Siga-nos nas redes sociais

Fotroca sobre fotografia urbana recebe Cristiano Mascaro

O Fotroca é um encontro criado para os amantes e praticantes da fotografia, sejam amadores ou profissionais. No mês em que se comemora o Dia da Fotografia (19/08), o convidado especial é Cristiano Mascaro, conhecido nacional e internacionalmente pelo trabalho visual focado na arquitetura das cidades. Para abrir o encontro, Mascaro fará uma apresentação intitulada: Como me tornei fotógrafo.

O público interessado em participar do encontro deve levar uma fotografia autoral (impressa em papel fotográfico, no tamanho de 20×30 cm), para fazer parte dos sorteios que ocorrem após a palestra e o bate-papo. Também há sorteio de livros de fotografia (quando disponíveis).

 

Convidado:

Cristiano Mascaro é arquiteto e fotógrafo, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado pela mesma instituição. Iniciou sua carreira profissional como repórter fotográfico da revista Veja, onde realizou diversas reportagens no Brasil e no exterior. De 1974 a 1988, dirigiu o Laboratório de Recursos Audiovisuais da FAU/USP. Em 1990, foi contemplado com a Bolsa Vitae de Artes. Participou como arquiteto homenageado da VI Bienal internacional de Arquitetura e Design (2006), e em 2007 recebeu o Prêmio Especial Porto Seguro de Fotografia pelo conjunto da obra. Em 2015, recebeu da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA o prêmio “Narrativas Urbanas”.

Já participou de exposições no Brasil e no exterior, tendo fotografias em coleções públicas e particulares. Sobre sua relação com a fotografia urbana, diz Mascaro: “Durante estes anos todos fui, sobretudo, um fotógrafo de rua. Não tenho estúdio, caminho pelas calçadas em busca de retratar o cotidiano da vida das cidades. As cidades são um universo muito vasto, pleno de surpresas e espantos, que nos fazem refletir sobre elas”.

 

Curadoria:

Ricardo Biserra, do Coletivo Olhar Plural, é fotógrafo, professor, criador do Fotroca, Foto Sarau, Foto Circuito, Foto Na Rua e Mirar – Festival Itinerante de Fotografia.

 

 

Confira nossa programação!

Acesse nosso site e redes sociais e descubra shows, palestras, exposições, cursos e demais eventos, presenciais e on-line, nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade, inovação, entre outros.

Este evento foi finalizado!

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - EXPOSIÇÕES
24 de maio às 19:45
SHOW “PRIMEIRO CÉU” POR YAMAN TRIO
26 de maio às 11:00
LANÇAMENTO DO LIVRO “INGRID, A FLHA DO COMANDANTE”
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design