Siga-nos nas redes sociais

Exposição Fotográfica Retratos da Amazônia e II Festival da Educação, Meio Ambiente e Arte – FEMA

Exposição Fotográfica “Retratos da Amazônia” apresenta o II Festival da Educação, Meio Ambiente e Arte – FEMA

 

Curadoria: João Kulcsár

Como parte das atividades da Virada Cultural espalhadas pela cidade, teremos uma programação especial e gratuita, aberta a todos os públicos e idades, e voltada para a cultura e a educação visual e ambiental. Nos dias 27 e 28 de maio (sábado e domingo), a partir das 12h, receberemos a segunda edição do FEMA (Festival do Meio Ambiente Arte e Educação), um festival de cultura que alerta sobre a emergência climática que vivemos. Assim como seu idealizador, João Kulcsár, a Unibes Cultural acredita que a arte é um instrumento fundamental para o desenvolvimento das práticas educativas tendo como princípio os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). O evento terá programação diversa, com exposição fotográfica, intervenção artística, mostra de documentários, lançamento de livros com a presença dos autores, oficina, roda de conversa sobre Amazônia e feira de fotografia. A 6º feira de fotografia será um momento de troca, reciclagem e venda de máquinas fotográficas antigas, filmes, papéis fotográficos, fotolivros, objetivas, fotos impressas e outros artigos relacionados à fotografia. O evento fará a compensação de carbono por meio de plantação de árvores na mata atlântica pelos voluntários.

PROGRAMAÇÃO:

12h às 14h 2ª Mostra de Filmes Doc – Socioambientais – Auditório

Instituto Socioambiental (ISA)

  • Povos Indígenas no Brasil
  • O que é a economia da sociobiodiversidade?
  • Do quilombo pra favela – Alimento para a resistência negra
  • Rede Xingu 15 anos: a Gente faz Floresta!

 

Palestras

14h às 15h – Gabriella di Bela, Mulheres na Luta Climática e Matthew Shirts

Gabi Di Bella é mestre em audiovisual pela Universidade Anhembi-Morumbi, e atua como fotojornalista freelancer desenvolvendo projetos próprios enquanto colabora com veículos como a National Geographic, The Interncept, Folha de S. Paulo e BBC Brasil.

Matthew Shirts é jornalista e escritor de crônicas, um dos criadores do site de notícias, arte e humor – https://fervuranoclima.com.br/, especializado em novas abordagens para o aquecimento global. Também é editor no World Observatory of Human Affairs, onde trabalha com livros e documentários. Em 2022 lançou o livro Emergência climática: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor (Claro Enigma). Foi editor-chefe da National Geographic Brasil e do Planeta Sustentável na Editora Abril. Manteve colunas regulares em O Estado de S. Paulo, na Veja-SP e na Bandnews FM. Nascido e criado nos Estados Unidos, é apaixonado pela cultura brasileira e também pela questão climática. Vive em São Paulo desde 1984. É autor dos livros de crônicas, A feijoada completa (Realejo, 2015) e O jeitinho americano (Realejo, 2010).

 

15h às 16h – Povos Indígenas e Meio Ambiente com Tiago Moreira, antropólogo do Instituto Socioambiental (ISA)

Tiago Moreira é Antropólogo do Instituto Socioambiental (ISA) desde 2011, atuando como pesquisador no programa Povos Indígenas no Brasil. Atualmente, é responsável pela edição do painel de monitoramento socioambiental das Terras Indígenas no Brasil (http://terrasindigenas.org).

Sobre o Instituto Socioambiental (ISA)

Há 29 anos, o ISA atua ao lado de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas para desenvolver soluções que protejam seus territórios, fortaleçam suas culturas e saberes tradicionais, e desenvolvam suas economias sustentáveis. Com equipes locais e escritórios regionais, o ISA trabalha em três bacias hidrográficas: Rio Negro (AM e RR), Xingu (MT e PA) e Ribeira de Iguape (SP).

 

18h às 19h – Fotógrafa Gabriela Biló (Folha de S. Paulo)

Gabriela Biló é uma fotojornalista brasileira atuante em Brasília. Nascida em 1989 e formada em jornalismo pela PUC SP, Biló é ganhadora do Prêmio Vladimir Herzog como menção honrosa de 2020, duas vezes vencedora do Prêmio Mulher Imprensa, em 2020 e 2021, finalista do Prêmio Internacional LOBA da Leica e ganhadora do prêmio IREE de jornalismo 2022. Atualmente trabalha para a Folha de S. Paulo.

Lançamento do livro A verdade vos libertará

Reunião de fotografias icônicas do conturbado cenário político nacional, feitas pelas lentes de Biló e organizadas em parceria com Cristiano Botafogo e Pedro Daltro, apresentadores do podcast Medo e Delírio em Brasília. As imagens acompanham uma série de notícias, memes e áudios em QR Code que, em conjunto, oferecem uma verdadeira experiência estética e emocional da última década no país; tudo isso interpretado graficamente pelo artista visual Pedro Inoue. O livro conta ainda com uma carta da jornalista Miriam Leitão a Biló e um encarte com textos essenciais para a compreensão desse período, assinados por Atila Iamarino, João Wainer, Juliana Dal Piva e Patrícia Campos Mello. Precioso registro da história recente do país, A verdade vos libertará lança mão de recursos variados para melhor apreender a complexidade da realidade brasileira. O resultado é um projeto editorial inovador e comprometido com a democracia, que se propõe a manter viva a memória daquilo que não deve ser esquecido.

 

Domingo, dia 28

Caminhada Fotográfica e 6ª Feira da Fotografia

11h às 12h – Caminhada fotográfica na Feira Livre da Rua Oscar Freire

12h às 12h30 – Retorno à UNIBES para conversa sobre as fotografias

12h às 17h – 6ª Feira da Fotografia

15h – Projeção das imagens selecionadas na 6ª Feira de Fotografia

 

12h às 14h 2ª Mostra de Filmes Doc – Socioambientais – Auditório

Amazônia Real

  • A Resistência Xokleng
  • Tüküna – Os Filhos de Tamakori
  • BR 319: Bem-vindo à Realidade
  • Pés de Anta, as cineastas Mundurucu

 

14h às 15h – Emergência climática: o aquecimento global, com Lalo de Almeida

Fotógrafo radicado em São Paulo, trabalha há 28 anos para o jornal Folha de S. Paulo, onde desenvolveu projetos multimídia premiados como Um Mundo de Muros, Desigualdade Global, A Batalha de Belo Monte, Crise Climática, entre outros. Em 2021, conquistou o primeiro lugar na categoria Histórias do meio ambiente no World Press Photo, com o ensaio Pantanal Ablaze. E em 2022, foi novamente premiado no World Press Photo, dessa vez na categoria longa duração, com o projeto “Distopia Amazônica”.

 

CURADOR

João Kulcsár

Mestre em artes, pela Universidade de Kent, Inglaterra, como bolsista do The British Council. Foi professor visitante na Universidade de Harvard em 2003, como bolsista da Comissão Fulbright, e é professor do SENAC-SP desde 1990. Curador de exposições fotográficas no Brasil e no exterior, como as de Claudia Andujar, Cristiano Mascaro, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas, Pedro Martinelli, entre outras. Foi coordenador/idealizador do projeto de uso de fotografia em sala de aula pelo Itaú Cultural e Secretaria de Educação do Estado de SP. Coordena o projeto Alfabetização Visual, já desenvolvido em instituições como a Gol de Letra, Meninos do Morumbi, Febem e, no exterior, na Alta Scuola Pedagogica di Locarno (Suíça), no Instituto Português de Fotografia (Portugal), na Habla (México), na Universidade de Harvard (EUA). Autor do livro Herança compartilhada com Matthew Shirts (Editora SESC-SP e SENAC-SP).

 

Confira nossa programação!

Acesse nosso site e redes sociais e descubra shows, palestras, cursos e demais eventos on-line e presenciais nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade, inovação, entre outros.

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - EXPOSIÇÕES
24 de maio às 19:45
SHOW “PRIMEIRO CÉU” POR YAMAN TRIO
26 de maio às 11:00
LANÇAMENTO DO LIVRO “INGRID, A FLHA DO COMANDANTE”
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design