Exposição Fotográfica “Retratos da Amazônia” apresenta o II Festival da Educação, Meio Ambiente e Arte – FEMA
Curadoria: João Kulcsár
Como parte das atividades da Virada Cultural espalhadas pela cidade, teremos uma programação especial e gratuita, aberta a todos os públicos e idades, e voltada para a cultura e a educação visual e ambiental. Nos dias 27 e 28 de maio (sábado e domingo), a partir das 12h, receberemos a segunda edição do FEMA (Festival do Meio Ambiente Arte e Educação), um festival de cultura que alerta sobre a emergência climática que vivemos. Assim como seu idealizador, João Kulcsár, a Unibes Cultural acredita que a arte é um instrumento fundamental para o desenvolvimento das práticas educativas tendo como princípio os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). O evento terá programação diversa, com exposição fotográfica, intervenção artística, mostra de documentários, lançamento de livros com a presença dos autores, oficina, roda de conversa sobre Amazônia e feira de fotografia. A 6º feira de fotografia será um momento de troca, reciclagem e venda de máquinas fotográficas antigas, filmes, papéis fotográficos, fotolivros, objetivas, fotos impressas e outros artigos relacionados à fotografia. O evento fará a compensação de carbono por meio de plantação de árvores na mata atlântica pelos voluntários.
PROGRAMAÇÃO:
12h às 14h – 2ª Mostra de Filmes Doc – Socioambientais – Auditório
Instituto Socioambiental (ISA)
Palestras
14h às 15h – Gabriella di Bela, Mulheres na Luta Climática e Matthew Shirts
Gabi Di Bella é mestre em audiovisual pela Universidade Anhembi-Morumbi, e atua como fotojornalista freelancer desenvolvendo projetos próprios enquanto colabora com veículos como a National Geographic, The Interncept, Folha de S. Paulo e BBC Brasil.
Matthew Shirts é jornalista e escritor de crônicas, um dos criadores do site de notícias, arte e humor – https://fervuranoclima.com.br/, especializado em novas abordagens para o aquecimento global. Também é editor no World Observatory of Human Affairs, onde trabalha com livros e documentários. Em 2022 lançou o livro Emergência climática: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor (Claro Enigma). Foi editor-chefe da National Geographic Brasil e do Planeta Sustentável na Editora Abril. Manteve colunas regulares em O Estado de S. Paulo, na Veja-SP e na Bandnews FM. Nascido e criado nos Estados Unidos, é apaixonado pela cultura brasileira e também pela questão climática. Vive em São Paulo desde 1984. É autor dos livros de crônicas, A feijoada completa (Realejo, 2015) e O jeitinho americano (Realejo, 2010).
15h às 16h – Povos Indígenas e Meio Ambiente com Tiago Moreira, antropólogo do Instituto Socioambiental (ISA)
Tiago Moreira é Antropólogo do Instituto Socioambiental (ISA) desde 2011, atuando como pesquisador no programa Povos Indígenas no Brasil. Atualmente, é responsável pela edição do painel de monitoramento socioambiental das Terras Indígenas no Brasil (http://terrasindigenas.org).
Sobre o Instituto Socioambiental (ISA)
Há 29 anos, o ISA atua ao lado de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas para desenvolver soluções que protejam seus territórios, fortaleçam suas culturas e saberes tradicionais, e desenvolvam suas economias sustentáveis. Com equipes locais e escritórios regionais, o ISA trabalha em três bacias hidrográficas: Rio Negro (AM e RR), Xingu (MT e PA) e Ribeira de Iguape (SP).
18h às 19h – Fotógrafa Gabriela Biló (Folha de S. Paulo)
Gabriela Biló é uma fotojornalista brasileira atuante em Brasília. Nascida em 1989 e formada em jornalismo pela PUC SP, Biló é ganhadora do Prêmio Vladimir Herzog como menção honrosa de 2020, duas vezes vencedora do Prêmio Mulher Imprensa, em 2020 e 2021, finalista do Prêmio Internacional LOBA da Leica e ganhadora do prêmio IREE de jornalismo 2022. Atualmente trabalha para a Folha de S. Paulo.
Lançamento do livro A verdade vos libertará
Reunião de fotografias icônicas do conturbado cenário político nacional, feitas pelas lentes de Biló e organizadas em parceria com Cristiano Botafogo e Pedro Daltro, apresentadores do podcast Medo e Delírio em Brasília. As imagens acompanham uma série de notícias, memes e áudios em QR Code que, em conjunto, oferecem uma verdadeira experiência estética e emocional da última década no país; tudo isso interpretado graficamente pelo artista visual Pedro Inoue. O livro conta ainda com uma carta da jornalista Miriam Leitão a Biló e um encarte com textos essenciais para a compreensão desse período, assinados por Atila Iamarino, João Wainer, Juliana Dal Piva e Patrícia Campos Mello. Precioso registro da história recente do país, A verdade vos libertará lança mão de recursos variados para melhor apreender a complexidade da realidade brasileira. O resultado é um projeto editorial inovador e comprometido com a democracia, que se propõe a manter viva a memória daquilo que não deve ser esquecido.
Domingo, dia 28
Caminhada Fotográfica e 6ª Feira da Fotografia
11h às 12h – Caminhada fotográfica na Feira Livre da Rua Oscar Freire
12h às 12h30 – Retorno à UNIBES para conversa sobre as fotografias
12h às 17h – 6ª Feira da Fotografia
15h – Projeção das imagens selecionadas na 6ª Feira de Fotografia
12h às 14h – 2ª Mostra de Filmes Doc – Socioambientais – Auditório
Amazônia Real
14h às 15h – Emergência climática: o aquecimento global, com Lalo de Almeida
Fotógrafo radicado em São Paulo, trabalha há 28 anos para o jornal Folha de S. Paulo, onde desenvolveu projetos multimídia premiados como Um Mundo de Muros, Desigualdade Global, A Batalha de Belo Monte, Crise Climática, entre outros. Em 2021, conquistou o primeiro lugar na categoria Histórias do meio ambiente no World Press Photo, com o ensaio Pantanal Ablaze. E em 2022, foi novamente premiado no World Press Photo, dessa vez na categoria longa duração, com o projeto “Distopia Amazônica”.
CURADOR
João Kulcsár
Mestre em artes, pela Universidade de Kent, Inglaterra, como bolsista do The British Council. Foi professor visitante na Universidade de Harvard em 2003, como bolsista da Comissão Fulbright, e é professor do SENAC-SP desde 1990. Curador de exposições fotográficas no Brasil e no exterior, como as de Claudia Andujar, Cristiano Mascaro, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas, Pedro Martinelli, entre outras. Foi coordenador/idealizador do projeto de uso de fotografia em sala de aula pelo Itaú Cultural e Secretaria de Educação do Estado de SP. Coordena o projeto Alfabetização Visual, já desenvolvido em instituições como a Gol de Letra, Meninos do Morumbi, Febem e, no exterior, na Alta Scuola Pedagogica di Locarno (Suíça), no Instituto Português de Fotografia (Portugal), na Habla (México), na Universidade de Harvard (EUA). Autor do livro Herança compartilhada com Matthew Shirts (Editora SESC-SP e SENAC-SP).
Confira nossa programação!
Acesse nosso site e redes sociais e descubra shows, palestras, cursos e demais eventos on-line e presenciais nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade, inovação, entre outros.
Siga-nos
Rua Oscar Freire, 2500
São Paulo - SP | CEP: 05409-012
Ao lado da Estação Sumaré do metrô (Linha 2 – Verde)
Quarta a sábado - 12h às 20h
Domingo - 12h às 19h
11 3065-4333
De acordo com o decreto Nº 61.149, de 17 de março de 2022, o uso de máscaras ou cobertura facial deixa de ser obrigatório em ambientes abertos e fechados. A medida não descarta a apresentação do comprovante de vacinação com no mínimo duas doses, que segue indispensável para a retirada de ingressos e acesso as salas de espetáculos.
UNIBES Cultural – Todos os direitos reservados.
Casa de Cultura de Israel CNPJ: 51.582.658/0001-90
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML, adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
If you’ve found a malfunction or have ideas for improvement, we’ll be happy to hear from you. You can reach out to the website’s operators by using the following email
Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements, alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website. In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels; descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups), and others. Additionally, the background process scans all of the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology. To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside of it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers), both for Windows and for MAC users.
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs, there may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to