Siga-nos nas redes sociais

Janelas para o Mundo – Conversas Literárias

O Conversas Literárias de agosto vai girar em torno de dois temas muito atuais: Pagu, a grande homenageada da Flip 2023, e a Cultura Hip-Hop, que está completando 50 anos.

Patrícia Galvão (1910-1962), ou Pagu, foi  jornalista, ilustradora, escritora e ativista política, fez parte do Movimento Modernista de 1922, e publicou o primeiro romance proletário no Brasil, quando ainda tinha 22 anos. Parque industrial (1932) aborda as condições precárias vividas pelas trabalhadoras da indústria têxtil paulistana, avançando sobre seu mundo íntimo e suas vivências pessoais em um romance inovador para sua época.

Uma das convidadas do bate-papo é Ciça Furquim, escritora, poeta e estudiosa da obra de Patrícia Galvão, que além de compartilhar seus conhecimentos sobre a Pagu, vai apresentar seus poemas em leitura coletiva. Também teremos convidados ligados à cultura hip-hop que, embora estrangeira, está completando 50 anos totalmente integrada à cena cultural brasileira. Foi em 1973, numa festa de jovens periféricos no bairro do Bronx, Estados Unidos, que os quatro elementos Rap, DJ, Break e Grafite se juntaram pela primeira vez para a partir dali ganhar os centros urbanos em todo o mundo.

 

1 – RODA DE CONVERSA sobre PAGU com CIÇA FURQUIM

2 – POESIAS FEMININAS com CIÇA FURQUIM

3 – CULTURA HIP HOP 50 ANOS – Bate-papo com convidados

 

Convidada:

Cecilia Furquim, Ciça, é professora, pesquisadora, poeta e tradutora. Começou a carreira como atriz e professora de atuação. Graduou-se em Letras e tornou-se mestra em Literatura Brasileira pela USP. Tem trabalhos de criação e tradução de poesia, como o livro A Coruja, o Gato e os Filhotes, que une arte com poesia e música e foi laureado pela FNLIJ em 2015, como Altamente Recomendável. Como poeta, participou da antologia Um girassol nos teus cabelos – poemas para Marielle Franco e lançou dois livros de poemas autorais para adultos: Mulheres Salgadas (2019) e Brusco ( 2021).

 

Curadoria:

Marcia Sant’Anna Cabral é jornalista, empresária na área de comunicação, inovação e marketing, mediadora literária e idealizadora do projeto Janelas para o Mundo.

Janelas para o Mundo é um projeto que utiliza a literatura como fio condutor de conversas e interações facilitando a socialização dos participantes, a troca de experiências, novos conhecimentos e a criação de novos vínculos com o grupo em ambiente empático e acolhedor.

 

Confira nossa programação!

Acesse nosso site e redes sociais e descubra shows, palestras, exposições, cursos e demais eventos, presenciais e on-line, nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade, inovação, entre outros.

Este evento foi finalizado!

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - EXPOSIÇÕES
24 de maio às 19:45
SHOW “PRIMEIRO CÉU” POR YAMAN TRIO
26 de maio às 11:00
LANÇAMENTO DO LIVRO “INGRID, A FLHA DO COMANDANTE”
6 de junho às 20:00
LANÇAMENTO “OS DIÁRIOS DE VIAGEM DE ALBERT EINSTEIN: AMÉRICA DO SUL, 1925
8 de junho às 10:00
OFICINA DE VOGUE
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design