Siga-nos nas redes sociais

CLUBE DE LEITURA RACIAL

No dia 11 de maio de 2024, acontece o terceiro encontro do Clube de Leitura Racial, desta vez dedicado à leitura e ao debate sobre o livro Canção para ninar menino grande (Ed. Pallas), da escritora Conceição Evaristo. Traduzida para vários países, atualmente é uma das escritoras negras mais lidas no Brasil. Nesta obra de 2022, a autora discute a masculinidade negra a partir do olhar e da voz de diferentes mulheres com quem seu protagonista, Fio Jasmim, se relaciona. Para Conceição Evaristo, “apresentar uma ficção em que as personagens negras são construídas ou são lidas a partir de suas subjetividades é também criar um outro discurso na literatura brasileira”.

A literatura oferece a todos que se abrem para o livro e a leitura a oportunidade de criar conexões com personagens e acontecimentos que remetem às suas próprias vivências e experiências, ampliando a bagagem cultural, política e o autoconhecimento.

 

Conceição Evaristo (1946) é mineira de Belo Horizonte, escritora, ficcionista e ensaísta. Graduou-se em Letras pela UFRJ, e trabalhou como professora da rede pública de ensino. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/RJ, e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense. Estreou na literatura em 1990, com a publicação de contos e poemas na série Cadernos Negros. Em 2003, publicou o romance Ponciá Vicêncio (Ed. Mazza). Já foi premiada pelo Governo de Minas Gerais, pelo conjunto de sua obra, e pela UBE – União Brasileira de Escritores. Em 8 de março de 2024, tomou posse como integrante da Academia Mineira de Letras, ocupando a cadeira de nº 40.

 

Horário: 15h

Classificação indicativa: 14 anos

Gratuito

Livro de junho: Ubuntu todos os dias, de Mungi Ngomane

*Não disponibilizamos os livros para esta atividade.

 

Participantes:

Elizabete Scheibmayr – Matemática, advogada e cofundadora da Uzoma Diversidade Cultura e Educação. É membro do Grupo Mulheres do Brasil, líder dos Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher, e palestrante sobre os temas diversidade, liderança feminina e violência contra a mulher. Mentora do Programa Púlsar, da Fundação everis, e do Programa Nós por Elas do IVG.

Carla Caroline – Jornalista, graduada em Comunicação Social (Jornalismo), desde 2009, pela Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), com pós-graduação em marketing digital pela Digital House. Canceriana, mamãe da Nina e cheia de amores, sonhos, defeitos e desilusões. É apaixonada por livros e luxo, mas o simples sempre a atrai!

Day Cândido – Especialista em história, sociedade e cultura pela PUC/SP, atuando na criação de soluções educacionais e gestão de projetos. Ariana raiz, adora podcasts, uma boa fofoca e um bom sambinha. Descobriu no descanso um grande potencial!

Eliana Dias – Contadora de formação, líder de compras, estudante de filosofia, uma mineirinha determinada, curiosa, que gosta muito de ler, viajar, ouvir música, dançar e ama aprender coisas novas. Atualmente é voluntária do projeto de mentoria do Instituto FESA CROMA. Considera-se um ser humano em construção, que acredita no poder da educação como ferramenta de transformação.

Luciana Lima – Estudante de Gestão Pública. Assessora pessoal e secretária. Membro do FCN-Fórum de Consciência Negra da IBAB e do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.

Lucilene Costa – Mestre em Educação, com especialização em Africanidades na UFABC. Professora da rede pública municipal de Santos –  Infantil e Fundamental, e CEO do Empreendapretas. É líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Santos.

Sandra Rocha – aventureira, apaixonada por leitura e aprendizado, tem formação em Tecnologia em Edificações, Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, Pós-graduada em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pelo Instituto Mauá e cursando Gestão de Projetos e Processos na Fatec-SP.

 

O Grupo Mulheres do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, fundada pela empresária Luiza Trajano em 2013 para estimular a participação feminina na construção de um país melhor para todos os cidadãos. O grupo, que começou com a união de 40 mulheres, hoje conta com mais de 122 mil integrantes distribuídas por todo o Brasil.

 

Aprender a conhecer, aprender a conviver

O pilar Cultura e Diversidade reúne uma programação dedicada a difundir, refletir e promover os direitos humanos e culturais por meio de atividades focadas nos desafios e conquistas das pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+, das questões de gênero, de etnicidade e de longevidade, ampliando ainda o debate para os direitos dos animais.

 

Programação

11/05/2024
das 15:00
às 16:00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - EXPOSIÇÕES
24 de maio às 19:45
SHOW “PRIMEIRO CÉU” POR YAMAN TRIO
26 de maio às 11:00
LANÇAMENTO DO LIVRO “INGRID, A FLHA DO COMANDANTE”
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design