advocacia como advogado admirado na área de Direito Ambiental. Professor de pós-graduação na PUC/SP, PUC/RS, Ibmec, entre outros. Participante da segunda sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação da ONU (UNEP) para desenvolver um instrumento internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição plástica, inclusive no ambiente marinho. Conselheiro independente de Comitês de Sustentabilidade e ESG, Diretor da Divisão de Saneamento Básico da FIESP e Coordenador de Saneamento da OAB/SP.

Rodrigo Oliveira

Bacharel em administração de empresas pela FGV-EAESP, possui MBA Executivo Financeiro pelo INSPER-SP e Mestrado em Sustentabilidade pela FGV- EASP. Atuou nas áreas de Marketing e gestão comercial em empresas como Natura, Unilever e Suzano e hoje é CEO da startup de logística reversa inteligente Green Mining. Coordena o Comitê de Logística Reversa da ABES, é Vice-Presidente da Associação Brasileira de Logística Reversa e TOP Inovator pelo Fórum Econômico Mundial.

 

A palavra é integração

O pilar Cultura, ESG e Sustentabilidade foi criado para promover uma programação cultural que integre os temas Governança, Ambiental e Social com a Cultura, estabelecendo um diálogo com os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Programação

13/04/2024
das 10:00
às 12:00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - EXPOSIÇÕES
24 de maio às 19:45
SHOW “PRIMEIRO CÉU” POR YAMAN TRIO
26 de maio às 11:00
LANÇAMENTO DO LIVRO “INGRID, A FLHA DO COMANDANTE”
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design