OFICINA DE BONECAS ABAYOMI COM ERVAS

 

No dia 28 de setembro de 2024, começam nossos encontros mensais com o Coletivo Cafuzas, para partilhar de muitas práticas e histórias ligadas às culturas africanas, indígenas e afro-brasileiras. Nesta oficina, conduzida por Rosana Borges Silva e Aline Oliveira, as crianças aprendem a confeccionar a boneca abayomi, uma boneca negra feita de um jeito muito especial: com tecido preto e retalhos, à base de nós e amarrações (sem uso de agulhas) e sem demarcação de olho, nariz ou boca. 

O nome Abayomi significa “Encontro precioso” em Iorubá, nome da língua e também de uma das maiores etnias do continente africano, falada por milhões de pessoas na Nigéria e territórios vizinhos. E essa boneca tem uma história muito bonita, que os(as) participantes conhecerão durante a oficina. 

O uso das ervas acrescenta uma experiência sensorial à atividade manual, estimulando a sensibilidade ligada aos saberes contidos nos elementos da natureza (percepção tão presente tanto na cultura afro-brasileira quanto nas culturas indígenas), e nas memórias de cheiros e texturas.

Horário: 14h30

Classificação indicativa: Livre (crianças acompanhadas dos pais)

Gratuito

Vagas limitadas

O Coletivo Cafuzas é formado por:

Rosana Borges Silva é atriz formada pelo Teatro Escola Macunaíma (2008) e narradora de histórias formada no Curso Básico de formação para contadores de histórias na biblioteca Hans Christian Andersen, ministrado por Ana Luísa Lacombe, Kelly Orasi e Simone Grande (2009). Atualmente, cursa Psicologia na Universidade Unipaulistana. Como atriz-criadora, participou do núcleo de pesquisa teatral dirigido por Juliana Sanches, do grupo XIX de Teatro, que resultou no espetáculo “América Vizinha”, contemplado pelo Proac. Foi contemplada na segunda edição do Programa Agente Comunitário de Cultura com o projeto “Histórias mediando encontros em Itaquera”. 

Aline Oliveira é professora (graduada em Letras e pós-graduada em Educação), escritora, contadora de histórias e percussionista no Bloco Afro Ilú Obá de Min. Atua na Educação Básica formal desde 2015. É uma das 20 escritoras negras integrantes da Coletânea Raízes – resistência histórica, com textos publicados em mais duas coletâneas: Sarau das Minas – faço da minha voz a minha arma e Nosso afeto é potência – mulheres do agogô tecendo histórias.

 

O pilar Educativo e Transversalidades foi criado para oferecer oportunidades de aprendizado que promovam o respeito e a valorização da diversidade cultural, e estimulem a curiosidade e o pensamento crítico sobre as coisas e o mundo. 

 

Programação

28/09/2024
das 14:30
às 15:30

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
EXPOSIÇÕES, ESPETÁCULOS E PEÇAS...
TUDO PENSANDO EM VOCÊ!
PROGRAMAÇÃO EM BREVE
ESPERAMOS VOCÊ EM 2025!