Siga-nos nas redes sociais

FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO

 

A primeira edição do festival vai transformar a cidade de São Paulo na Capital Mundial da Fotografia durante os meses de abril, maio e junho. Sob a direção de João Kulcsár, finalmente São Paulo terá um Festival de Fotografia para chamar de seu e será do tamanho que ela merece, com mais de 35 exposições distribuídas pelos quatro cantos da cidade.

Na Unibes Cultural, o festival será realizado nos dias 27 e 28 de abril de 2024, com diversas atividades acontecendo simultaneamente:

. 8ª Feira da Fotografia com mais de 25 expositores

. Lançamento de fotolivros com cerca de 40 autores presentes

. Projeções fotográficas

. Palestras

. 4 Exposições

 

Além disso, o Festival de Fotografia de São Paulo (FFSP) estabeleceu diversas parcerias para inserir sua programação em museus, galerias e outras instituições ligadas à arte fotográfica. Exposições como a da Claudia Andujar no Itaú Cultural, de Jorge Bodanzky no IMS, de Cristiano Mascaro, Nair Benedicto e Cassio Vasconcellos no Senac, entre outras, compõem um total de 33 mostras espalhadas pelas cidade.

 

PALESTRAS

Sábado
14h – Palestra com Claudio Feijó
15h – Palestra Maria Ribeiro
Domingo
14h – Karime Xavier
15h – Fabiana Bruno e Edgar Xakriaba

LANÇAMENTO DE LIVROS (sab/dom)

16h às 17h45

BATE-PAPO COM AUTORES DE FOTOLIVROS (sab/dom)

12h30 às 14h30

PROJEÇÕES DE AUDIOVISUAL (sab/dom)

12h às 13h30

 

EXPOSIÇÕES

Cidades (in)visíveis, fotografia feita por pessoas deficientes visuais

Visitação – 27 de abril a 25 de maio

Ao dispararem o botão da câmera, focando a acessibilidade, pessoas com deficiência visual propõem uma discussão sobre a questão da técnica e da estética fotográfica, além de transformar o ato de fotografar num ato político que nos faz repensar o conceito de cegueira. As 15 fotografias impressas em tecido foram feitas na cidade de S. Paulo por pessoas deficientes visuais para discutir uma questão que é fundamental para todos: a acessibilidade de uma cidade como S. Paulo. Curadoria de João Kulcsár

*A exposição conta com acessibilidade por meio de QR code, e algumas fotografias táteis.

Cidade Revelada, fotografias da Folha de S. Paulo
Visitação – 27 de abril a 25 de maio
A mostra traz trinta imagens icônicas do acervo da Folha de S. Paulo, revelando o olhar do fotojornalista pela cidade de São Paulo, seus contrastes, suas marcas e suas belezas. Curadoria de João Kulcsár.

Sonhos da Lanterna Mágica, de Elena Givone

Visitação – 27 e 28 de abril, durante o festival

Elena Givone é uma fotógrafa, artista visual e escritora italiana nascida em 1979, que vive entre a Itália e o Sri Lanka, onde realiza seu sonho de abrir uma escola de fotografia.

Coletiva do Festival

Visitação – 27 e 28 de abril, durante o festival

A mostra reúne uma seleção de 30 fotografias das mais de duas mil imagens de fotógrafos amadores e profissionais que se inscreveram na convocatória gratuita pública do festival.

 

Direção: João Kulcsár
Parceiros: Itaú Cultural; Instituto Moreira Salles; SESC; MIS; Senac; Unibes Cultural; Biblioteca Mário de Andrade; Galeria Vermelho; Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp; Galeria Arfoc; Espaço Visceral; Casa da Imagem; Kobbi Galeria; Instituto Tomie Ohtake; Carcará; Oma Galeria; Choque Cultural; Casa da Imagem, entre outros.

 

Datas: 27 (sábado) e 28 (domingo) de abril

Horário: 12h às 18h

Classificação indicativa: Livre

Gratuito

*Não é preciso fazer inscrição

 

Para aproveitar e aprender

O pilar Expressões Culturais foi criado para fomentar e divulgar artistas, escritores e empreendedores culturais de todos os segmentos, apoiando a economia criativa e promovendo a pluralidade de linguagens, de culturas e o intercâmbio de ideias.

 

 

Programação

27/04/2024
das 12:00
às 18:00
28/04/2024
das 12:00
às 18:00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - EXPOSIÇÕES
24 de maio às 19:45
SHOW “PRIMEIRO CÉU” POR YAMAN TRIO
26 de maio às 11:00
LANÇAMENTO DO LIVRO “INGRID, A FLHA DO COMANDANTE”
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design