Exposição Patrimônio Cultural é Turismo

A Exposição Patrimônio Cultural é Turismo propõe ao visitante uma profunda imersão na cultura popular e tradicional da região turística de Angra Doce. A exposição representa a última etapa do projeto de mesmo nome que teve início em outubro de 2022, por meio de Chamada Pública criada pela Unibes Cultural, direcionada aos 15 municípios que compõem a região, para potencializar e instrumentalizar 15 empreendedores turísticos. A experiência foi tão enriquecedora para os selecionados quanto para as equipes que guiaram os ciclos de aprendizagem em educação ambiental e patrimonial, com foco na elaboração de um plano de negócio conectado aos recursos naturais e culturais de cada município. Agora parte dessa experiência é compartilhada com o público nesta exposição.

O elemento condutor da mostra é a ÁGUA, mais especificamente a Represa de Chavantes, resultado da união entre o engenho humano e a enorme beleza paisagística local, que conecta os 15 municípios da Região Turística de Angra Doce, e é também o principal motivo da sua existência. Esta água, cor de esmeralda, em seus muitos braços, abraça fragmentos de mata atlântica, áreas de pasto, fazendas de café e novos loteamentos impulsionados pelo potencial econômico da região.

Angra Doce é formada pelos municípios de Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Jacarezinho e Salto do Itararé, no Estado do Paraná; e os municípios de Chavantes, Ourinhos, Canitar, Ipaussu, Timburi, Piraju, Fartura, Bernardino de Campos, Itaporanga e Barão de Antonina, no Estado de São Paulo. Todos eles banhados pela Represa de Chavantes.

Além dos registros fotográficos e do inventivo projeto expográfico, os visitantes terão acesso ao material educativo especialmente elaborado para a exposição: o Passaporte Angra Doce. Uma espécie de guia e planner, inspirado no passaporte brasileiro, para fomentar o turismo educativo, cultural e recreativo na região. Na cor azul, traz o desenho das águas de Angra Doce na capa e página de abertura para os dados pessoais e foto do viajante. Conta com um diagrama de localização inspirado nos mapas de metrô, checklist de lugares (patrimônios materiais) e pessoas (patrimônios imateriais) que devem ser conhecidos, e espaços vazios para anotar ou desenhar outros achados do visitante. O Passaporte Angra Doce se propõe a fazer do planejamento da viagem uma brincadeira, e mais do que isso, um momento de pesquisa, reflexão, de aprendizagem não formal e divertida.

 

FICHA TÉCNICA:

Fotografia: Matheo Fernandes

Pesquisa: Murilo Prado Cleto

Produção: Carolina de Arruda Botelho Klocker

Expografia: Alexandre Monteiro da Silva, Carolina Klocker e Pamella Bandini

 

Este evento foi finalizado!

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO RETRATOS REVELADOS

de 30 de abril das 12h00 até 29 de junho às 19h00

EXPOSIÇÃO ENTRE PÁGINAS, TINTAS E MALAS: A MEMÓRIA ENQUANTO NARRATIVA DO EXISTIR

em 05 de junho, 12 de junho, 26 de junho

confira as sessões

DANÇA CIRCULAR: MOVIMENTO E CONEXÃO COM MARIA ANGELA FERNANDEZ

de 21 de junho à 22 de junho

confira as sessões

OFICINA VÍDEOS POÉTICOS COM JAMIL KUBRUK

21 de junho às 16h00

CONCERTO MUSICAL CORAL JOVEM DO ESTADO DE SÃO PAULO

26 de junho às 19h00

“710 Sur: Rojo” sobre os ataques do Hamas em Israel

26 de junho às 19h30

PALESTRA QUEM ESCREVEU A BÍBLIA COM FLAVIA VIRGINIA

28 de junho às 20h00

ENSAIO SOBRE A TRAPAÇA

29 de junho às 15h00

FOTROCA COM KLAUS MITTELDORF

03 de julho às 19h30

PALESTRA “O QUE AS MULHERES DA BÍBLIA NOS ENSINAM” COM FLAVIA VIRGINIA

04 de julho às 20h00

SARAU LÁ DE CASA

10 de julho às 19h30

PALESTRA “A BÍBLIA QUE JESUS LIA” COM FLAVIA VIRGINIA

12 de julho às 11h00

OFICINA - MINICHEFS DE CUPCAKE

13 de julho às 10h30

OFICINA EMPREENDEDORISMO CRIATIVO: ESCRITA DE PROJETOS CULTURAIS COM AMANDA ALVES PRADO

03 de agosto às 15h00

BATE-PAPO SOBRE O LIVRO TINHA UM TSUNAMI NO CAMINHO