Siga-nos nas redes sociais

Exposição Patrimônio Cultural é Turismo

A Exposição Patrimônio Cultural é Turismo propõe ao visitante uma profunda imersão na cultura popular e tradicional da região turística de Angra Doce. A exposição representa a última etapa do projeto de mesmo nome que teve início em outubro de 2022, por meio de Chamada Pública criada pela Unibes Cultural, direcionada aos 15 municípios que compõem a região, para potencializar e instrumentalizar 15 empreendedores turísticos. A experiência foi tão enriquecedora para os selecionados quanto para as equipes que guiaram os ciclos de aprendizagem em educação ambiental e patrimonial, com foco na elaboração de um plano de negócio conectado aos recursos naturais e culturais de cada município. Agora parte dessa experiência é compartilhada com o público nesta exposição.

O elemento condutor da mostra é a ÁGUA, mais especificamente a Represa de Chavantes, resultado da união entre o engenho humano e a enorme beleza paisagística local, que conecta os 15 municípios da Região Turística de Angra Doce, e é também o principal motivo da sua existência. Esta água, cor de esmeralda, em seus muitos braços, abraça fragmentos de mata atlântica, áreas de pasto, fazendas de café e novos loteamentos impulsionados pelo potencial econômico da região.

Angra Doce é formada pelos municípios de Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Jacarezinho e Salto do Itararé, no Estado do Paraná; e os municípios de Chavantes, Ourinhos, Canitar, Ipaussu, Timburi, Piraju, Fartura, Bernardino de Campos, Itaporanga e Barão de Antonina, no Estado de São Paulo. Todos eles banhados pela Represa de Chavantes.

Além dos registros fotográficos e do inventivo projeto expográfico, os visitantes terão acesso ao material educativo especialmente elaborado para a exposição: o Passaporte Angra Doce. Uma espécie de guia e planner, inspirado no passaporte brasileiro, para fomentar o turismo educativo, cultural e recreativo na região. Na cor azul, traz o desenho das águas de Angra Doce na capa e página de abertura para os dados pessoais e foto do viajante. Conta com um diagrama de localização inspirado nos mapas de metrô, checklist de lugares (patrimônios materiais) e pessoas (patrimônios imateriais) que devem ser conhecidos, e espaços vazios para anotar ou desenhar outros achados do visitante. O Passaporte Angra Doce se propõe a fazer do planejamento da viagem uma brincadeira, e mais do que isso, um momento de pesquisa, reflexão, de aprendizagem não formal e divertida.

 

FICHA TÉCNICA:

Fotografia: Matheo Fernandes

Pesquisa: Murilo Prado Cleto

Produção: Carolina de Arruda Botelho Klocker

Expografia: Alexandre Monteiro da Silva, Carolina Klocker e Pamella Bandini

 

Este evento foi finalizado!

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - EXPOSIÇÕES
24 de maio às 19:45
SHOW “PRIMEIRO CÉU” POR YAMAN TRIO
26 de maio às 11:00
LANÇAMENTO DO LIVRO “INGRID, A FLHA DO COMANDANTE”
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design