Siga-nos nas redes sociais

Clube de Leitura Racial discute obra de Paulina Chiziane

O Clube de Leitura Racial de agosto, uma iniciativa do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil, vai ler e conversar sobre a obra O alegre canto da perdiz, da escritora moçambicana Paulina Chiziane. O romance narra a vida de duas mulheres, Delfina e Maria das Dores (mãe e filha), que carregam a dor do preconceito de gênero e de raça em razão dos processos de dominação colonial. A partir de uma narrativa que mistura imaginação e misticismo, a autora apresenta um retrato poderoso e peculiar da sociedade e da mulher africana.

 

Paulina Chiziane é uma escritora moçambicana, nascida em 1955. O romance “O alegre canto da perdiz”, foi publicado em 2008. Publicou diversos livros e tem obras traduzidas na Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França e Itália. Venceu o Prêmio Camões de 2021 e atualmente vive e trabalha na Zambézia.

“Dizem que sou romancista e que fui a primeira mulher moçambicana a escrever um romance (Balada de amor ao vento, 1990), mas eu afirmo: sou contadora de estórias e não romancista. Escrevo livros com muitas estórias, estórias grandes e pequenas. Inspiro-me nos contos à volta da fogueira, minha primeira escola de arte.”

 

PARTICIPANTES:

Elizabete Scheibmayr – Matemática, advogada, co-fundadora da Uzoma Diversidade Cultura e Educação, membro do Grupo Mulheres do Brasil Lider dos Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher, palestrante sobre os temas diversidade, liderança feminina e violência contra a mulher. Mentora do Programa Púlsar da Fundação everis e do Programa Nós por Elas do IVG.

Luciana Lima

Apoio Administrativo e Estudante de Gestão Pública. Participa do FCN – Fórum de Consciência Negra na IBAB. Entusiasta, criativa, espontânea, valoriza inspiração, gosta de começar novos projetos, vê potencial nos outros, os encoraja, hábil em fazer conexões e acolher pessoas.

Lucilene Costa

Professora da rede pública municipal de Santos, Mestre em educação no Curso de Africanidades – UFABC, membro do Conselho da Comunidade Negra de Santos e consultora de beleza. Master Coach e CEO do Empreendapretas.

 

O Clube de Leitura Racial promovido pelo Comitê de Igualdade Racial tem a proposta de jogar luz sobre a literatura produzida por autores e autoras pretos e pretas, e também sobre histórias focadas no tema racial. O programa é uma parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, e conta sempre com a presença de Elizabete Scheibmayr e convidadas na facilitação da leitura.

 

 

Este evento foi finalizado!

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - EXPOSIÇÕES
24 de maio às 19:45
SHOW “PRIMEIRO CÉU” POR YAMAN TRIO
26 de maio às 11:00
LANÇAMENTO DO LIVRO “INGRID, A FLHA DO COMANDANTE”
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design