O DOCSP é um encontro internacional de documentário com atividades de capacitação, mercado e exibição. Um espaço para fomentar a reflexão sobre as novas narrativas do cinema documental e criar pontes com o mercado. Em 2023, o DOCSP conta com atividades presenciais e on-line, pagas e gratuitas, que acontecem de 27 a 29 de outubro.
PROGRAMAÇÃO:
SEMINÁRIOS PRESENCIAIS
27/10, 10h às 13h | Seminário 1
MASTERCLASS DE MONTAGEM | COM TINA HARDY
A partir das suas experiências como montadora, Tina Hardy, compartilhará seus processos criativos. Abordará o processo de montagem pensando nele como um processo sinestésico, onde o corpo está totalmente envolvido: uma dança coreográfica em que, ao se associar imagens, palavras e sons, provocam-se sensações físicas, mentais e emocionais. Para além da criação das sequências imagéticas, abordará a ideia de como a adição, a subtração ou a substituição de um som, de uma música e das palavras podem ajudar o montador a construir uma sequência, uma narrativa e a curva dramática num filme.
Partindo de um olhar mais aprofundado sobre os seus mais recentes trabalhos e, em especial o filme Eneida (exibido online nesta edição DOCSP), compartilhará sua experiência na construção deste cruzamento de sensações que um filme proporciona, a partir de cinco eixos temáticos:
Tina Hardy atua como montadora e produtora. Montadora em diversas séries como “Me Chama de Bruna” (Fox/TV Zero) e “Família é Família” (GNT), e longas como “Bocaina” e “A Assembleia Brasil” (ambos com estreia no Festival do Rio 2022). Tina assina ainda a produção e edição dos longas-metragens “Eneida” (É Tudo Verdade 2022) e “Construindo Pontes” (IDFA 2018) dirigidos por Heloisa Passos, e colaborou na montagem de “Praia do Futuro” de Karim Aïnouz (Melhor filme latino americano San Sebastián 2014), entre outros.
27/10, 14h30 às 18h | Seminário 2
Introdução:
COPRODUZIR COM CHILE | COM CHILEDOC (duração 30’)
Paula Ossandón, diretora executiva de Chile Doc, apresenta as oportunidades e caminhos para coproduzir filmes e series documentais com Chile.
“O DESAFIO DE ATUAR SEM REPRESENTAR…” | COM PAULINA URRUTIA (duração 2h30′)
Atuação no teatro testemunhal e no cinema documental. O depoimento pessoal e o relato da testemunha no teatro, no cinema de ficção e no documentário. Seminário para Diretores, Produtores, Atores e Atrizes de Teatro, Cinema e Audiovisual e público em geral.
Paulina Urrutia Fernández (Chile) é uma proeminente atriz, acadêmica, diretora, líder sindical e política chilena. Foi Ministra Presidente do Conselho Nacional de Cultura e Artes durante o primeiro governo da presidente Michelle Bachelet entre 2006 e 2010. Ao longo de sua carreira, atuou em mais de 12 filmes, 18 novelas, 16 séries e 18 peças teatrais. Em maio de 2016 assumiu a direção do teatro Camilo Henríquez.
28/10, 15h às 18h | Seminário 3
INTERNACIONALIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS | COM REFERENTES DO MERCADO INTERNACIONAL
Caminhos para a internacionalização de filmes, projetos e carreiras de profissionais do documentário. Através de apresentações e diálogos, fundos, mercados, festivais e plataformas internacionais se posicionam em relação as estratégias e possibilidades para a internacionalização de projetos, filmes e talentos no mercado internacional para documentários. Contaremos com a participação de o Laboratório Afro Latam que conecta histórias de África e América Latina através de projetos documentais do Festival MiradasDoc (Espanha), os mercados de cinema de Sulamérica: Ventana Sur (Argentina) e Conecta (Chile), os fundos internacionais de HotDocs (Canadâ) e Sundance Film Institute (EUA), o maior festival do Reino Unido: Sheffield Doc/Fest (Reino Unido), e a plataforma de streaming para curtas documentais do The New York Times, Op-Docs (EUA).
Atividade co-realizada com Spcine.
DOCUMENTÁRIOS
27/10, 19h30
ASSEXYBILIDADE (Brasil, 2023, 86′)
Direção: Daniel Gonçalves
Sinopse:
“Assexybilidade” conta histórias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência. O filme fala sobre flerte, beijo na boca, namoro, masturbação, capacitismo e, é claro, sexo. A maior força do documentário é precisamente ouvir das pessoas com deficiência coisas que a sociedade não espera que elas digam e façam. Queremos mudar a ideia de que são seres assexuados, angelicais, especiais e, até mesmo, desprovidos de desejos. Nós fodemos e fodemos bem, dizem por aí.
Classificação indicativa: 18 anos.
28/10, 19h30
ANHANGABAÚ (Brasil, 2023, 88′)
Direção: Lufe Bollini
Sinopse:
“Anhangabaú” é um documentário ensaístico sobre disputas de território em torno do Vale do Anhangabaú, marco zero da cidade de São Paulo. O filme apresenta a convergência das lutas de três comunidades pelo direito à cidade, à moradia e à arte. Ouvidor 63 é a maior ocupação artística da América Latina, onde em meio à sua efervescente produção cultural, artistas resistem à ameaça de reintegração de posse. O Teatro Oficina Uzyna Uzona, a maior e uma das mais longevas cias de teatro do Brasil, performa nas ruas pela construção do Parque do Bixiga, na última área verde do bairro. A comunidade indígena Guarani Mbya, detentora da memória ancestral do Vale do Anhangabaú, luta para preservar o que resta da mata Atlântica na Terra Indígena do Jaraguá, a menor reserva indígena do Brasil.
*Após a sessão, bate-papo com os realizadores do filme.
**Ingressos gratuitos a partir das 18h30. Sala sujeita à lotação.
***A exibição terá legendas descritivas. Os demais recursos de acessibilidade (audiodescrição e LIBRAS) estarão disponíveis pelo app Movie Reading. Para baixar o app iOS clique aqui. Se você usa Android, clique aqui.
ROUGH CUT LAB 2023
27, 28 e 29/10
Laboratório de montagem para dois filmes de documentário em fase de pós-produção e um grupo de 30 editores-observadores. O programa está composto por uma masterclass, para refletir sobre os diferentes desafios da construção narrativa na montagem (atividade que faz parte dos Seminários), sessão de consultoria dos cortes apresentados pelos filmes selecionados e um encontro para discutir o papel do editor e metodologias de trabalho.
TUTORA: Tina Hardy
27/10, das 10h às 13h
MASTERCLASS DE MONTAGEM| Com Tina Hardy
Sessão em que a tutora compartilha reflexões e experiências particulares do seu trabalho como montadora e narradora de histórias.
27/10, das 15h às 18h
Análise do Filme 1
O encontro será focado na análise de um dos filmes selecionados, estabelecendo um diálogo entre os realizadores e a tutora.
28/10, das 15h às 18h
Análise do Filme 2
O encontro será focado na análise de um dos filmes selecionados, estabelecendo um diálogo entre os realizadores e a tutora.
29/10, das 15h às 18h
Diálogo com Editores
Sessão para trocas e discussões com os editores-observadores, a tutora irá compartilhar diferentes metodologias de trabalho que utiliza no seu dia a dia e abordará o vínculo com as/os diretores.
DOC IMPACTO 2023
29/10, das 10h às 18h
O DOC IMPACTO é um laboratório que propõe um caminho de treinamento e capacitação para 2 projetos de documentário longa-metragem e um grupo de 30 agentes de impacto.
O programa vai abordar com os participantes conceitos sobre o mercado de distribuição de impacto no Brasil e no mundo, suas estratégias e práticas a partir de estudos de caso e do desenvolvimento das campanhas de impacto dos 2 projetos selecionados previamente na convocatória de projetos. Os agentes de impacto participarão do laboratório e dos diálogos sobre as campanhas de impacto dos projetos selecionados.
Para participar não é necessário ter experiência prévia na área da distribuição ou produção de impacto. Poderão aplicar-se realizadores, produtores, distribuidores, ativistas, empreendedores sociais, mobilizadores culturais e pessoas que desejam usar o poder do audiovisual como ferramenta para mudar o mundo.
FACILITADORA:
Rossana Giesteira é comunicadora, distribuidora e produtora de Impacto, sócia da Vidasoma – Conexões a Serviços de Causas, produtora com foco em consultoria, gestão de comunicação e distribuição de impacto para projetos audiovisuais e culturais que buscam mudanças positivas reais na sociedade. Tem mais de 25 anos de experiência em planejamento estratégico de comunicação e desenvolvimento de projetos com impacto para grandes empresas nacionais e internacionais. Desde 2015 atua no audiovisual como produtora de impacto assinando o desenho de campanhas de impacto e lançamento para mais de 15 filmes, com destaque para o Menino 23, cujo o case da campanha de impacto faz parte da biblioteca de cases globais do impact guide da Docsociety e da Midiateca
Mais informações no site oficial do evento: www.docsp.com
Siga-nos
Rua Oscar Freire, 2500
São Paulo - SP | CEP: 05409-012
Ao lado da Estação Sumaré do metrô (Linha 2 – Verde)
Quarta a sábado - 12h às 20h
Domingo - 12h às 19h
11 3065-4333
De acordo com o decreto Nº 61.149, de 17 de março de 2022, o uso de máscaras ou cobertura facial deixa de ser obrigatório em ambientes abertos e fechados. A medida não descarta a apresentação do comprovante de vacinação com no mínimo duas doses, que segue indispensável para a retirada de ingressos e acesso as salas de espetáculos.
UNIBES Cultural – Todos os direitos reservados.
Casa de Cultura de Israel CNPJ: 51.582.658/0001-90
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML, adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
If you’ve found a malfunction or have ideas for improvement, we’ll be happy to hear from you. You can reach out to the website’s operators by using the following email
Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements, alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website. In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels; descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups), and others. Additionally, the background process scans all of the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology. To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside of it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers), both for Windows and for MAC users.
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs, there may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to